UFMG lança Centro Virtual de Memória da Extensão

Homenageados na cerimônia de lançamento do Cevex UFMG - Foto: Foca Lisboa

Cevex fortalece a memória e os valores da extensão

Pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira - Foto: Foca Lisboa

"Uma UFMG contemporânea se faz respeitando o trabalho das gerações que nos antecederam. É preciso pensar a UFMG,  e no nosso caso a Extensão, a partir de questões contemporâneas mas sempre em diálogo com a história". Afirmou  a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, parafraseando o discurso de posse do reitor da UFMG,  Jaime Arturo Ramirez, na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, na cerimônia de inauguração do Centro Virtual de Memória da Extensão- Cevex UFMG.

Ela acrescentou ainda a importância dessa iniciativa, conduzida pela pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga Borges. “A extensão na UFMG tem uma história muito especial entre as instituições de ensino superior do País, ela foi a pioneira e trouxe essa perspectiva transformadora na construção do Forproex  e na construção da Política Nacional de Extensão Universitária que hoje orienta a nossa prática. Quando foi pensada que essa seria a nossa contribuição para a comemoração dos 90 anos da UFMG, não imaginávamos que seria uma ocasião tão  oportuna pelo momento que vivemos. Não há como não falar desse momento de ameaça aos direitos,  não só com cortes de recursos, mas com tantos retrocessos. A extensão tem sofrido muito, mas agora é fundamental resgatar e fortalecer essa memória e fortalecer a extensão e os valores de transformação e de contribuição que ela propicia para a emancipação das pessoas e principalmente para valorização da diversidade”.

Pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga Borges - Foto: Foca Lisboa

A pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga Borges destacou o trabalho da equipe multidisciplinar, composta por servidores técnicos e bolsistas de psicologia, museologia e outros cursos, num trabalho intenso de pesquisa, análise e documentação de registros, atas, relatórios de gestão e entrevistas com pró-reitores. “ A  história da extensão na UFMG é uma história de democratização da universidade, de democratização dos atores que produzem conhecimento, professores, técnicos, estudantes, comunidades, uma democratização dos saberes que são aqui produzidos e contribuem na discussão e análise dos grandes problemas que marcam a sociedade brasileira nas suas diversas áreas. Essa história tão rica e plural, contribui para a concretização da função pública da UFMG.

1

Reitor da UFMG Jaime Arturo Ramirez abre cerimônia de inauguração do Cevex - Foto: Foca Lisboa

O reitor da UFMG,  Jaime Arturo Ramirez, após cumprimentar “com carinho” os pró-reitores e ao público presente ressaltou o momento difícil enfrentado pelo País. “Vivemos tempos difíceis, de mudanças e de incertezas. Instituições como a nossa que tem a oportunidade de comemorar 90 anos e sobretudo outras já seculares, cumprem um papel muito importante para nossa sociedade, não apenas de formação de pessoas, de avanço do conhecimento, mas  são âncoras para a sociedade. A Extensão traz consigo essa parte que torna a universidade sempre mais próxima da sociedade.  Sem essa compreensão e sem essa integração com as outras dimensões que compõem a nossa instituição, certamente não mereceríamos ter o nome de Universidade. A extensão é fundacional e imprescindível para que a universidade sempre possa cumprir sua missão’, reiterou.

A mesa também contou com a participação do professor Tomaz Aroldo da Mota Santos e da vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida. O site já está disponível em https://www.ufmg.br/cevex.

Confira álbum de fotos disponível no https://www.facebook.com/extensaoufmg/

Na solenidade  foram homenageadas pessoas que dedicaram parte significativa de seu trabalho  e atuação na UFMG, para a construção e fortalecimento da Extensão.

Entre os presentes:

professora Elizabeth Costa Dias
Pró-reitora gestão 1976-1978

professor Evandro José Lemos da Cunha
Pró-reitor gestão 1980-1982 / 1994-1998

professor Renato Quintino dos Santos
Pró-reitor gestão 1982-1984

professor Tomaz Aroldo da Mota Santos
Pró-reitor gestão1984-1986

professor  Edison José Corrêa
Pró-reitor gestão 1998-2002 / 2002-2006

Edite Cunha