Cevex fortalece a memória e os valores da extensão
"Uma UFMG contemporânea se faz respeitando o trabalho das gerações que nos antecederam. É preciso pensar a UFMG, e no nosso caso a Extensão, a partir de questões contemporâneas mas sempre em diálogo com a história". Afirmou a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, parafraseando o discurso de posse do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, na cerimônia de inauguração do Centro Virtual de Memória da Extensão- Cevex UFMG.
Ela acrescentou ainda a importância dessa iniciativa, conduzida pela pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga Borges. “A extensão na UFMG tem uma história muito especial entre as instituições de ensino superior do País, ela foi a pioneira e trouxe essa perspectiva transformadora na construção do Forproex e na construção da Política Nacional de Extensão Universitária que hoje orienta a nossa prática. Quando foi pensada que essa seria a nossa contribuição para a comemoração dos 90 anos da UFMG, não imaginávamos que seria uma ocasião tão oportuna pelo momento que vivemos. Não há como não falar desse momento de ameaça aos direitos, não só com cortes de recursos, mas com tantos retrocessos. A extensão tem sofrido muito, mas agora é fundamental resgatar e fortalecer essa memória e fortalecer a extensão e os valores de transformação e de contribuição que ela propicia para a emancipação das pessoas e principalmente para valorização da diversidade”.
A pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga Borges destacou o trabalho da equipe multidisciplinar, composta por servidores técnicos e bolsistas de psicologia, museologia e outros cursos, num trabalho intenso de pesquisa, análise e documentação de registros, atas, relatórios de gestão e entrevistas com pró-reitores. “ A história da extensão na UFMG é uma história de democratização da universidade, de democratização dos atores que produzem conhecimento, professores, técnicos, estudantes, comunidades, uma democratização dos saberes que são aqui produzidos e contribuem na discussão e análise dos grandes problemas que marcam a sociedade brasileira nas suas diversas áreas. Essa história tão rica e plural, contribui para a concretização da função pública da UFMG.
O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, após cumprimentar “com carinho” os pró-reitores e ao público presente ressaltou o momento difícil enfrentado pelo País. “Vivemos tempos difíceis, de mudanças e de incertezas. Instituições como a nossa que tem a oportunidade de comemorar 90 anos e sobretudo outras já seculares, cumprem um papel muito importante para nossa sociedade, não apenas de formação de pessoas, de avanço do conhecimento, mas são âncoras para a sociedade. A Extensão traz consigo essa parte que torna a universidade sempre mais próxima da sociedade. Sem essa compreensão e sem essa integração com as outras dimensões que compõem a nossa instituição, certamente não mereceríamos ter o nome de Universidade. A extensão é fundacional e imprescindível para que a universidade sempre possa cumprir sua missão’, reiterou.
A mesa também contou com a participação do professor Tomaz Aroldo da Mota Santos e da vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida. O site já está disponível em https://www.ufmg.br/cevex.
Confira álbum de fotos disponível no https://www.facebook.com/extensaoufmg/
Na solenidade foram homenageadas pessoas que dedicaram parte significativa de seu trabalho e atuação na UFMG, para a construção e fortalecimento da Extensão.
Entre os presentes:
professora Elizabeth Costa Dias
Pró-reitora gestão 1976-1978
professor Evandro José Lemos da Cunha
Pró-reitor gestão 1980-1982 / 1994-1998
professor Renato Quintino dos Santos
Pró-reitor gestão 1982-1984
professor Tomaz Aroldo da Mota Santos
Pró-reitor gestão1984-1986
professor Edison José Corrêa
Pró-reitor gestão 1998-2002 / 2002-2006
Edite Cunha
representante dos técnicos administrativos em educação atuantes em ações de Extensão
professora Ângela Imaculada de Freitas Dalben
Pró-reitora gestão 2006-2010
professora Efigênia Ferreira e Ferreira
Pró-reitora gestão 2012-2014
professora Benigna Maria de Oliveira
Pró-reitora gestão 2014-2018
professora Claudia Mayorga
Pró-reitora adjunta gestão 2014-2018
Estudante Marilza Máximo
Representante dos estudantes que atuam em ações de Extensão
Letícia Oliveira Gomes de Faria
Participante do Movimento dos Atingidos por Barragem
Três ações de interface extensão e pesquisa contempladas com a oferta de cinco bolsas. Esse é o resultado, divulgado nesta quinta-feira, 31, da chamada interna para programas e projetos cadastrados no Participa UFMG Mariana/Rio Doce, ação conjunta das pró-reitorias de Extensão e de Pós-graduação da UFMG, que estimula a participação de mestrandos em atividades cadastradas no programa Participa - Mariana-Rio Doce. Após o prazo para a interposição de recursos, foram contempladas três propostas, dentre as oito submetidas, num universo de mais de 60 professores cadastrados. Confira os contemplados:
Título: Avaliação e monitoramento de indicadores de qualidade em duas propriedades rurais no município de Barra Longa, MG
Coordenadora: Adriana Monteiro da Costa
Unidade: Instituto de Geociências
Bolsas: duas bolsas (uma de graduação e uma de pós-graduação)
Título: Cartografias Emergentes
Coordenadora: Natacha Silva Araújo Rena
Unidade: Escola de Arquitetura
Bolsas: duas bolsas (uma de graduação e uma de pós-graduação)
Título: Observatório dos conflitos ambientais: tecnologias sociais e justiça ambiental
Coordenadora: Andrea Luisa Zhouri
Unidade: Fafich
Bolsa: uma bolsa de graduação
Com vigência máxima de 12 meses, as bolsas de extensão serão destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação, nível mestrado, da UFMG, desde que não seja beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais de fomento.
