5ª Semana de Saúde Mental UFMG - dia 15

11

Semana de saúde mental aposta na arte como trunfo da luta antimanicomial - Foto: Luiza Ananda

DIA 15 DE MAIO

9:00 – OFICINA: CONFECÇÃO DE FANTASIAS PARA O DESFILE DO DIA 18 DE MAIO

Coordenação: PASME + DCE UFMG

Resumo: Inspirados nas fantasias da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan serão elaboradas as fantasias para participação da UFMG no dia  18 de maio. Aberto a todo/as; os/as interessados/as.

Local: Praça de Serviços

14:00 – OFICINA: DANÇA IMPROVISAÇÃO

Coordenação: Anamaria Fernandes – Escola de Belas Artes UFMG – Anamaria tem se dedicado de forma particular à dança com pessoas com deficiência mental (leve, média ou severa), tendo como diferencial de seu trabalho junto a este público a abordagem da dança pelo viés da arte. Realiza suas atividades entre o Brasil e a França, como professora e/ou palestrante convidada de diversas instituições, sejam elas de ensino ou do campo da saúde.

Resumo: Trata-se de uma vivência de improvisação em dança, aberta a toda e qualquer pessoa, que celebra a singularidade de cada um e que, ao mesmo tempo, busca construir e produzir um espaço comum por meio de propostas lúdicas e acessíveis.  Nesta abordagem, nos apoiamos na experiência que oferece o com ao invés do para, uma experiência que nos convida a percorrer um caminho sensível de escuta, criação e encontro.

Local: Palco do Auditório da Reitoria

14:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: “Cidade dos loucos” viagem ao inferno: uma tragédia silenciosa

Coordenação: Centro de Memória da Faculdade de Medicina (CEMEMOR UFMG); Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (NAPEM/UFMG) e Coletivo de Mulheres Alzira Reis

Resumo: coletânea de fotos sobre o Hospital Colônia de Barbacena   fundado em 12 de outubro de 1903 na cidade de Barbacena, Minas Gerais, tendo como base o livro HOLOCAUSTO BRASILEIRO – VIDA, GENOCÍDIO E 60 MIL MORTES NO MAIOR HOSPÍCIO DO BRASIL – de Daniela Arbex

Local: corredor do CEMEMOR – Faculdade de Medicina da UFMG – Térreo

Período: de 15 a 19 de maio

18:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: FOLLIA, A LOUCURA QUE SUA NORMALIDADE NUNCA VIU

Coordenação: Curso de Museologia UFMG

Resumo: A exposição curricular “Follia, a loucura que sua normalidade que nunca viu” desenvolvida pela turma do 6º período do Curso de Museologia da UFMG aborda como tema principal a luta antimanicomial, que no dia 18 de Maio de 2017 completará 30 anos. Partimos do interesse e do desejo de ampliar o espaço de discussão sobre esse tema na universidade, propondo uma narrativa expositiva que aborda a loucura sob diferentes prismas: da arte, da literatura, da história e da memória.

Local: Mezanino do Prédio da Reitoria – UFMG

Período: 15 de maio a 09 de junho