5° Congresso de Extensão da AUGM ocorre virtualmente até quarta-feira

Publicado em: 13-09-2021

Festival de Teatro Negro, Rede de Museus e Sarandeiros são alguns dos projetos da UFMG que serão apresentados no evento

Apresentação virtual de 2021 do Grupo Sarandeiros, um dos projetos da UFMG que serão apresentados no congresso da AUGM (Reprodução YouTube Cultura UFMG)

Um dos maiores eventos voltado à extensão universitária da América do Sul, a quinta edição Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) tem início nesta segunda, dia 13, e segue até quarta (15), com o tema Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável.

O congresso é totalmente virtual e gratuito e terá apresentação de trabalhos, conferências, mesas, oficinas e atrações culturais. Em 2021, ele é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo é articular novas práticas extensionistas que atuem em prol do desenvolvimento regional sustentável e popularizar os conhecimentos produzidos por universidades brasileiras, uruguaias, argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianas. O evento também visa destacar o papel das instituições de ensino na transformação social e demonstrar a importância da universidade pública para a sociedade sul-americana.

Os 266 trabalhos selecionados para apresentação estão reunidos em cinco eixos temáticos: Institucionalização da extensão universitária; Produção artística e cultural; Desenvolvimento sustentável, estado e sociedade; Formação de cidadania, direitos humanos e inclusão; Comunicação e redes.

Festival de Teatro Negro UFMG – arte para resistir na pandemia, Rede de Museus da UFMG – uma Experiência de Gestão do Patrimônio Científico-Cultural, Festejo junino com o Sarandeiros na pandemia do covid-19 e Teatre! Espaço de aproximação, acolhimento e expressão artística de pessoas trans estão entre as atividades da UFMG que serão apresentadas no congresso.

Todas as apresentações de trabalho serão realizadas na terça e quarta-feira, dia 14 e 15, nos turnos da manhã e da tarde, por meio da plataforma Google Meet. As apresentações são abertas a todos os interessados. Para acessar às salas virtuais de apresentações, basta ter conta de e-mail vinculada ao Google.

Programação

A abertura será realizada na segunda, 13, às 19h, e contará com a participação do professor e coordenador da Cátedra UNESCO Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Artur Agostinho de Abreu e Sá, e do diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ricardo Rizzo. Também haverá apresentações culturais.

Na terça-feira, 14, a programação terá início às 8h, com sessões de apresentação de trabalhos e oficinas. Às 10h30 acontece a mesa Educação, ODS (Agenda 2030-ONU) e Desenvolvimento com a participação da professora Ana Lúcia Gazzola (UFMG), do professor. Francisco Tamarit (Universidad Nacional de Córdoba), e do professor Patricio Sanhueza Vivanco (Reitor da Universidad de Playa Ancha). No período da tarde, às 15h30, acontece a mesa Criação artística pós-pandemia: aprendizagens e desafios, com a professora Paola Ferraro (FADA UNA – Facultad de Arquitectura Diseño y Arte – Paraguay) e Carlos Beyrodt Paiva Neto (Observatório de Economia Criativa da Bahia).

No último dia, quarta-feira, 15, às 10h30, será realizada a mesa Mídia, informação e desenvolvimento comunitário, com a professora Raquel Paiva (UFRJ – Brasil), o professor Gustavo Ibarra (UNA/Comisión Nacional de Derechos Humanos – Paraguay) e com Ximena Póo Figueroa (UCHILE/Cátedra de Racismos y Migraciones Contemporáneas – Chile).

A conferência de encerramento coincidirá com a mesa de abertura do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Com o tema Universidade pública e seu compromisso educacional transformador pela via da extensão, o painel será na quarta (15), às 19h, com a participação do professor Oscar Jara, sociólogo, educador popular, doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A programação completa e demais informações estão disponíveis no site do evento.