Grafite nos muros do campus Saúde e no muro da FACE, no campus Pampulha integram programação da 6ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG
Cobrindo mais de 70 metros de muros do campus Saúde e na Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, grafiteiros do grupo Minas de Minas e do coletivo Tripé, Arte, Grafite, Pixo, ambos de BH, pintaram nesta tarde as fachadas, numa atividade que integrou a programação da 6ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. A grafitagem, composta por imagens de pessoas entremeadas por frases, foi inspirada na identidade visual da 6ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, criada pela equipe de Planejamento e Criação do Centro de Comunicação da UFMG.
De acordo com o professor Marcos Vinicius Bortolus, da Escola de Engenharia da UFMG, as frases usadas na grafitagem foram sugeridas pela comunidade acadêmica da UFMG: "São frases que motivem as pessoas a pensar sobre questões de saúde mental como por exemplo: "saúde mental o foco é você; compartilhar a dor alivia o peso; viver não cabe no Lattes", comentou.
Para o processo foram propostas duas oficinas, denominadas Grafite da esperança resistente. Integrante do coletivo Tripé, Arte, Grafite, Pixo, o professor Gabriel Prado, que atualmente também cursa bacharelado em Letras na UFMG, explicou que a participação do grupo nessa grafitagem começou da parceria com a PRAE, no final de 2017 ao participarem do evento Confluências negras, evento promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG, Centro de Estudos Africanos/DRI UFMG, Pretas Poetas e Coletivo EnegreSer. "Nesse evento vários estudantes reunidos num coletivo pintaram em painéis de 2 metros, esses grafites circularam pelo campus, inclusive na recepção dos calouros e a partir dessa parceria a PRAE e a equipe da Rede de Saúde Mental da UFMG nos convidou para esse desafio de grafitar 35m X 8 metros de muro da FACE", explicou.
Gabriel fez questão de ressaltar que a obra é de autoria colaborativa, além dele, Alexandre Procópio, servidor da UFMG e estudante da Biblioteconomia e João Gabriel, artista gráfico e ilustrador, os três membros do coletivo Tripé, Arte, Grafite, Pixo, também participaram docentes, discentes, funcionários e pessoas que circularam no campus Pampulha nesta tarde.
No campus Saúde a grafitagem aconteceu entre 8h e 12h, no muro em frente ao estacionamento com o Grupo Minas de Minas com os grafiteiros Krol e Testa e participação de docentes, discentes, funcionários e pessoas que circularam no entorno e participaram da oficina.