Brasil
< Início

Resultado da chamada do Participa UFMG Mariana/Rio Doce

participa-ufmg_medium

Divulgada o resultado preliminar da chamada interna para programas e projetos cadastrados no Participa UFMG Mariana/Rio Doce

As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pós-Graduação  da UFMG, divulgaram nesta sexta, 18 de agosto, o resultado preliminar da chamada interna, de fomento a programas e projetos de extensão cadastrados no Participa UFMG Mariana - Rio Doce. A iniciativa vai ofertar bolsas, com  vigência de setembro de 2017 a agosto de 2018,  para discentes de graduação e de pós-graduação, nível mestrado.

Foram contempladas duas propostas, dentre as oito inscritas, sendo que cada uma receberá duas bolsas (uma de extensão e uma de pós-graduação):
 
 Título: Avaliação e monitoramento de indicadores de qualidade em duas propriedades rurais no município de Barra Longa, MG
 Coordenadora: Adriana Monteiro da Costa
 Unidade: Instituto de Geociências

Título: Cartografias Emergentes
Coordenadora: Natacha Silva Araújo Rena
Unidade: Escola de Arquitetura

O edital é fruto de parceria entre as pró-reitorias de Extensão e de Pós-graduação da UFMG e buscou estimular a participação de mestrandos e doutorandos em atividades cadastradas no programa Participa - Mariana-Rio Doce, como explica a  pró-reitora de Pós-graduação da UFMG, professora Denise Maria Trombert Oliveira. "É desejável o envolvimento, cada vez mais próximo, dos programas de Pós-Graduação com atividades de extensão, a própria CAPES nos cobra isso nas avaliações que realiza. Inserir  alunos de pós-graduação em contato com a realidade do Participa é promover um rico contato com uma realidade preocupante em nosso país, é prover a oportunidade de, enquanto se titulam, fazer diferença na vida de pessoas que foram, direta ou indiretamente, impactadas pelo desastre ocorrido", afirma.

A pró-reitora de  Extensão, professora Benigna Oliveira,  endossa a importância da indissociabilidade nas ações da academia e destaca que "este edital está em sintonia com a política da Proex de fortalecimento da interação entre a graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão, o que já permitiu  a publicação de editais em parceria com a Prograd, a PRPq e agora a PRPG".

A pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga lembra ainda que  "os problemas que o desastre causou e segue causando para a população e territórios atingidos convocam a universidade para realizar ações integradas de extensão e pesquisa em uma posição de permanente diálogo com os atingidos, os grupos organizados e seus representantes".

Com vigência máxima de 12 meses, as bolsas de extensão serão destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação, nível mestrado, da UFMG, desde que não seja  beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais de fomento.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901