I Mostra de Investigação Científica Escolar em parceria com a Estação Ecológica, Proex UFMG e Secretaria Municipal de Educação de BH

publico Mice

Mais de 1.500 pessoas só no primeiro dia de evento - Foto: Josué Gomes

Com o objetivo de estimular os alunos das escolas municipais de Belo Horizonte a explorarem o mundo da produção científica, acontece até amanhã, 22 de setembro, na Estação Ecológica da UFMG, a Mostra de Investigação Científica Escolar (Mice). Cerca de 80 projetos, desenvolvidos por estudantes do ensino básico e fundamental, trazem temáticas diversas, cultura indígena, cultura científica escolar, alfabetização e letramento científico. Só no primeiro dia o espaço recebeu mais de 1.500 visitantes.

Confira AQUI vídeo feito pela TVUFMG.

baeta

Celso Baeta, gestor da Estação Ecológica da UFMG - Foto: Josué Gomes

“É uma oportunidade de aprender com eles”, diz Celso Baeta, gestor da Estação Ecológica, sobre a importância do evento, frisando que, ao sediar o evento, o ambiente recebe seu público agora como produtor do conhecimento, maneira de incluí-los nos espaços da UFMG.

negra 1

Foto: Josué Gomes

‘Releitura Fotográfica da Poesia “Gritaram-me negra”’ é um dos projetos expostos na Mice, apresentado por Laila, Paola e Marina, da escola Escola Municipal Senador Levindo Coelho. Com coordenação da professora Mariana Gonçalves, a questão do empoderamento negro e aceitação é abordada através da produção de imagens com base no poema “Gritaram-me negra”, de Victoria Santa Cruz. “Nós passamos pelo processo de nos aceitar, de criar nossa identidade”, diz uma das estudantes, ressaltando como este foi difícil, porém gratificante.

negra

"Releitura Fotográfica da Poesia “Gritaram-me negra” - Foto: Josué Gomes

A Mostra aborda ainda outros temas em voga no cenário atual, como a sustentabilidade. Com o objetivo de produzir uma horta, o projeto ‘Horta hidropônica reutilizando pote de sorvete’ adota a reciclagem de materiais de plástico.

horta hidroponica

A 'Horta hidropônica' foi apresentada pelas estudantes Gabriele e Isabelle, 12 e 10 anos - Foto: Josué Gomes

As alunas Gabriele e Isabelle, 12 e 10 anos respectivamente, da Escola Municipal Lídia Angélica,ressaltam que, além do reaproveitamento, o projeto traz inúmeros benefícios à saúde, uma vez que sua produção é livre de agrotóxicos.

professor Rafael

Professor Rafael Freire (E) destaca a relevância desse tipo de atividade para incentivar o protagonismo científico juvenil - Foto: Josué Gomes

“É uma oportunidade que eu não tive”, diz o professor Rafael Freire, que destaca ainda a importância do conhecimento que a Mostra traz aos alunos. Com expectativa de receber três mil visitantes em seus dois dias, a mostra acontece das 8h às 16h e é aberta a participação da comunidade escolar.

A exposição de trabalhos científicos, oficinas interativas e trilhas ecológicas que integram a I Mostra de Investigação Científica Escolar (Mice), que termina nesta sexta-feira (22). O evento é uma parceria da Estação Ecológica UFMG, Proex UFMG e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Confira o álbum de fotos tiradas pela equipe de Comunicação da Extensão e disponível em https://goo.gl/srd9JR