Dançando na Escola abre inscrições

Estão abertas, até dia 4 de maio,  as inscrições para a oficina Dança Experimental - projeto dançando na escola, que será realizada entre os meses de maio e dezembro de 2017. As aulas começam no dia 5 de maio, de 18h30 às 20h, sempre as sextas-feiras, no Centro Cultural UFMG (rua Santos Dumont, 174 - no centro de BH, próximo à Praça da Estação). A atividade é gratuita e integra o Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física da UFMG (Prodaex).  Coordenado pela professora Isabel Coimbra, o programa foi criado desde 2000 e atua com bolsistas de extensão encarregados das oficinas. O objetivo é estimular a prática, o aprendizado, a criatividade e a construção de uma dança própria.

1

Apresentação realizada durante o 12º Seminário nacional concepções contemporâneas em dança, organizado pelo Programa de Dança Experimental em junho deste ano - Foto: divulgação

A oficina de dança é construída a partir dos movimentos cotidianos e naturais para o aluno como, por exemplo, andar, correr, pular, saltar, agachar e girar. No processo esses movimentos são aprimorados com a melhora da flexibilidade, coordenação motora, força, resistência física e do crescente investimento na criatividade e sociabilidade do aluno.

Interessados podem se inscrever preenchendo o  formulário online  , informando nome completo, e-mail, telefones de contato e idade. São 30 vagas e idade mínima de 13 anos.   A oficina é coordenada pela professora da Escola de Educação Física da UFMG Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz e as aulas são ministradas pela aluna Lívia Simões da Rocha. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8290.

O Prodaex é composto por dois projetos vinculados: o "Dança 1: Grupo Experimental" e o "Dançando na Escola", que atua gratuitamente em seis núcleos. A primeira na própria EEFFTO/UFMG com a participação de alunos da UFMG e público interessado. As outras unidades do projeto são desenvolvidas no Projeto Social Escola Integrada, na Escola Municipal Florestan Fernandes em Betim-MG e na Escola Estadual Deputado Simão da Cunha em Contagem - MG com alunos de ensino fundamental e médio. Também no Centro Cultural UFMG e no Centro Esportivo Universitário – CEU/UFMG envolvendo público entre adulto e idoso.

Além disso o programa de extensão mantém diálogos importantes com Grupos de pesquisa como o SEMIOTEC da Pós-Lin UFMG, com o Grupo de Pesquisa Dança e Linguagem do CEFET-BH e participa da abertura de mais um Grupo de Pesquisa Educação Física e Dança-EDUDANÇA certificado pelo CNPQ.

Saiba mais em https://goo.gl/imZlLD