Interessados em promover, voluntariamente, atividades no Domingo no Campus de 2020 podem enviar suas propostas de 13 janeiro a 2 de março de 2020, até as 16h, por meio do formulário eletrônico. Podem se inscrever servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da UFMG.
As propostas podem contemplar práticas artísticas e culturais que não exijam palco e estrutura de equipamentos de amplificação e atividades esportivas, recreativas e brincadeiras. Não haverá pagamento de cachês nem disponibilização de orçamento para produção.
O resultado da avaliação será comunicado aos proponentes a partir de 6 de março e divulgado no site da Proex.
Dúvidas relacionadas ao preenchimento do formulário ou à infraestrutura disponibilizada para realização das atividades podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br ou telefone: (31) 3409-3215.
Para mais informações, acompanhe também site e redes sociais da Proex e Facebook do Domingo no Campus
Leia também notícia sobre os locais e datas previstas para a realização do evento em 2020.
Objetivo é promover a reflexão dos princípios, valores e aspectos dos direitos humanos na América Latina e no mundo
A Cátedra Aberta de Direitos Humanos realiza o curso Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, que será realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2020, das 8h às 18h, no campus Pampulha da UFMG. O objetivo é promover a formação em direitos humanos por meio de abordagem multidisciplinar e de seus aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de janeiro no formulário eletrônico. Podem participar quaisquer interessados da comunidade interna ou externa à UFMG. São ofertadas 60 vagas, sendo doze delas reservadas a membros da AUGM – Associação das Universidades do Grupo Montevidéu. O resultado da seleção dos inscritos será divulgado no dia 5 de fevereiro, no site da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.
Além de professores da UFMG e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as aulas serão ministradas por docentes da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e Universidad de la Republica (Uruguay). A carga horária é de 34 horas/aula. Haverá emissão de certificados para os participantes.
Cátedra de Direitos Humanos
A oferta da Escola de Verão sobre direitos Humanos é uma das primeiras ações, na UFMG, da Cátedra Aberta de Direitos Humanos, que foi instituída, em outubro deste ano, pela AUGM – entidade que congrega universidades públicas da Argentina, Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O projeto da cátedra foi formulado pela Comissão Permanente de Extensão da AUGM, na qual a UFMG tem assento.Veja notícia de lançamento.
Mais informações sobre a Escola de Verão – Formação em Direitos Humanos neste link.
Devido a motivos maiores, ligados à crise chilena, o Grupo Montevideo comunica que a realização do IV Congresso de Extensão Universitária AUGM foi adiada para os dias 23, 24 e 25 de março de 2020.
Neste ano, o grupo Montevideo recebeu até 15 de junho de os resumos para o IV Congresso de Extensão da AUGM e, a partir de 21 de agosto de 2019 foi disponibilizado o resultado da revisão dos resumos enviados para participar dessa edição.
O resultado está disponível neste site.
As versões finais dos trabalhos tiveram até 29 de setembro para serem enviadas para o site.
A Associação de universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de Universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai que pelas sua semelhanças compartilham suas vocações, seu caráter público e suas estruturas acadêmicas que as permitem desenvolver atividades de cooperação.
O evento tem a organização de quatro universidades chilenas (Universidad de Playa Ancha, Universidad de Valparaíso, Universidad de Santiago de Chile y la Universidad de Chile) que integram o grupo.
Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, respectivamente, o 08 de Julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. Escolher essa data como o Dia Nacional da Ciência foi uma homenagem à data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, 8/7/1948.
Neste ano, comemoraremos em Belo Horizonte o Dia da Ciência no dia 6 de julho, um sábado, para que todos possam participar. O objetivo do evento, gratuito e aberto ao público, é valorizar a ciência, demonstrar sua importância para as transformações econômicas, culturais e educacionais em linguagem mais lúdica e didática. O Dia Nacional da Ciência é um evento da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em Belo Horizonte, esta festa do conhecimento contará com a participação da UFMG, UEMG, CEFET-MG, Fiocruz Minas, FAPEMIG, CRJ-BH, FUNED, Espaço do Conhecimento e Santa Casa de Belo Horizonte. Toda a programação acontecerá no dia 6, no Centro de Referência da Juventude – CRJ e seu entorno, com a proposta de ser um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento.
Venha conhecer a ciência e a tecnologia mineira!
Data: Dia 06 de Julho de 2019
Local:Centro de Referência da Juventude - Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30111-000
Para informações: ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br
Confira a programação completa, clicando aqui!
Órgão também criticou ‘tratamento desrespeitoso’ dispensado às ciências humanas
Reunidos na tarde desta terça-feira, dia 14, os integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG externaram “profunda indignação e apreensão” em relação ao bloqueio orçamentário imposto pelo Ministério da Educação às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
Em nota assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que preside o órgão, o Conselho sustenta que a medida provocará prejuízos às atividades acadêmicas e ao funcionamento dos serviços de manutenção da UFMG, “agravando o quadro de restrições orçamentárias que a Instituição vem sofrendo nos últimos anos”.
