Era uma vez 43 anos do Carro-Biblioteca

wseds

Foto: Lucas Senra

Lá se vão 43 anos desde que a Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG apostou numa ação de extensão ousada que contabiliza vários frutos, incluindo projetos vinculados. Trata-se do Programa Carro-Biblioteca: frente de leitura, que na verdade é um ônibus que tem por objetivo democratizar a informação e a leitura junto às comunidades de diversas regiões de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Todos os dias, alternando manhã ou tarde, o Carro sai do pátio da ECI e atende aos bairros Santa Terezinha, Goiânia e Lagoa, em Belo Horizonte, e o Morada Nova, em Santa Luzia. Às terças-feiras ele sai logo cedo, e o destino é a porta da Escola Municipal Bárbara Maria Salomão, no bairro Bonsucesso, em Vespasiano, como já acontece há mais de cinco anos.

Lá seu público é formado principalmente pelos jovens entre onze e dezessete anos, do ensino fundamental e médio, que pegam livros emprestados numa semana e, na seguinte trocam por novas obras. A estudante Ana Caroline Silva é uma leitora assídua, diz que gosta de crônicas e de histórias de comédia e humor. Em mãos, os autores Luiz Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles e Aluizio de Azevedo. Flávia Oliveira, que foi aluna de Biblioteconomia da ECI, hoje já formada também confessa que não perdeu o hábitos de leitura. Desta vez, ela optou por um manual de bordado em ponto-cruz, para aprimorar suas técnicas e poder aumentar a renda produzindo e vendendo bordados.

sd

Foto: Lucas Senra

Para a professora Conceição Aparecida Diniz, bibliotecária da ECI, o gosto pela leitura tem que ser adquirido desde cedo, pois a infância é a base. Ela diz que os frequentadores do Carro-Biblioteca preferem os livros de ficção e poesia num acervo que reúne aproximadamente cinco mil livros. Entre as obras também podem ser encontrados títulos de Game of Trones, Crepúsculo além obras de Machado de Assis, Luís de Camões, José Saramago, Gabriel Garcia Marquez e tantos outros.

Matheus Aguiar, estudante de Biblioteconomia da UFMG, que integra o projeto como bolsista, é enfático ao dizer que o papel do Carro-Biblioteca é permitir que a informação circule entre as pessoas; e se tratando de crianças e adolescentes, o trabalho é fundamental para formar um cidadão atuante. Ele percebe nas visitas contínuas que há um amadurecimento literário à medida em que eles vão descobrindo e se aprofundando em temáticas mais elaboradas e críticas, afirmando a proposta instrutiva do projeto.

Carro-Biblioteca em 2017
Uma ótima notícia para 2017 foi dada pela bibliotecária do Carro, Gracielle Mendonça, que informou que haverá avaliação de novos interessados à visitação. As comunidades interessadas em se beneficiar das visitas semanais do Carro-Biblioteca devem enviar solicitação para o e-mail: carrobib@eci.ufmg.br informando nome, telefone e e-mail da pessoa responsável, endereço do possível local de parada, se possui bibliotecas nas imediações e número estimado de beneficiados.

Para saber mais sobre o programa Carro-Biblioteca e conhecer os projetos vinculados, que são os Boletim Bairro a Bairro, Inclusão Digital, Cidadania da Infância em Hipermídia e Conto e Reconto, acesse o site carrobib.eci.ufmg.br.