Foi divulgado hoje, 12, pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), o resultado final dos projetos aprovados no edital de fomento a iniciativas de Formação em Extensão Universitária, no âmbito da UFMG. Após o prazo de interposição dos recursos, foram aprovadas treze propostas de unidades acadêmicas distintas, sendo: Arquitetura, Ciências Econômicas, Direito, Educação, Engenharia, Farmácia, Filosofia e Ciências Humanas, Odontologia e institutos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Geociências.
Título da proposta: Projeto Atendimento Interdisciplinar no Plantão da Divisão de Assistência Judiciária
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Psicologia
Coordenador designado: Laura Cristina Eiras Coelho Soares
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Título da proposta: Formação de Promotores de Saúde
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Odontologia
Coordenador designado: Efigenia Ferreira e Ferreira
Unidade: FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Título da proposta: TRAVESSIAS E SABERES, O DES-COBRIMENTO DO LUGAR: OFICINA GEOGRÁFICA PARA FOMENTO DE AÇÕES (COMUNITÁRIAS) DE DESENVOLVIMENTO LOCAL EM COMUNIDADES LOCAIS/RURAIS - Etapa II
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Geografia
Coordenador designado: Janise Bruno Dias
Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Título da proposta: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Gestão Pública
Coordenador designado: Geralda Luiza de Miranda
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Título da proposta: A Embriologia no contexto social: abordando a sexualidade pré-adolescente em uma ação educativa lúdica e imersiva.
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Ciências Biológicas
Coordenador designado: Gerluza Aparecida Borges Silva
Unidade: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Título da proposta: Plataforma pelo Direito à Moradia Adequada
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Ciências do Estado
Coordenador designado: Daniel Gaio
Unidade: FACULDADE DE DIREITO
Título da proposta: Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG/Proposta vinculada - Promoção do uso racional de medicamentos para pacientes em anticoagulação oral
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Farmárcia
Coordenador designado: Maria Auxiliadora Parreiras Martins
Unidade: FACULDADE DE FARMÁCIA
Título da proposta: Engenharia na Escola
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Engenharia de controle e automação
Coordenador designado: Luciana Pedrosa Salles
Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Título da proposta: Programa CASOS: Catadores de sonhos
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Design
Coordenador designado: Glaucinei Rodrigues Correa
Unidade: ESCOLA DE ARQUITETURA
Título da proposta: Feira UAI, UFMG Artesanal Internacional (402856)
Colegiado proponente: Relações Econômicas Internacionais
Coordenador designado: Marcia Siqueira Rapini
Unidade: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Título da proposta: Práticas de Cidadania Metropolitana
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Arquitetura
Coordenador designado: Jupira Gomes de Mendonça
Unidade: ESCOLA DE ARQUITETURA
Título da proposta: Encontros do Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) da Faculdade de Educação –FaE/UFMG
Colegiado proponente: Licenciatura do Campo
Coordenador designado: Maria de Fátima Almeida Martins
Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Título da proposta: Ações e Alternativas Contra Subnutrição Infantil
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Engenharia de Alimentos
Coordenador designado: Igor Viana Brandi
Unidade: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Foram prorrogadas até 31 de julho as inscrições para submissão de trabalhos no 4º Congresso Nacional de Saúde, que acontecerá do dia 28 a 30 de agosto de 2017, promovido pela Faculdade de Medicina da UFMG, e que nesta edição tem como tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”. Este ano, a exibição e apresentação dos trabalhos serão feitas no formato de e-poster. Os 20 trabalhos com a melhor classificação, sendo cinco por eixo, serão selecionados para apresentação oral. As relações de e-pôsteres aprovados para exposição e para apresentação oral serão divulgadas no site do Congresso no dia 14 de agosto de 2017.
O Congresso Nacional de Saúde é direcionado a um público multidisciplinar, composto de profissionais de diversas áreas da Saúde e correlatas, tanto do setor público quanto do setor privado, em especial professores, técnicos e estudantes, bem como agentes da saúde. A previsão da comissão organizadora é reunir 600 pessoas.
Acesse o edital e orientações para submissão de trabalhos.
