Brasil
< Início

36 trabalhos são premiados na 21ª UFMG Jovem

Publicado em: 9-10-2020

Edição virtual é marcada pelo fortalecimento do diálogo com a educação básica

 

Trabalho sobre automação para aplicação da vacina bovina foi um dos premiados da feira (Reprodução YouTube)

Trabalho sobre automação para aplicação da vacina bovina foi um dos premiados da feira (Reprodução YouTube)

Após 20 edições realizadas presencialmente no campus Pampulha, a UFMG Jovem Tecnologias, Ciência e Criatividade: de casa para o mundo aconteceu nas plataformas digitais na quinta (10) e sexta-feira (11). O evento premiou um total de 36 trabalhos, os quais foram apresentados por estudantes do ensino médio, do ensino fundamental, da educação infantil, além de pós-graduandos e egressos de programas de pós-graduação em mestrados profissionais.

Um dos trabalhos premiados na UFMG Jovem foi o da Escola Estatual Joaquim Saraiva, de Uberlândia (MG). Na categoria Ensino Médio, a escola conquistou o primeiro lugar com o trabalho de autoria de Rusmar Dueti Monteiro Silva Junior e orientação dos professores Juliana Silva de Melo e Jeferson Junio Batista Silva. O estudante tornou público o projeto Jeta, um método sustentável e inovador de automação concebido para aplicação de vacina bovina.

Todos trabalhos foram avaliados por uma comissão avaliadora composta por docentes da educação básica vinculados à rede pública e privada de ensino. “Foi um tremendo desafio transpor a UFMG Jovem, evento tão marcante para a Universidade e a educação básica, para o ambiente virtual pela primeira vez. Mas posso considerar que esta edição foi um grande sucesso”, comemorou, durante a cerimônia de encerramento e premiação na tarde desta sexta, dia 11, a coordenadora da 21ª UFMG Jovem e professora do Centro Pedagógico (CP), Ana Cristina Vaz.

A coordenadora acrescentou que a mobilização das escolas foi um dos destaques da edição virtual. “Apesar de haver a necessidade de premiação de trabalhos e dos desafios exigidos pelo mundo on-line, todos as produções foram vencedores pela qualidade, mobilização das escolas e o protagonismo dos estudantes em ações de divulgação da ciência”, destacou Ana Cristina, que convidou o público a conhecer os vídeos dos trabalhos, que permanecerão disponíveis no YouTube Extensão UFMG e site oficial da UFMG Jovem, lançado em 2020 e desenvolvido pelo Centro de Comunicação da UFMG.

Interação renovada

No Desafio: “O Mundo dos meus Sonhos”, uma das novidades, em que os alunos expressaram aquilo que desejam para um mundo melhor, três produções foram premiadas: de Clarice Reis (categoria Desenho), Marcelle Catarine (categoria Áudio) e Camily Milla (categoria Texto).

Outra novidade foi a realização da 1ª edição da Mostra Educação e Saúderealizada em parceria com a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic). A mostra premiou 20 trabalhos. As produções foram apresentadas por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“A relação entre educação básica e universidade ficou evidenciada na mostra, a qual levou ao conhecimento da comunidade os recursos educacionais e projetos de pesquisa pensados com a escola”, destacou a presidente da Comfic, Nilma Soares.   

Todos os trabalhos selecionados e apresentados estão disponíveis ao público no site oficial da UFMG Jovem e nas plataformas digitais dos eventos.

Sobre o evento

Em 2020, o evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro. O objetivo é propiciar espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo estado de Minas Gerais. 

Em virtude do atual cenário de pandemia da covid-19, o evento foi integralmente virtual e os vídeos dos trabalhos foram exibidos no canal do YouTube da Proex/UFMG a partir do dia 10 de dezembro de 2020. A chamada dos trabalhos está disponível aqui. (Ver também 1ª Retificação2ª Retificação e 3ª Retificação)

Nesse ano, a chamada traz como novidade o Desafio: “O mundo dos meus sonhos”, no qual convidamos a cada um de vocês a desafiar a sua imaginação e criatividade e expressar, na forma de desenho ou texto, aquilo que deseja para um mundo melhor. Os interessados devem se inscrever até 4 de dezembro.

Outra novidade da 21ª edição é a I Mostra Educação e Saúde, na qual os proponentes terão a oportunidade de divulgar os Recursos Educacionais elaborados no âmbito dos Programas de Mestrados Profissionais PROMESTRE/UFMG e PROFBIO/UFMG e UFJF campus JF e GV, destinados à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluídas as modalidades da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos das Redes Pública e Privada de Minas Gerais. 

Cronograma:

Publicação da Chamada: 09/10/2020

Inscrição dos trabalhos: 09/10/2020 a 30/11/2020 

Divulgação da lista dos trabalhos selecionados (página da PROEX-UFMG e Facebook UFMG Jovem): até 04/12/2020 (veja a lista dos trabalhos selecionados)

Prazo para recurso do resultado da seleção: 5 dias após a divulgação da lista de selecionados

Data do evento online, com exibição dos vídeos*: 10 e 11/12/2020

Live de Abertura (11 horas): 10/12/202   

Live de encerramento e revelação dos primeiros lugares (16 horas): 11/12/2020 

Veja também:

Cancelamento da Chamada 02/2020

 

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901