Brasil
< Início

Participa UFMG convida comunidade acadêmica para a jornada 'Um ano de lama e luta - somos tod@s atingid@s'

Entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) organiza a jornada Um Ano de Lama e Luta - Somos Tod@s atingid@s, evento que faz referência ao período de um ano após o rompimento da barragem da Samarco no subdistrito de Bento Rodrigues, em novembro de 2015. Em apoio à iniciativa, o Programa Participa UFMG - Mariana/Rio Doce, está incentivando a participação da comunidade acadêmica.

O evento se dividirá em três etapas: a marcha de Regência/ES até Mariana/MG, que percorrerá o caminho contrário do fluxo de lama liberado pela barragem, articulando e dialogando com os moradores dos municípios atingidos, realizando rodas de conversa em escolas, debates e audiências públicas; a etapa seguinte será o encontro em Mariana, nos dias 3 e 4,  para o seminário que debaterá as causas do desastre tecnológico e a situação de tratamento aos atingidos com participação de especialistas, parceiros e apoiadores; e por último, no dia 5, o ato público em Mariana, protesto aberto em memória às mortes e incentivo à solidariedade na luta pela reconstrução.

Os interessados em participar da marcha, que acontece de 31 de outubro a 5 de novembro, poderão dispor de um ônibus fretado pelo MAB com saída em frente à Escola de Belas Artes da UFMG no dia 30 de outubro, às 16h, seguindo para seu ponto de partida, em Regência, no Espírito Santo.

Vale destacar que os interessados que desembarcarem no ônibus, irão participar da programação completa, seguindo para Mariana e retornando no dia 5. Para participar basta efetuar inscrição gratuita por meio de formulário online  até as 12h do dia 28 de outubro. O preenchimento das vagas se dará por ordem cronológica de inscrição e as informações sobre alojamento, alimentação e bagagem serão enviadas posteriormente por e-mail. 

Verifique a programação no site do MAB ou entre em contato pelo (31) 3409-4595 ou luana@reitoria.ufmg.br

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901