Eixos
A programação é dividida em três eixos temáticos principais: “Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade”, “Violência na Sociedade Contemporânea” e “Qualidade de Morte e estratégia de valorização da vida”. Além destes, um quarto eixo transversal perpassa e objetiva dialogar com os outros três.
O primeiro eixo, Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade, é coordenado pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, Nathan Mendes Souza. As discussões programadas buscam conhecer mais sobre esta especialidade, a que mais cresce no Brasil, e atender expectativas de médicos e demais profissionais de saúde, sobretudo os que tenham dentre suas atribuições a promoção da saúde e a prevenção de agravos.
O Eixo 2, que tem o tema “Violência na Sociedade Contemporânea”, é coordenado pelas professoras dos departamentos de Medicina Preventiva e Social, Elza Melo e Pediatria, Cristiane de Freitas. Segundo elas, o objetivo é sair do senso comum e aprofundar a percepção da temática para além do que assistir passivamente, no dia a dia e na mídia.
Os médicos do Hospital das Clínicas da UFMG, Munir Murad e Fabiano Morais, coordenam o 3º Eixo: “Qualidade de morte e estratégia de valorização da vida”. Da biologia às políticas públicas, passando por questões éticas e de suporte à família, as discussões objetivam chamar a atenção para a adequada assistência a pessoas com indicação para receber cuidados paliativos. Os participantes vão debater, juntos, questões técnicas e dilemas éticos, refletir e buscar posicionamento em relação ao processo de morrer, como a fase mais delicada da vida.
O eixo transversal irá abordar duas importantes áreas: Saúde e Espiritualidade, que tem sido cada vez mais incluído nas escolas de medicina do mundo, e Práticas Integrativas e Complementares, que propõe o uso de terapias complementares ao tratamento médico convencional. A coordenação é do professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Rubens Tavares.
Promoção da Saúde
Assim como em suas edições anteriores, 2008, 2011 e 2014, o evento se centra na discussão da promoção da saúde e sua relação com temas contemporâneos que auxiliam na melhoria da qualidade de vida da população brasileira, além de propiciar espaço para a discussão de novas abordagens no processo de formação dos profissionais de saúde.
O 4º Congresso Nacional da Saúde integra ainda a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.
Mais informações e inscrições na página do 4º Congresso Nacional de Saúde.
A Proex/UFMG, por meio da Diretoria de Avaliação da Extensão (Daext), mantém entre suas metas o aprofundamento da cultura do planejamento e da avaliação, dada sua crescente importância como ferramenta acadêmica e de gestão. Por isso, tem desenvolvido e aprimorado diferentes instrumentos para avaliação e monitoramento das ações de extensão.
Uma das estratégias é a elaboração do perfil descritivo das ações de extensão desenvolvidas nas unidades acadêmicas da UFMG, como explica a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira. “Esperamos que esse trabalho, disponibilizado por meio de relatórios no site da Proex, contribua para a construção de processos de autoavaliação e para o planejamento estratégico da extensão nas unidades acadêmicas.
As informações sobre alguns desses procedimentos podem ser consultadas em https://www2.ufmg.br/proex/Avaliacao. Nesse espaço estão disponíveis relatórios referentes à avaliação do perfil das ações de extensão desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e outros órgãos da UFMG, elaborados a partir de dados do Sistema de Informação da Extensão (Siex). Também podem ser consultados os dados sistematizados a partir dos formulários de avaliação dos bolsistas e orientadores de programas e projetos contemplados pelo edital Pbext 2014. Esses instrumentos são utilizados principalmente para avaliar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes.
O campus da UFMG em Montes Claros vai receber, nesta semana (6 e 7 de julho), o evento SBPC Educação, que precede a realização da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha. A programação será aberta na manhã do dia 6, com conferência do ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo, Fernando Haddad. Ele vai abordar a gestão de políticas públicas para o setor.
Segundo a professora Maria Isabel Antunes, da Faculdade de Educação (FaE), que coordena a comissão organizadora, o SBPC Educação “constitui um território de troca de experiências entre a academia e a área da prática educacional”. O evento vai reunir 650 participantes, entre profissionais que atuam em educação básica em municípios mineiros, representantes de movimentos sociais e pesquisadores de diversos estados.
