36 trabalhos são premiados na 21ª UFMG Jovem

Publicado em: 9-10-2020

Edição virtual é marcada pelo fortalecimento do diálogo com a educação básica

Trabalho sobre automação para aplicação da vacina bovina foi um dos premiados da feira (Reprodução YouTube)

Após 20 edições realizadas presencialmente no campus Pampulha, a UFMG Jovem Tecnologias, Ciência e Criatividade: de casa para o mundo aconteceu nas plataformas digitais na quinta (10) e sexta-feira (11). O evento premiou um total de 36 trabalhos, os quais foram apresentados por estudantes do ensino médio, do ensino fundamental, da educação infantil, além de pós-graduandos e egressos de programas de pós-graduação em mestrados profissionais.

Um dos trabalhos premiados na UFMG Jovem foi o da Escola Estatual Joaquim Saraiva, de Uberlândia (MG). Na categoria Ensino Médio, a escola conquistou o primeiro lugar com o trabalho de autoria de Rusmar Dueti Monteiro Silva Junior e orientação dos professores Juliana Silva de Melo e Jeferson Junio Batista Silva. O estudante tornou público o projeto Jeta, um método sustentável e inovador de automação concebido para aplicação de vacina bovina.

Todos trabalhos foram avaliados por uma comissão avaliadora composta por docentes da educação básica vinculados à rede pública e privada de ensino. “Foi um tremendo desafio transpor a UFMG Jovem, evento tão marcante para a Universidade e a educação básica, para o ambiente virtual pela primeira vez. Mas posso considerar que esta edição foi um grande sucesso”, comemorou, durante a cerimônia de encerramento e premiação na tarde desta sexta, dia 11, a coordenadora da 21ª UFMG Jovem e professora do Centro Pedagógico (CP), Ana Cristina Vaz.

A coordenadora acrescentou que a mobilização das escolas foi um dos destaques da edição virtual. “Apesar de haver a necessidade de premiação de trabalhos e dos desafios exigidos pelo mundo on-line, todos as produções foram vencedores pela qualidade, mobilização das escolas e o protagonismo dos estudantes em ações de divulgação da ciência”, destacou Ana Cristina, que convidou o público a conhecer os vídeos dos trabalhos, que permanecerão disponíveis no YouTube Extensão UFMG e site oficial da UFMG Jovem, lançado em 2020 e desenvolvido pelo Centro de Comunicação da UFMG.

Interação renovada

No Desafio: “O Mundo dos meus Sonhos”, uma das novidades, em que os alunos expressaram aquilo que desejam para um mundo melhor, três produções foram premiadas: de Clarice Reis (categoria Desenho), Marcelle Catarine (categoria Áudio) e Camily Milla (categoria Texto).

Outra novidade foi a realização da 1ª edição da Mostra Educação e Saúderealizada em parceria com a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic). A mostra premiou 20 trabalhos. As produções foram apresentadas por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“A relação entre educação básica e universidade ficou evidenciada na mostra, a qual levou ao conhecimento da comunidade os recursos educacionais e projetos de pesquisa pensados com a escola”, destacou a presidente da Comfic, Nilma Soares.

Todos os trabalhos selecionados e apresentados estão disponíveis ao público no site oficial da UFMG Jovem e nas plataformas digitais dos eventos.

Sobre o evento

Em 2020, o evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro. O objetivo é propiciar espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo estado de Minas Gerais.

Em virtude do atual cenário de pandemia da covid-19, o evento foi integralmente virtual e os vídeos dos trabalhos foram exibidos no canal do YouTube da Proex/UFMG a partir do dia 10 de dezembro de 2020. A chamada dos trabalhos está disponível aqui. (Ver também 1ª Retificação2ª Retificação e 3ª Retificação)

Nesse ano, a chamada traz como novidade o Desafio: “O mundo dos meus sonhos”, no qual convidamos a cada um de vocês a desafiar a sua imaginação e criatividade e expressar, na forma de desenho ou texto, aquilo que deseja para um mundo melhor. Os interessados devem se inscrever até 4 de dezembro.

Outra novidade da 21ª edição é a I Mostra Educação e Saúde, na qual os proponentes terão a oportunidade de divulgar os Recursos Educacionais elaborados no âmbito dos Programas de Mestrados Profissionais PROMESTRE/UFMG e PROFBIO/UFMG e UFJF campus JF e GV, destinados à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluídas as modalidades da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos das Redes Pública e Privada de Minas Gerais.

Cronograma:

Publicação da Chamada: 09/10/2020

Inscrição dos trabalhos: 09/10/2020 a 30/11/2020

Divulgação da lista dos trabalhos selecionados (página da PROEX-UFMG e Facebook UFMG Jovem): até 04/12/2020 (veja a lista dos trabalhos selecionados)

Prazo para recurso do resultado da seleção: 5 dias após a divulgação da lista de selecionados

Data do evento online, com exibição dos vídeos*: 10 e 11/12/2020

Live de Abertura (11 horas): 10/12/202