Pró-reitora de Extensão da UFMG participa de seminário que discute ações extensionistas na Unimontes

1a5ce1a7-8f03-443d-8816-0220314422eb

Pró-reitoras de Extensão da Unimontes e da UFMG debatem em seminário - Foto: Júlia Maria de Andrade

Como é a participação dos alunos em ações extensionistas da Universidade? A fim de refletir sobre esta questão a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove hoje (30), o  Seminário de Metodologias para Prática de Extensão, como parte das atividades do 12º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG). O objetivo do evento é proporcionar à comunidade acadêmica oportunidades para discutir sobre a creditação curricular em extensão e sobre as diretrizes da extensão universitária brasileira.

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, além do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza e a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Após a abertura a pró-reitora de Extensão da UFMG,  Claudia Mayorga  proferiu a palestra intitulada 'Dimensão acadêmica da extensão e o protagonismo docente e discente'. Na palestra Mayorga abordou "o protagonismo estudantil desde a reforma de Córdoba, que em 2018 completa 100 anos, a importância da formação cidadã dos estudantes mediante sua inserção nas ações de extensão e o papel do professor como orientador na formação acadêmica dos estudantes".

WhatsApp Image 2018-11-30 at 14.00.51

Durante o seminário estão sendo discutidos os resultados de pesquisa realizada na Unimontes sobre a participação discente em ações extensionistas. Também serão apresentadas as ações do Núcleo de Estatísticas e Informações da Extensão – Nieex e do Sistema de Gestão da Extensão (Sigex). Às 16h30 estará em discussão a 'Creditação curricular em extensão na Unimontes'.  O tema será abordado pela pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.