Semana de Saúde mental UFMG: 24 pôsteres foram apresentados na praça de Serviços do campus Pampulha

00

Público que circulou pela praça de Serviços do campus Pampulha assistiu a apresentação dos pôsteres - Foto: Zirlene Lemos

A praça de Serviços do campus Pampulha abrigou nessa tarde a apresentação de pôsteres da sexta edição da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. Realizada pelo segundo ano, integram a mostra vinte e quatro trabalhos, selecionados pela comissão científica.

De acordo com André de Carvalho,  servidor do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA (Fafich), a quantidade de trabalhos surpreendeu pela qualidade e diversidade. “Temos trabalhos abrangendo várias categorias, discentes, docentes, servidores e profissionais dos serviços de saúde, de órgãos de governo, de outras instituições, inclusive do interior e da própria UFMG”, comemora.

Raissa Lorrayne Araújo e Ana Caroline Pereira Leite [Foto: Zirlene Lemos]

Vindas de Itaúna, as estudantes do 9º período de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Raissa Lorrayne Araújo e Ana Caroline Pereira Leite, apresentaram o projeto de intervenção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas: trabalhar junto a pessoa o potencial e encontro e sua liberdade e autonomia. “Esse pôster é fruto do acompanhamento feito no ano passado, com  cerca de 15 usuários dos serviços do CAPS AD em Itaúna, durante um semestre dividido em 20 encontros promovemos várias atividades como oficinas, dinâmicas e  inclusive a participação no desfile 18 de maio aqui em BH”, explicou Raissa.

Ana Caroline ressaltou a importância de poder mostrar o que aprendem na faculdade num evento como a Semana de Saúde Mental. “Quando o estudante chega num serviço de saúde é uma vivência diferente, tem contato social, a gente constrói junto respeitando a liberdade e autonomia do usuário, e pudemos compartilhar essa experiência aqui”.

00

O estudante Italo Cassimiro Costa, do curso de Ciências Sociais UFMG apresentou pesquisa etnográfica sobre autismo Foto: Zirlene Lemos

Outro estudante a se apresentar na mostrar é Italo Cassimiro Costa, graduando em Ciências Sociais pela UFMG, com o trabalho ‘Construção social do autismo: relação entre humanos e equinos em uma clínica de equoterapia’. “Esse pôster é resultado parcial da minha pesquisa de conclusão do curso, onde apresento um olhar antropológico e múltiplo sobre o paciente com autismo. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com pais e mães de pessoas com autismo com idades entre 5 e 12 anos”, explicou.

Para André de Carvalho, organizador da mostra, as expectativas foram superadas. “Nosso desejo era a publicização e democratização do conhecimento e das práticas na área de saúde mental, para o próximo ano nosso desafio vai ser manter a exposição aberta a visitação durante toda a semana”, deseja.

A programação da 6ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG prossegue até sexta-feira, 18, confira  no site do evento.

Confira cobertura fotográfica disponível em https://goo.gl/SZre5Z

[Redação: Zirlene Lemos]