Há pouco mais de 3 anos a Pró-reitoria de Extensão da UFMG vem desenvolvendo ações de estímulo à formação de redes que buscam reunir e articular grupos, núcleos e laboratórios de extensão ensino e pesquisa em torno de temas emergenciais que afetam a sociedade contemporânea. De caráter interdisciplinar, propõe a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre os "nós" da rede em diálogo com outros setores da sociedade (políticas públicas, organizações sociais, movimentos sociais).
Em função da realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019 e estimulada pelo Conselho Nacional de Saúde, que propôs a aproximação da universidade de seu processo de construção, está prevista, ainda neste ano, a publicação de edital de fomento, ao qual a UFMG poderá apresentar uma proposta institucional.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga,"em função dessa política de formação de redes, já estabelecida e pela necessidade de desenvolvimento de ações interdisciplinares em saúde, particularmente entre os setores saúde e educação, tomamos a iniciativa de dar início à Rede Saúde-Educação Básica", explica.
A primeira ação da Rede é promover uma reunião aberta à comunidade UFMG, na próxima terça-feira, 18, às 14h, na sala 6009, no prédio da Reitoria. O objetivo é estabelecer a Rede Saúde-Educação Básica e designar grupo de trabalho para a apresentação de proposta ao edital do Conselho Nacional de Saúde. Para participar é necessário confirmação pelo email gab@proex.ufmg.br. Mais informações pelo telefone 3409-3215, na sala das Redes Proex UFMG.