18ª Jornada de Extensão vai discutir a Formação acadêmico-cidadã dos(as) estudantes

Publicado em: 15-05-2019

8

Quase 600 estudantes de graduação da UFMG, bolsistas de extensão, dos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros, que atualmente recebem bolsas do edital de fomento de bolsas para programas e projetos de Extensão (Pbext), são os convidados da Jornada de Extensão da UFMG, que chega em sua 18ª edição debatendo a Formação acadêmico-cidadã dos(as) estudantes.

O evento, marcado para o próxima quarta-feira, 22 de maio tem por objetivo a troca de conhecimentos, o estímulo a novas iniciativas e a aproximação de ações com temáticas semelhantes, aproximando estudantes, coordenadores e a comunidade externa. Também são convidados alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos participantes de ações de extensão e os membros das comunidades parceiras dos programas e projetos.

Segundo o Diretor de Apoio à Gestão da Extensão, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Escola de Arquitetura, “a cada ano a gestão da Proex aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária, sempre buscando uma representação dos estudantes, professores e dos participantes das comunidades que dialogam com a ação de extensão", explica.
Aberta ao público e com emissão de certificado, a atividade será de 14h às 18h, no Auditório Nobre do CAD I, no campus Pampulha da UFMG. A programação inclui relato de experiência, debate e apresentação cultural.

Em sua 18ª edição, a jornada terá como metodologia o relato de experiências de três ações de extensão, seguido de debate mediado pelo professor da Escola de Música Carlos Ernest Dias. Os relatos serão apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. As iniciativas apresentadas serão: 'CIPMOI – Programa de Qualificação de mão-de-obra', orientado pelo professor Aldo Giuntini;  'A embriologia no contexto social’, orientado pela professora  Gerlusa Borges e  o projeto 'Feira UAI – UFMG artesanal internacional', orientado pela professora Sibelle Costa.

As ações escolhidas tiveram, como critério, além do impacto da extensão na vida dos estudantes, a formação em extensão e a curricularização  nos cursos de graduação,  conforme relatou Corrêa. “Nós escolhemos o CIMPMOI, ação de extensão mais antiga na universidade, e os outros dois projetos foram contemplados com edital de fomento à curricularização da extensão”, completa.
Inscrições para a 18ª Jornada de Extensão pelo https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades. Mais informações pelo telefone (31) 3409-3215 ou eventos@proex.ufmg.br.

Redação: Bruna Diana Silvabolsista de Jornalismo Assessoria de Comunicação Pró-reitoria de Extensão