Os educadores foram inscritos pelos parceiros envolvidos na realização do evento – a Secretaria de Estado de Educação, secretarias municipais e instituições que têm histórico de colaboração com a UFMG em projetos de extensão e de graduação, via Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A escolha do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) para sediar o evento não se deveu somente à existência de uma estrutura capaz de abrigar as dez mesas-redondas, a apresentação de pôsteres e a realização de oficinas: “Montes Claros é uma cidade-polo que envolve também o Jequitinhonha e o Vale do Mucuri, representando assim a região Norte, a maior de Minas, com muitos desafios e experiências inovadoras”, enfatiza Isabel Antunes.
Estímulo Para a coordenadora da comissão, trata-se de importante oportunidade para que os cientistas da área de educação debatam os resultados da sua pesquisa com a comunidade escolar. Das 650 vagas, 250 serão preenchidas por professores, analistas e pedagogos de todas as 47 regionais de ensino de Minas Gerais, mas com percentual relativamente maior de representantes dos municípios de Pirapora, Januária, Janaúba, Almenara, Araçuaí e Montes Claros, como informa a professora Cecília Cristina Resende Alves, da Superintendência de Juventude, Ensino Médio e Educação Profissional da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado.
Ao lembrar que, em geral, a pesquisa em educação chega ao Norte de Minas apenas pelos livros, Cecília Alves destaca a importância de um evento que vai proporcionar o contato dos educadores com os pesquisadores. Esse contato, em sua opinião, estimula estudantes e profissionais a dar seguimento à sua formação acadêmica. “Sobretudo porque as mesas-redondas vão tratar de temas altamente relevantes na discussão da reforma do ensino médio que estamos iniciando no estado”, afirma. Os debates sobre a reforma devem começar no SBPC Educação e terminar em novembro, em conferência estadual que será realizada em Belo Horizonte.
Cecília Alves chama a atenção para a diversidade das mesas-redondas: “Conseguimos uma composição diversa, com olhares da academia, de gestores e de movimentos, o que vai possibilitar boas discussões de temas como gênero, inclusão, educação indígena e diversidade”, prevê.
O professor Charles Martins Aguilar, que também integra a comissão organizadora, afirma que o evento proporciona um momento importante para a comunidade do ICA, uma vez que os temas
das mesas-redondas “atendem muito bem às nossas propostas de educação no campo, inclusão e educação profissional”. A intenção, diz ele, é ampliar a aproximação entre sociedade e universidade, em discussões sobre educação, “tema fundamental para todas as áreas, e a SBPC vem somar forças no mesmo sentido”.
As dez mesas vão tratar dos temas Reforma do ensino médio, Educação integral e juventude, Educação: linguagens, tecnologia e novas mídias, Educação do campo, Educação, populações quilombolas e indígenas, Base Nacional Comum Curricular, Educação e democracia – gênero e sexualidade, Perspectivas da educação profissional, Educação de jovens e adultos e Educação especial e inclusão escolar.
Pôsteres
Outro aspecto relevante do encontro será a mostra de pôsteres, que reunirá trabalhos desenvolvidos em 14 escolas da rede estadual e 14 das redes municipais da região. Os pôsteres retratam tanto trabalhos acadêmicos realizados por professores e estudantes quanto projetos aplicados nas escolas, destinados às comunidades. “Será um momento muito importante, porque representa a possibilidade de a comunidade conhecer e reconhecer o trabalho desenvolvido nas escolas”, afirma a representante da Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Na tarde do dia 7, após a última mesa-redonda, serão realizadas oficinas sobre temas variados que se alinham com a programação geral do SBPC Educação.
Além da Secretaria Estadual de Educação e de entidades municipais, Charles Aguilar destaca a parceria na realização do evento com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Boletim UFMG
Foram novamente prorrogadas, até 30 de junho as inscrições para apresentação de trabalhos no Terceiro Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Com o tema “Democracia, direitos humanos e inclusão social. Caminho aos 100 anos da Reforma Universitária”, o Congresso será realizado de 06 a 09 de setembro de 2017 na Universidade Nacional do Litoral, em Santa Fé (Argentina). Os interessados poderão se inscrever nas seguintes modalidades: 1. Conferências e Painéis; ou 2. Apresentação de Papers e Pôsteres.
