Para quem deseja atuar como bolsista em ações de extensão na Universidade Federal de Minas Gerais estão disponíveis várias novas oportunidades de bolsas, com prazos de inscrições variados, principalmente janeiro e fevereiro de 2019. Programas e projetos de extensão de diversas áreas do conhecimento selecionam estudantes de graduação da UFMG regularmente matriculados de vários cursos. As bolsas são resultado do edital de Fomento de Bolsas para Programas e Projetos de Extensão (Pbext) 2019 que visa, por meio da concessão de bolsas acadêmicas, estimular a participação dos discentes nos programas/projetos de extensão, buscando contribuir para a sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.
São concedidas bolsas acadêmicas para programas e projetos de extensão universitária, nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa, para o ano de 2019, com vigência de 12 meses e pagas mensalmente adotando como referência os valores das bolsas correspondentes pagas pelas agências oficiais de fomento à pesquisa (atualmente o valor é de R$400,00 por 20h semanais).
As ofertas de bolsas estão disponíveis no site da Proex/UFMG na "Área do Aluno - Oportunidade de Bolsas". Além disso todos os editais também são divulgadas nas redes sociais - Facebook e Twitter.
Essa é uma oportunidade única de participar como bolsista de programas e projetos de extensão universitária na UFMG, portanto, não deixe de conferir os editais que ainda estão abertos e se inscreva.
Coordenado pela professora Ivana Montandon Soares Aleixo, o Projeto de Extensão de Ginástica Artística (UFMG/GA), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, realizará seletiva de novos talentos para compor sua equipe de competição. A seleção é voltada para meninas de cinco a oito anos e será realizada no dia 14 de janeiro de 2019, a partir das 14h. Para participar não é preciso ter experiência com a modalidade esportiva.
Informações adicionais sobre a seleção, os horários, valores das mensalidades e matrícula serão fornecidas pelos telefones (31) 3409 2343 (secretaria) e (31) 9 9966 6597 (profa. Eliene Novais) ou pelo e-mail ginasticaartisticaufmg@gmail.com
As avaliações são gratuitas e serão realizadas por ordem de chegada, no Ginásio de Ginástica Artística da EEFFTO, no campus Pampulha ( Av. Presidente Carlos Luz - próximo ao Hipermercado Carrefour). Há um custo mensal para treinar e participar do projeto, existente desde 1994 e relevante para o desenvolvimento de crianças. Serão formadas equipes de alto rendimento e pré-equipes que almejam integrar futuras equipes.
Durante a avaliação, as meninas devem prender os cabelos e utilizar roupas confortáveis para praticar esportes, como blusa e short. Localizado no campus Pampulha, o projeto de extensão funciona como uma escola de esportes, que busca, mediante um ambiente prazeroso e educativo, formar atletas com excelência e preparo para representar o Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação EEFFTO
Há pouco mais de 3 anos a Pró-reitoria de Extensão da UFMG vem desenvolvendo ações de estímulo à formação de redes que buscam reunir e articular grupos, núcleos e laboratórios de extensão ensino e pesquisa em torno de temas emergenciais que afetam a sociedade contemporânea. De caráter interdisciplinar, propõe a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre os "nós" da rede em diálogo com outros setores da sociedade (políticas públicas, organizações sociais, movimentos sociais).
Em função da realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019 e estimulada pelo Conselho Nacional de Saúde, que propôs a aproximação da universidade de seu processo de construção, está prevista, ainda neste ano, a publicação de edital de fomento, ao qual a UFMG poderá apresentar uma proposta institucional.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga,"em função dessa política de formação de redes, já estabelecida e pela necessidade de desenvolvimento de ações interdisciplinares em saúde, particularmente entre os setores saúde e educação, tomamos a iniciativa de dar início à Rede Saúde-Educação Básica", explica.
A primeira ação da Rede é promover uma reunião aberta à comunidade UFMG, na próxima terça-feira, 18, às 14h, na sala 6009, no prédio da Reitoria. O objetivo é estabelecer a Rede Saúde-Educação Básica e designar grupo de trabalho para a apresentação de proposta ao edital do Conselho Nacional de Saúde. Para participar é necessário confirmação pelo email gab@proex.ufmg.br. Mais informações pelo telefone 3409-3215, na sala das Redes Proex UFMG.
A Pró-Reitoria de Extensão da UFMG divulgou nessa terça-feira, 11, o resultado final do edital nº 08/2018, que concede bolsas acadêmicas para programas e projetos de extensão universitária, nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa, para o ano de 2019. As bolsas continuarão com vigência de 12 meses e serão pagas mensalmente adotando como referência os valores das bolsas correspondentes pagas pelas agências oficiais de fomento à pesquisa.
Foram contempladas 166 propostas nas duas modalidades (Pbext e Pbext Ação Afirmativa) , abrangendo todas as oito áreas temáticas da extensão universitária quais sejam: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção e Trabalho.
Confira o resultado edital Proex nº 08/2018
O 51º Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex Sudeste), ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 de dezembro 2018, sediado pela Universidade Federal do Espírito Santo, através da Pró-Reitoria de Extensão. Trata-se de um importante momento, que antecede ao 44º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão - no qual gestores de extensão das instituições do Sudeste realizam uma plenária para tratar assuntos pertinentes à região.
