Exposição AstekA desvenda o imaginário mexicano na América Latina

IMG_2943_Easy-Resize.com

O Espaço f, espaço de exposições da Escola de Belas Artes da UFMG, receberá até o dia 30 de novembro a exposição AstekA (Isto não é México) – Imaginários Mexicanos na América Latina. O projeto busca retratar as inscrições do mexicano na cultura popular latino-americana e revelar o peso da influência dos meios de comunicação nos nossos códigos de representação.

“AstekA narra a forma como “o mexicano” tem se incorporado à identidade latino-americana, desde o espiritual (na religiosidade popular) até o epidérmico (na tatuagem) passando pela “alta” cultura (na arte) e pela cultura de massas (na televisão, na música popular), até converter-se num marketing de identidade”, como explica Juan Carlos Rodriguez, artista responsável da exposição.

IMG_2949_Easy-Resize.com

A exposição que é resultado de vários anos de câmera na mão tem uma dimensão muito maior do que o recorte apresentado, como conta Adolfo Cifuentes, coordenador do Espaço f . "Esta pequena degustação é um pretexto para pensar as necessárias cartografias desses universo cultural, geopolítico e econômico chamado Latino-América nesta encruzilhada chamada de contemporaneidade.”, ele completa.

O Espaço f fica no segundo andar da Escola de Belas Artes no Campus Pampulha.

Redação: Nathália Araújo