O evento tem como objetivos promover reflexões acerca da reforma universitária, do compromisso das universidades da região para com a democracia, direitos humanos e inclusão social, além de proporcionar a socialização de experiências extensionistas entre as universidades latino americanas e trazer experiências de extensão universitária que evidenciem práticas relevantes e inovadoras.
Mais informações estão disponíveis aqui. O evento contará com intensa programação como o I Encontro de Museus Universitários da AUGM, a I Jornadas de Comunicación e Medios de AUGM, entre outros.
As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) divulgaram hoje, 22, o resultado preliminar dos projetos aprovados no edital de fomento a iniciativas de Formação em Extensão Universitária, no âmbito da UFMG. Foram enviadas vinte e uma propostas, das quais doze foram selecionadas, de unidades acadêmicas distintas, sendo: Arquitetura, Ciências Econômicas, Direito, Educação, Engenharia, Farmácia, Filosofia e Ciências Humanas, Odontologia e institutos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Geociências.
Título da proposta: Projeto Atendimento Interdisciplinar no Plantão da Divisão de Assistência Judiciária
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Psicologia
Coordenador designado: Laura Cristina Eiras Coelho Soares
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Título da proposta: Formação de Promotores de Saúde
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Odontologia
Coordenador designado: Efigenia Ferreira e Ferreira
Unidade: FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Título da proposta: TRAVESSIAS E SABERES, O DES-COBRIMENTO DO LUGAR: OFICINA GEOGRÁFICA PARA FOMENTO DE AÇÕES (COMUNITÁRIAS) DE DESENVOLVIMENTO LOCAL EM COMUNIDADES LOCAIS/RURAIS - Etapa II
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Geografia
Coordenador designado: Janise Bruno Dias
Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Título da proposta: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Gestão Pública
Coordenador designado: Geralda Luiza de Miranda
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Título da proposta: A Embriologia no contexto social: abordando a sexualidade pré-adolescente em uma ação educativa lúdica e imersiva.
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Ciências Biológicas
Coordenador designado: Gerluza Aparecida Borges Silva
Unidade: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Título da proposta: Plataforma pelo Direito à Moradia Adequada
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Ciências do Estado
Coordenador designado: Daniel Gaio
Unidade: FACULDADE DE DIREITO
Título da proposta: Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG/Proposta vinculada - Promoção do uso racional de medicamentos para pacientes em anticoagulação oral
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Farmárcia
Coordenador designado: Maria Auxiliadora Parreiras Martins
Unidade: FACULDADE DE FARMÁCIA
Título da proposta: Engenharia na Escola
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Engenharia de controle e automação
Coordenador designado: Luciana Pedrosa Salles
Unidade: ESCOLA DE ENGENHARIA
Título da proposta: Programa CASOS: Catadores de sonhos
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Design
Coordenador designado: Glaucinei Rodrigues Correa
Unidade: ESCOLA DE ARQUITETURA
Título da proposta: Feira UAI, UFMG Artesanal Internacional (402856)
Colegiado proponente: Relações Econômicas Internacionais
Coordenador designado: Marcia Siqueira Rapini
Unidade: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Título da proposta: Práticas de Cidadania Metropolitana
Colegiado proponente: Colegiado do curso de Arquitetura
Coordenador designado: Jupira Gomes de Mendonca
Unidade: ESCOLA DE ARQUITETURA
Título da proposta: Encontros do Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) da Faculdade de Educação
Colegiado proponente: Licenciatura do Campo
Coordenador designado: Maria de Fatima Almeida Martins
Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Nesta quarta, dia 21 de junho, o projeto VivaMúsica recebe o duo Qattus, formado por Elise Pittenger – Cello e Fernando Rocha – Percussão. O duo vai ministrar a palestra Desenvolvendo um Repertório de Música de Câmara para Formações não Tradicionais, às 17h40, seguido pelo concerto Música Contemporânea para Cello e Percussão, às 18h30.