A corrida de rua, um dos esportes mais populares no Brasil, praticado por mais de 4,5 milhões de pessoas, será uma das novidades da décima edição do Domingo no campus que ocorrerá em 3 de setembro, das 8h às 13h, no gramado da Reitoria e no Bosque da Escola de Música. A atividade, intitulada Corrida 90 anos UFMG, celebra as nove décadas de fundação da Universidade.
Fácil de ser praticada, pois depende basicamente das condições de saúde, da vontade do participante e de um bom par de tênis, a corrida terá percurso misto por vias e trilhas do campus Pampulha, como explica o professor Reginaldo Gonçalves, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), um dos organizadores da atividade, ao lado do professor Márcio Viana Prudêncio.
"Essa corrida será diferente das provas convencionais, que geralmente ocorrem no asfalto. A nossa terá um trajeto muito atraente, dentro do campus, passando por trilhas e locais agradáveis que muitas pessoas não conhecem", afirma o professor. Os corredores farão um percurso de 4,7 quilômetros que começa e termina em frente à Escola de Ciência da Informação, em vias com pavimento de pedras, grama, terra e cascalho, com subidas e descidas. "O grau de dificuldade do trajeto é moderado", avalia o professor, que também é corredor.
Participarão pessoas acima de 18 anos com preparo físico e saúde adequados para a prática da atividade. Serão oito categorias, quatro no feminino e quatro no masculino: categoria A, dos 18 aos 29 anos; B, dos 30 aos 44 anos; C, dos 45 aos 59 anos; categoria D, acima de 60 anos. As inscrições já estão encerradas. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada faixa etária (masculino e feminino) serão premiados com medalhas. Confira o regulamento e mais informações no site.
Outra atração é a oficina de pipas, que pretende reunir familiares e amigos em torno de antiga brincadeira e colorir o céu do campus Pampulha. Também figura na programação o já conhecido Tô de boa, tô no campus, com participação de 13 monitores do Programa de Educação Tutorial de Educação Física e Lazer da EEFFTO. Eles se revezarão entre jogos de futebol, peteca, slackline, dança e pintura, entre outras atividades.
A equipe do Bike Anjo BH também voltará ao Domingo no campus. Trata-se de uma rede de ciclistas experientes que ensina a pedalar e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. É recomendável que os participantes tragam suas bicicletas e equipamentos de proteção. Bolsistas de extensão do projeto Serelepe, da Escola de Belas Artes, vão ministrar a oficina PaTumTum, na qual ensinarão brincadeiras e cantigas de roda aos adeptos de jogos tradicionais.
"A infraestrutura será a mesma oferecida em outras edições: equipe de segurança, alimentação com food trucks e banheiros químicos. A corrida vai exigir mais atenção no trajeto, devido à presença de ciclistas no campus, que serão orientados a evitar o percurso no momento da prova a fim de prevenir acidentes", explica Eliane Ferreira, assessora da Pró-reitoria de Administração (PRA).
A pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, avalia positivamente a iniciativa. "Essa é a décima edição do Domingo no campus desde que o projeto foi retomado em 2015. Avaliando essa trajetória, acredito que nosso principal objetivo – integrar a universidade com a cidade e apresentar o campus como um espaço de encontros – está sendo cumprido", diz a pró-reitora, que também destaca a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG na proposição e realização de atividades além das acadêmicas. "Percebemos ainda que a cada edição o público aumenta e se diversifica. O evento já está consolidado no calendário da UFMG e cada vez vez mais integrado à agenda de Belo Horizonte", conclui Benigna.
Mais informações e toda a programação do evento, que é aberto ao público, estão disponíveis no site.
*Bolsistas de jornalismo da Pró-reitoria de Extensão
As inscrições para a ‘Corrida 90 anos UFMG’ foram encerradas devido ao grande número de inscritos, que superou em quase cinco vezes a quantidade de vagas ofertadas. Segundo a organização da prova, em menos de 24 horas foram recebidas 950 inscrições – de início foram abertas 200 vagas que deveriam ser preenchidas por ordem de inscrição até a próxima quinta-feira, dia 31.
Após verificação dos 200 primeiros inscritos, a organização observou que foram contempladas todas as oito categorias (quatro no feminino e quatro no masculino): categoria A (18 a 29 anos de idade); B (30 a 44 anos); C (45 a 59 anos) e categoria D (acima de 60).
Entre os 200 primeiros inscritos, no entanto, a menor procura foi registrada na categoria acima de 60 anos, o que motivou a organização a abrir mais 20 vagas para essa faixa etária. Elas serão preenchidas entre excedentes com mais de 60 anos. Segundo um dos organizadores da prova, o professor Reginaldo Gonçalves, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, a medida busca equilibrar o número de participantes dessa categoria com as demais. “Dez vagas serão destinadas a mulheres acima de 60 anos já inscritas e outras dez a homens da mesma faixa etária também inscritos”, explica o professor. Assim, serão ofertadas 220 vagas.
Ainda hoje serão enviados e-mails aos 220 primeiros inscritos solicitando a confirmação da participação. A não confirmação acarretará a perda da inscrição e a liberação de vagas para excedentes inscritos que serão chamados a partir da próxima semana.
Dúvidas poderão ser esclarecidas junto à organização pelo e-mail producaocultural@proex.ufmg.br.
Abertas inscrições gratuitas para a ‘Corrida 90 anos UFMG’ que integra a programação do Domingo no Campus UFMG
A 10ª edição do Domingo no campus UFMG, marcada para o dia 3 de setembro, de 8h às 13h, vai celebrar os 90 anos da UFMG com uma atividade diferente: a Corrida 90 anos UFMG. As inscrições, gratuitas, iniciaram hoje, 22 e vão até 31 de agosto de 2017. São ofertadas 200 vagas e a participação acontecerá por ordem de inscrição; no momento em que as 200 vagas forem preenchidas, as inscrições se encerrarão (ainda que antes da data final do período de realização das inscrições). Podem participar quaisquer pessoas acima de 18 anos com preparo físico e saúde adequadas para a prática da atividade.
Confira o REGULAMENTO
Inscrições CLIQUE AQUI
“Será um percurso de 4.7 Km, que começa e termina em frente à Escola de Ciência da Informação, em vias com pavimento de pedras, grama, terra e cascalho, com subidas e descidas, num grau de dificuldade moderado”, explica o professor Reginaldo Gonçalves, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), um dos organizadores da corrida, ao lado do professor Márcio Viana Prudêncio.
A corrida contemplará oito categorias, quatro no feminino e quatro no masculino: categoria A, dos 18 aos 29 anos; B, dos 30 aos 44 anos; C, dos 45 aos 59 anos e categoria D, acima de 60 anos. Serão premiados com medalhas o 1º, 2º e 3º lugares masculino e feminino, nas categorias A, B, C, D. A largada será dada às 9h, em frente à Escola de Ciência da Informação, na Av. Mendes Pimentel, campus Pampulha da UFMG. É recomendável que o participante use roupas adequadas à prática esportiva e chegue ao local da prova com no mínimo 45 minutos de antecedência da entrega dos “números de peito.
Dúvidas deverão ser esclarecidas junto à organização pelo e-mail producaocultural@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4068.
Divulgada o resultado preliminar da chamada interna para programas e projetos cadastrados no Participa UFMG Mariana/Rio Doce
As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pós-Graduação da UFMG, divulgaram nesta sexta, 18 de agosto, o resultado preliminar da chamada interna, de fomento a programas e projetos de extensão cadastrados no Participa UFMG Mariana - Rio Doce. A iniciativa vai ofertar bolsas, com vigência de setembro de 2017 a agosto de 2018, para discentes de graduação e de pós-graduação, nível mestrado.
