Brasil
< Início

Projetos de Extensão Políticas Públicas Baseadas em Evidências e Ideias em Prática selecionam participantes

31895230_1430943043676393_436124985124192256_n

[imagem divulgação]

Os projetos de extensão Políticas Públicas Baseadas em Evidências Ideias em Prática, estão com inscrições abertas até o dia 6 de maio, para seleção de participantes. As inscrições devem ser feitas por e-mail, seguindo as instruções abaixo, a seleção será a próxima terça-feira, 8 de maio.

Descrição dos projetos:

O projeto de extensão em Políticas Públicas Baseadas em Evidências, sob coordenação de Pâmela Côrtes, buscará conectar o que é feito na universidade com os problemas enfrentados pelo Estado, fazendo a ponte entre as pesquisas e os problemas e soluções. Então o extensionista deverá compreender em que fase da política pública (formação de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação, avaliação) as pesquisas científicas serão úteis; quem deve executar/tomar conhecimento (poder legislativo, poder executivo, sociedade civil, mercado etc); em que esfera (município, estado, união, âmbito internacional etc); qual o instrumento adequado (multa, lei, campanha etc). O extensionista deve gostar de fazer pesquisas interdisciplinares, se interessar pela perspectiva prática e se dispor a ler trabalhos acadêmicos de áreas diversas. 

Inscrição: mandar e-mail com nome completo, curso e período para pamela.recortes@gmail.com .

Seleção: 8 de maio, às 12h30, na sala 1202 do Prédio da Pós-Graduação da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Leitura obrigatória: SOUZA, Celina. Estado da arte da pesquisa em políticas públicas (Capítulo 2). In: HOCHMAN, G., ARRETCHE, M., and MARQUES, E., (Orgs). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.

[O livro está disponível na biblioteca e uma cópia será enviada para interessados que confirmarem a inscrição por e-mail].

O projeto de extensão Ideias em Prática, sob supervisão de Rodrigo Badaró, se propõe a estudar o Pensamento Político e Social Brasileiro com o intuito de verificar a atualidade de clássicas teorias construídas sobre o Brasil. Pretende-se analisar de que forma o desenvolvimento dessas ideias sobre o Brasil e seu povo embasam propostas efetivas que realizam transformações na estrutura política, jurídica e econômica nacional. Neste semestre o objeto de estudo será a obra de Fernando Henrique Cardoso, assumindo como objetivo mais imediato verificar como as ideias do sociólogo serviram (e ainda servem) de sustentação para o projeto de governo que foi implementado no Brasil no período 1995-2002. Ao final, propõe-se transformar os resultados desses estudos em conferências a serem realizadas em espaços públicos, buscando construir diálogo com a sociedade civil e seus movimentos sociais. Pretende-se, em especial, construir espaços de intercâmbio com os cursinhos populares de Belo Horizonte. 

Inscrição: mandar e-mail com nome completo, curso e período para rodrigobadaro@yahoo.com.br.

Seleção: 8 de maio, às 19h, na sala 1202 do Prédio da Pós-Graduação da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Leitura obrigatória: SCHWARZ, Roberto. As Ideias Fora do Lugar. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. Editora 34, 6ª edição, 2012. PP. 11-31.

[Disponível também clicando aquiUma cópia será enviada para aqueles que confirmarem a inscrição por e-mail].

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901