Brasil
< Início

Projeto de extensão da Enfermagem 'Brincar terapêutico' recolhe brinquedos

foto

Integrantes do projeto Brincar Terapêutico em visita ao Hospital Odilon Behrens Raíssa César / Brincar Terapêutico

Brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro são atividades que devem estar presentes em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, mesmo em períodos de hospitalização. Desde 2009, integrantes do projeto de extensão Brincar terapêutico, da Escola de Enfermagem, visitam a pediatria do Hospital Municipal Odilon Behrens, em Belo Horizonte, para prestar assistência lúdica aos pacientes internados. 

Para dar seguimento às atividades, a Escola de Enfermagem promove, até o dia 13, uma campanha de arrecadação. Brinquedos, jogos novos ou usados, livros infantis e materiais de papelaria, como papel, lápis, borracha, apontador, lápis de cor e canetinhas, podem ser levados até o segundo andar da Escola de Enfermagem, no campus Saúde, e depositados em uma caixa instalada próxima ao elevador. 

A professora Bruna Figueiredo Manzo, que coordena a equipe que atua no Odilon Behrens, destaca a importância das visitas lúdicas para o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança. Elas também ajudam a minimizar o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. "São atividades que contribuem para a socialização das crianças e melhoram a interação entre elas, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde", resume. 

 A Escola de Enfermagem fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3409-9883. 

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901