Brasil
< Início

Exposição que propõe novo sentido para o nascer está no Parque das Mangabeiras

gestacao_large

Exposição Sentidos do Nascer está no Parque das Mangabeiras - Foto Arquivo

Uma exposição que pretende estimular a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal e a consequente redução das cesarianas desnecessárias 'Sentidos do nascer' está em exposição no Parque das Mangabeiras, até o dia 13 de julho, entrada gratuita às sextas-feiras de 13h às 17h e aos sábados de 10h às 16h. O Parque das Mangabeiras fica na Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – bairro Mangabeiras, Belo Horizonte.  Trata-se de um projeto de extensão no formato de uma exposição interativa na qual o público passa por vários ambientes: ficam grávidos(as), nascem de novo e participam de discussões sobre o fenômeno do nascimento.

O professor Bernardo Jefferson, da Faculdade de Educação da UFMG, é o idealizador da mostra, que, segundo ele, “contribui para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal”. Ele acrescenta ainda que "é uma oportunidade excelente pois proporciona uma sensação realista e alguns esclarecimentos relevantes sobre parto.

O professor lembra ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês ainda nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

Exposição Sentidos do Nascer no Parque das Mangabeiras
 Data: até 13 de julho, às sextas-feiras de 13h às 17h e aos sábados de 10h às 16h.
 Local: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte
Aberto ao público

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901