Ação de Extensão
Aberto ao público o VivaMúsica acontece toda quarta-feira, no auditório da Escola de Música da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6628 - campus Pampulha. Coordenado pela professora Margarida Borghoff, trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo formar novas gerações de músicos conscientes dos desafios e facilidades da profissão. Semanalmente, aos domingos às 21h, a Rádio UFMG Educativa - 104,5 FM, transmite o concerto da Série Viva Música apresentado na semana anterior. Viva Música é fruto de um projeto de extensão que faz parte do programa Núcleo de Educação Musical e Cultura, da Escola de Música da UFMG.
Duo Qattus
Formado por Elise Pittenger e Fernando Rocha é resultado de muitos anos de colaboração e trabalho conjunto. Fernando e Elise começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006, época em que os dois faziam doutorado naquela universidade. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010 em dois grupos de música contemporânea, o Oficina Música Viva e o Sonante 21. No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também encomendaram novas obras especificamente para o duo de compositores como João Pedro Oliveira (Portugal/Brasil), Sérgio Rodrigo (Brasil), Sérgio Freire (Brasil), Roberto Victorio (Brasil), Douglas Boyce (EUA) e Alexandre Lunsqui (Brasil). No final de 2011, o duo fez seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, ficou por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá), onde realizou a estréia de algumas das obras escritas para ele. Entre janeiro e fevereiro, o duo realizou uma turnê por EUA e Canada, apresentando-se em 6 cidades. Ainda em 2012, o duo gravou a obra Intersections de João Pedro Oliveira, lançada no CD Mosaic do mesmo compositor. Atualmente, o duo está finalizando a gravação de seu primeiro CD, como obras brasileiras escritas para esta formação. Saiba mais sobre os músicos.
Programa:
Sean Griffin (EUA): Pattycake (2002) – para dois músicos
Jocelyn Morlock (Canadá, 1969): Shade (1998) para violoncello e vibrafone
Silvio Ferraz (Brasil): Resposta a Nonada (2012) – Para violoncello e percussão
Arvo Part (Estônia, 1935): Spiegel im Spiegel (1978) – para violoncello e vibrafone
Alexandre Lunsqui (Brasil): On Form and Growth (2014-2016) – para violoncello e percussão
Será a primeira vez que os projetos Ciência para Todos e Leitura para Todos circulam no sistema de transporte expresso de Belo Horizonte
Neste final de semana (10 e 11 de junho) os textos produzidos pelas equipes dos projetos de extensão Ciência para Todos e Leitura para Todos chegam também aos passageiros do Move, Sistema de Transporte Rápido por Ônibus de Belo Horizonte. Desde 2011, os projetos compartilham a produção de pranchas laminadas que disponibilizam informações científicas e literárias, em frente e verso, nos bancos de ônibus de várias linhas da cidade. Todos os textos estão disponíveis na internet, no endereço eletrônico do projeto no site www.ufmg.br/ciencianoar.
“Finalmente, com apoio da BHTrans, agora também poderemos atender aos leitores do Move”, comemora Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do projeto Ciência para Todos. “A opção pelo Move se deu a pedido dos próprios usuários”, observa.
Ainda segundo ela, a resposta ao projeto tem sido muito positiva em eventos científicos e de popularização da ciência, e pesquisas com os usuários de ônibus mostram que eles também avaliam muito bem o projeto.
Os textos científicos, ilustrados por alunos do curso de Artes Visuais da UFMG, incluem produções de alunos da disciplina Laboratório de Comunicação Científica da UFMG e também de outros pesquisadores que colaboram com o projeto. Os textos literários e poéticos foram selecionados pela professora Maria Antonieta Pereira, da Faculdade de Letras da UFMG, que lançou o projeto “Leitura para Todos”, ainda em 2004, iniciando esse processo.
Mutirão
A instalação dos dispositivos nos ônibus será feita na madrugada de hoje, para sábado, do dia 9 para o dia 10 de junho, nas garagens dos veículos, em regime de mutirão, por estudantes voluntários e bolsistas do projeto. Quem vai às garagens pela primeira vez é a estudante de publicidade Alice de Freitas, que manifesta seu entusiasmo: “É muito gratificante poder participar de um projeto tão importante, que traz um pouco de cor e de ciência ao dia a dia de quem utiliza o transporte público de Belo Horizonte”, afirma.