Brasil
< Início

Centro de Musicalização Integrado apresenta lives e vídeos musicais nessa quarentena

Publicado em: 3-04-2020

musicalização

O professor Gabriel Formagio, do CMI UFMG, ensina sobre música através de vídeos

O Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia foi suspenso devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, a organização do evento - o Centro de Musicalização Integrado (CMI), da Escola de Música da UFMG – resolveu adaptar parte dos trabalhos da programação para o ambiente virtual. 

De 2 a 5 de abril, às 19h, o perfil do CMI no Instagram disponibiliza vídeos ao vivo com professores do seminário. Esses especialistas, do Brasil e do exterior, irão apresentar suas contribuições na área da música e da infância. 

Programação 

  • Dia 02, quinta-feira: a professora Alda Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falará sobre seu livro Música para infância e sobre o significado da educação musical em tempos de distanciamento social.
  • Dia 03, sexta-feira: o professor Gabriel Federico, do Centro Argentino de Musicoterapia e Investigación en Neurodesarrollo y Obstetricia (Camino), discute o tema Musicoterapia pré e perinatal. 
  • Dia 04, sábado: a professora Erika Parlato, da Universidade de Paris, analisa as competências do bebê. 
  • Dia 05, domingo: a professora Helena Rodrigues, da Universidade de Lisboa, fala sobre arte na infância. 

Fique atento ao site do seminário e ao Instagram do CMI para saber sobre as próximas lives e bate-papos virtuais. 

Vídeos musicais  

As ações do Centro de Musicalização Integrado, da Escola de Música, estão a todo vapor. Bolsistas e voluntários estão produzindo uma série de vídeos que utilizam da música para entreter não só crianças, mas também adultos. 

Os vídeos são postados constantemente no perfil do CMI no Instagram, rede social na qual o centro promove a hashtag #musicaemcasacmi. O objetivo é que os habituais alunos do projeto, ou demais seguidores, postem o que têm feito no tempo passado em casa.  

Todos os vídeos podem também ser visualizados no canal CMI UFMG, no YouTube. Os vídeos mostram desde como trocar cordas de um violão, até pequenas aulas sobre a história de instrumentos musicais.  

Leia também:  

Extensão da UFMG se reinventa em tempos de isolamento imposto pela Covid-19 

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901