A pró-reitora de Extensão da UFMG,Claudia Mayorga, participa do evento ao proferir palestra na mesa intitulada 'Meio ambiente, direitos humanos e sustentabilidade: o caso do Rio Doce', tendo como moderador o professor Olney Vieira da Motta (Uenf). A mesa, marcada para 16h30, debaterá: 1) Impacto ambiental após o rompimento da barragem da Samarco, professor Edmilson Costa Teixeira (Ufes), 2) Direitos Humanos e trabalho em rede diante do desastre Mariana - Rio Doce, professora Claudia Mayorga e 3) Medidas de sustentabilidade e desenvolvimento regional, professor Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp (Ufop).
A pró-reitora explica que sua apresentação "versará sobre as redes para promoção dos direitos humanos e com foco específico nas ações em torno do desastre de Mariana-Rio Doce", antecipa .
Confira a programação completa do 51º Encontro Regional Forproex Sudeste disponível aqui.
Acesse a programação do 44º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão https://doity.com.br/forproex
Como é a participação dos alunos em ações extensionistas da Universidade? A fim de refletir sobre esta questão a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove hoje (30), o Seminário de Metodologias para Prática de Extensão, como parte das atividades do 12º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG). O objetivo do evento é proporcionar à comunidade acadêmica oportunidades para discutir sobre a creditação curricular em extensão e sobre as diretrizes da extensão universitária brasileira.
A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, além do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza e a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Após a abertura a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga proferiu a palestra intitulada 'Dimensão acadêmica da extensão e o protagonismo docente e discente'. Na palestra Mayorga abordou "o protagonismo estudantil desde a reforma de Córdoba, que em 2018 completa 100 anos, a importância da formação cidadã dos estudantes mediante sua inserção nas ações de extensão e o papel do professor como orientador na formação acadêmica dos estudantes".
Durante o seminário estão sendo discutidos os resultados de pesquisa realizada na Unimontes sobre a participação discente em ações extensionistas. Também serão apresentadas as ações do Núcleo de Estatísticas e Informações da Extensão – Nieex e do Sistema de Gestão da Extensão (Sigex). Às 16h30 estará em discussão a 'Creditação curricular em extensão na Unimontes'. O tema será abordado pela pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
O Espaço f, espaço de exposições da Escola de Belas Artes da UFMG, receberá até o dia 30 de novembro a exposição AstekA (Isto não é México) – Imaginários Mexicanos na América Latina. O projeto busca retratar as inscrições do mexicano na cultura popular latino-americana e revelar o peso da influência dos meios de comunicação nos nossos códigos de representação.
“AstekA narra a forma como “o mexicano” tem se incorporado à identidade latino-americana, desde o espiritual (na religiosidade popular) até o epidérmico (na tatuagem) passando pela “alta” cultura (na arte) e pela cultura de massas (na televisão, na música popular), até converter-se num marketing de identidade”, como explica Juan Carlos Rodriguez, artista responsável da exposição.
A exposição que é resultado de vários anos de câmera na mão tem uma dimensão muito maior do que o recorte apresentado, como conta Adolfo Cifuentes, coordenador do Espaço f . "Esta pequena degustação é um pretexto para pensar as necessárias cartografias desses universo cultural, geopolítico e econômico chamado Latino-América nesta encruzilhada chamada de contemporaneidade.”, ele completa.
O Espaço f fica no segundo andar da Escola de Belas Artes no Campus Pampulha.
Redação: Nathália Araújo
Um dos mais antigos projetos de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, a Divisão de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito celebra seis décadas de trabalho intenso. Neste ano de celebração, será lançada a revista virtual da DAJ e serão promovidos diversos eventos comemorativos. Um deles, o Diálogos sobre Assistência Jurídica: 60 anos da DAJ tem como objetivo reunir pessoas importantes que integraram essa Divisão em diversos momentos da sua história, resgatando a memória da instituição e daqueles que passaram por ali, além de promover discussões e reflexões sobre a importância da prática jurídica universitário.
A nova diretora da Divisão, Renata Maia fala um pouco sobre a importância do órgão: “Os nossos clientes são o nosso maior tesouro. Sem eles não haveria a DAJ e para eles trabalhamos diuturnamente, para que seus apelos e angústias sejam ouvidos. Mas ao dar voz aos nossos clientes damos oportunidade de aprendizado real para os nossos alunos que também são o nosso maior tesouro.”
Empossada em Setembro, Renata Maia pretende fazer da DAJ uma família e conseguir uma maior interação entre os alunos, os orientadores e a direção. “E para que isto ocorra é necessário ouvir todos os integrantes, para suprir e eliminar as deficiências, exaltando e reforçando as qualidades da instituição. [...] fazendo com que os alunos tenham mais interesse em participar de um escritório escola e que é e sempre foi modelo, e pelo qual já passaram muitos docentes e profissionais bem-sucedidos em todas as áreas de atuação.”
A Divisão da Assistência Estudantil da UFMG é responsável por grupos de estudos, criação de projetos a fim de aproximar o público externo e a faculdade pública e também promove assistência jurídica a população. O atendimento na DAJ é realizado através de plantões, que acontecem de segunda a quinta-feira, das 12 às 14hs na Avenida João Pinheiro, nº 100, Ed. Villas Boas, 7º andar
Redação: Nathália Araújo