Contagem regressiva para o 9º CBEU, o maior evento nacional de extensão universitária

Publicado em: 12-12-2019

Encontro, que acontecerá no campus Pampulha da UFMG, vai debater a efetividade dos direitos humanos e os desafios e rumos da extensão universitária no país

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) acontece a cada 2 anos e, em 2020, será a vez de Belo Horizonte receber o evento, entre os dias 15 e 17 de julho. Com o tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos, a nona edição vai reunir na UFMG extensionistas de todos o país, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e de movimentos sociais para discutir a garantia de direitos fundamentais e a promoção da diversidade sob a perspectiva de uma construção conjunta com diversos grupos sociais.

Serão três dias de extensa programação, que vai contar com redes de conversa com apresentações de trabalhos, oficinas, lançamento e exposição de produtos de Extensão Universitária, feiras de economia solidária e agroecológica, mesas-redondas.

Além disso, o congresso contará com reuniões, encontros e fóruns que mobilizarão entidades universitárias, civis e sociais, como o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex), bem como atividades culturais e artísticas que estarão integradas, desta vez, à programação do Festival de Inverno da UFMG. As atividades acontecerão no CAD1, CAD2, CAD3, entre outros espaços da UFMG.

Se você tem interesse em participar das atividades ou em demonstrar à sociedade suas experiências e resultados com ações de extensão, fique atento ao prazo de inscrições, que serão em breve lançadas pela Comitê Organizador.

A UFMG  e a Unifal-MG  – por meio das respectivas Pró-reitorias de Extensão  – coordenam os trabalhos de organização do CBEU, que pela primeira vez será promovido com suporte de uma rede de instituições públicas de ensino: Universidades Federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Além dos institutos federais de Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

01591fdc00d12c0717509b4046eaea39_15592401257049_762052216

UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica, é uma das ações de extensão da Universidade (Foto: Marina Gontijo / UFMG)

A primeira edição foi realizada em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba. Desde então, o congresso tem sido realizado bianualmente por universidades localizadas nas diversas regiões, contemplando a diversidade regional do país. O 8o. CBEU, realizado em Natal, recebeu, segundo os/as organizadores/as, cerca de 9 mil pessoas nos três dias do evento.

Conjuntura atual

O 9º CBEU discutirá também o contexto da extensão universitária no Brasil, em especial frente às limitações orçamentárias impostas às instituições de ensino. Por outro lado, o evento será um espaço para debates sobre os avanços trazidos pela Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação e a consolidação da cultura extensionista no âmbito das instituições públicas brasileiras.

“Diante do cenário de cortes orçamentários e ataques às universidades públicas, a criação da rede foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade", destaca a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Acompanhe esta página e nossas redes sociais e fique por dentro desse grande evento.

Outras informações:

E-mail: cbeu2020@ufmg.br   eventos@proex.ufmg.br