Foram contempladas duas propostas, dentre as oito inscritas, sendo que cada uma receberá duas bolsas (uma de extensão e uma de pós-graduação):
Título: Avaliação e monitoramento de indicadores de qualidade em duas propriedades rurais no município de Barra Longa, MG
Coordenadora: Adriana Monteiro da Costa
Unidade: Instituto de Geociências
Título: Cartografias Emergentes
Coordenadora: Natacha Silva Araújo Rena
Unidade: Escola de Arquitetura
O edital é fruto de parceria entre as pró-reitorias de Extensão e de Pós-graduação da UFMG e buscou estimular a participação de mestrandos e doutorandos em atividades cadastradas no programa Participa - Mariana-Rio Doce, como explica a pró-reitora de Pós-graduação da UFMG, professora Denise Maria Trombert Oliveira. "É desejável o envolvimento, cada vez mais próximo, dos programas de Pós-Graduação com atividades de extensão, a própria CAPES nos cobra isso nas avaliações que realiza. Inserir alunos de pós-graduação em contato com a realidade do Participa é promover um rico contato com uma realidade preocupante em nosso país, é prover a oportunidade de, enquanto se titulam, fazer diferença na vida de pessoas que foram, direta ou indiretamente, impactadas pelo desastre ocorrido", afirma.
A pró-reitora de Extensão, professora Benigna Oliveira, endossa a importância da indissociabilidade nas ações da academia e destaca que "este edital está em sintonia com a política da Proex de fortalecimento da interação entre a graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão, o que já permitiu a publicação de editais em parceria com a Prograd, a PRPq e agora a PRPG".
A pró-reitora adjunta de Extensão, professora Claudia Mayorga lembra ainda que "os problemas que o desastre causou e segue causando para a população e territórios atingidos convocam a universidade para realizar ações integradas de extensão e pesquisa em uma posição de permanente diálogo com os atingidos, os grupos organizados e seus representantes".
Com vigência máxima de 12 meses, as bolsas de extensão serão destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação, nível mestrado, da UFMG, desde que não seja beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais de fomento.
Na próxima segunda, 14, Paula Lena, pesquisadora e coreógrafa argentina ministra a palestra Danças ancestrais para a feminilidade atual. Aberta ao público, a atividade começa às 19h, no auditório Álvaro Apocalypse da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha)
A professora é coreógrafa e dançarina em seus próprios espetáculos e de outros diretores da argentina, da América Latina e da Europa. Sua formação inclui balé clássico, dança contemporânea, dança-teatro, composição coreográfica, tango e teatro. Paula Lena desenvolve pesquisas sobre história e arte da dança do ventre feminina e publica os resultados de seus estudos em vários meios de comunicação de todo o mundo. Na atividade de segunda, a artista apresentará seu primeiro livro, Neo Baladí. Reflexiones sobre, para, desde la Danza Oriental, lançado pela editora Libro Luminoso.
O evento, que integra as comemorações dos 60 anos da Escola de Belas Artes, é promovido pelo colegiado do Curso de Dança da UFMG.
As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pós-Graduação lançaram nesta sexta, 14 de julho, a chamada interna, de fomento a programas e projetos de extensão para pleito de bolsas destinadas à participação de discentes em programas e projetos cadastrados no Participa UFMG Mariana - Rio Doce. Poderão ser proponentes apenas servidores docentes, em efetivo exercício na UFMG, cadastrados no Participa.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, o programa Participa articula grupos de extensão e pesquisa da UFMG envolvidos com mapeamento, diagnóstico e soluções para os danos à população e possível reconstrução das áreas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, além de estimular o desenvolvimento de ações interinstitucionais continuadas.
A chamada vai fomentar a proposição de programas e projetos que prevejam o trabalho integrado de discentes de graduação e de pós-graduação, nível mestrado oferecendo bolsas com vigência de setembro de 2017 a agosto de 2018 (máximo de 12 meses).
A proposta apresentada deverá atender aos conceitos de Extensão Universitária, seja programa ou projeto, conforme estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU), além de ser elaborada no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e apresentar status ativo no momento da submissão.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de mensagem e documentação enviada para o e-mail dife@proex.ufmg.br até o dia 08 de agosto de 2017.
As bolsas de extensão serão destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação ou de pós-graduação, nível mestrado, da UFMG, desde que não seja beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais de fomento.
Edital disponível aqui