Projeto VivaMúsica apresenta o duo Qattus (Cello e Percussão)

01

Fernando Rocha é professor na Escola de Música da UFMG - Foto: Flicker duo Qattus

Nesta quarta, dia 21 de junho, o projeto VivaMúsica recebe o duo Qattus, formado por Elise Pittenger – Cello e Fernando Rocha – Percussão. O duo vai ministrar  a palestra Desenvolvendo um Repertório de Música de Câmara para Formações não Tradicionais, às 17h40, seguido pelo concerto Música Contemporânea para Cello e Percussão, às 18h30.

Ação de Extensão
Aberto ao público o  VivaMúsica acontece toda quarta-feira, no auditório da Escola de Música da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6628 - campus Pampulha. Coordenado pela professora Margarida Borghoff, trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo formar novas gerações de músicos conscientes dos desafios e facilidades da profissão. Semanalmente, aos domingos às 21h, a Rádio UFMG Educativa - 104,5 FM, transmite o concerto da Série Viva Música apresentado na semana anterior. Viva Música é fruto de um projeto de extensão que faz parte do programa Núcleo de Educação Musical e Cultura, da Escola de Música da UFMG.

Duo Qattus

02

Elise Pittenger toca cello - Foto: Flicker duo Qattus

Formado por Elise Pittenger e Fernando Rocha  é resultado de muitos anos de colaboração e trabalho conjunto. Fernando e Elise começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006, época em que os dois faziam doutorado naquela universidade. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010 em dois grupos de música contemporânea, o Oficina Música Viva e o Sonante 21. No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também encomendaram novas obras especificamente para o duo de compositores como João Pedro Oliveira (Portugal/Brasil), Sérgio Rodrigo (Brasil), Sérgio Freire (Brasil), Roberto Victorio (Brasil), Douglas Boyce (EUA) e Alexandre Lunsqui (Brasil). No final de 2011, o duo fez seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, ficou por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá), onde realizou a estréia de algumas das obras escritas para ele. Entre janeiro e fevereiro, o duo realizou uma turnê por EUA e Canada, apresentando-se em 6 cidades. Ainda em 2012, o duo gravou a obra Intersections de João Pedro Oliveira, lançada no CD Mosaic do mesmo compositor. Atualmente, o duo está finalizando a gravação de seu primeiro CD, como obras brasileiras escritas para esta formação. Saiba mais sobre os músicos.

Programa:
Sean Griffin (EUA): Pattycake (2002) – para dois músicos
Jocelyn Morlock (Canadá, 1969): Shade (1998)  para violoncello e vibrafone
Silvio Ferraz (Brasil): Resposta a Nonada (2012) – Para violoncello e percussão
Arvo Part (Estônia, 1935): Spiegel im Spiegel (1978) – para violoncello e vibrafone
Alexandre Lunsqui (Brasil): On Form and Growth (2014-2016) – para violoncello e percussão