No comunicado, o Cepe também manifesta preocupação com os cortes de verbas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com a suspensão de bolsas de pós-graduação financiadas pela Capes. Os conselheiros também se posicionaram em relação ao que qualificaram de tratamento “inadequado e desrespeitoso” dispensado às Ifes e, em particular, às áreas de filosofia, sociologia e ciências humanas.
“Situações como essas, na avaliação deste Órgão Colegiado da UFMG, representam uma ingerência na autonomia universitária e na liberdade de cátedra e pesquisa, valores essenciais para as instituições de ensino superior", pontuou o órgão.
Leia a íntegra comunicado em formato pdf
Fonte: Agência de notícias da UFMG
Estão abertas as inscrições para a 18ª Jornada de Extensão da UFMG que neste ano terá como tema ‘Formação acadêmico-cidadã dos(as) estudantes’. O evento será no dia 22 de maio, a partir das 14h no Auditório Nobre do CAD I, no campus Pampulha. Para se inscrever basta acessar https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades
A expectativa é reunir cerca de 700 estudantes de graduação dos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros, que atualmente recebem bolsas do edital de fomento de bolsas para programas e projetos de Extensão (Pbext) 2018. Também são convidados alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos participantes de ações de extensão e os membros das comunidades parceiras dos programas e projetos.
A Jornada de Extensão é realizada pela Proex desde 2011 e mais uma vez a organização fica a cargo da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (DAGE), coordenada pelo professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Escola de Arquitetura. Segundo os organizadores "o objetivo é a troca de conhecimentos, o aprimoramento do diálogo entre coordenadores, acadêmicos bolsistas e voluntários e a comunidade externa, além da divulgação de ações de extensão realizadas na UFMG, o estímulo a novas iniciativas e a aproximação de ações com temáticas similares".
Em sua 18ª edição, a jornada terá como metodologia o relato de experiências, onde serão apresentadas por estudantes e por representantes das comunidades participantes, três ações de extensão seguido de debate mediado por docente . As iniciativas apresentadas serão: 'CIPMOI – Programa de Qualificação de mão-de-obra', orientado pelo professor Aldo Giuntini; 'A embriologia no contexto social’, orientado pela professora Gerlusa Borges e o projeto 'Feira UAI – UFMG artesanal internacional', orientado pela professora Sibelle Costa.
Mais informações podem ser obtidas na DAGE pelos contatos (31) 3409-3215 ou eventos@proex.ufmg.br.
Uma exposição que pretende estimular a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal e a consequente redução das cesarianas desnecessárias 'Sentidos do nascer' está em exposição no Parque das Mangabeiras, até o dia 13 de julho, entrada gratuita às sextas-feiras de 13h às 17h e aos sábados de 10h às 16h. O Parque das Mangabeiras fica na Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – bairro Mangabeiras, Belo Horizonte. Trata-se de um projeto de extensão no formato de uma exposição interativa na qual o público passa por vários ambientes: ficam grávidos(as), nascem de novo e participam de discussões sobre o fenômeno do nascimento.
O professor Bernardo Jefferson, da Faculdade de Educação da UFMG, é o idealizador da mostra, que, segundo ele, “contribui para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal”. Ele acrescenta ainda que "é uma oportunidade excelente pois proporciona uma sensação realista e alguns esclarecimentos relevantes sobre parto.
O professor lembra ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês ainda nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.
Exposição Sentidos do Nascer no Parque das Mangabeiras
Data: até 13 de julho, às sextas-feiras de 13h às 17h e aos sábados de 10h às 16h.
Local: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte
Aberto ao público
Está aberta, até 26 de abril, chamada pública para proposição de atividades para a segunda edição do Dia Nacional da Ciência, que será realizada no dia 7 de julho (domingo), na Praça da Liberdade. Os docentes deverão preencher o formulário eletrônico com informações pessoais e descrição da atividade proposta. O resultado será divulgado no dia 30 de abril.
O objetivo do evento, gratuito e aberto ao público, é valorizar a ciência, demonstrar sua importância para as transformações econômicas, culturais e educacionais em linguagem mais lúdica e didática. O Dia Nacional da Ciência é uma parceria da UFMG com a SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência acom atividades abertas ao público. Toda a programação acontecerá no dia 7 de julho, na Praça da Liberdade com a proposta de ser um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade de envolvimento de outras instituições de ensino superior e de pesquisa de Belo Horizonte.
8 de julho
O Dia Nacional da Ciência é celebrado em 8 de julho, porém em 2019 a celebração ocorrerá no domingo, 7. A data foi instituída pela Lei Nº 10.221/2001 e também é comemorado o Dia Nacional do Pesquisador (Lei Nº 11.807/2008).