Com o objetivo de atender à convocação do Conselho Nacional e Estadual de Saúde e reforçar a tarefa institucional na construção de uma sociedade democrática, participativa e livre, a UFMG organiza, no dia 10 de abril, às 13 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, uma Conferência Livre com o tema “Saúde e Educação”.
De acordo com a professora da Faculdade de Medicina Cristina Alvim, assessora para a área da Saúde, as Conferências de Saúde têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS. “Ocorrem a cada quatro anos, sendo convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Nacional de Saúde e conta com a representação dos vários segmentos sociais. Tem por objetivo construir diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde (Plano Plurianual de 2020-2023) que atendam aos anseios e necessidades da população”, explicou.
Na UFMG, segundo Cristina, deverão ser elaboradas três propostas para o nível Estadual e uma para o Nacional, em cada eixo temático proposto: Eixo I – Saúde como Direito; Eixo II – Consolidação do SUS; Eixo III – Financiamento do SUS.
Ela destacou, ainda, que o SUS tem sofrido violentos ataques aos seus princípios e diretrizes realizados por forças que buscam uma contratação social para esse direito aos moldes anteriores a 1988. “Defender o SUS significa defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população, o SUS é a única opção de assistência à saúde, e defender conquistas que são exemplos para o mundo”.
A professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Lívia de Souza Pancrácio de Errico, que faz parte da Comissão Organizadora juntamente com a professora Kátia Ferreira Costa Campos, enfatizou a importância de reavivar a memória, renovar a reflexões e compreender os movimentos que hoje orientam o pensamento da organização da atenção à saúde em nosso país. Ela destacou também sobre a reunião preparatória para essa conferência livre que será realizada no dia 9 de abril, às 14 horas, no Pilotis da EEUFMG.
Conferência Nacional
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8) com a temática: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” será realizada nos dias 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília/DF.
Entre os objetivos estão debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Mais detalhes no site do evento.
Fonte: Escola de Enfermagem UFMG
UFMG abre chamada pública para pesquisadores proporem atividades para o Dia Nacional da Ciência
A UFMG realiza, em parceria com a SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência a 2ª edição do Dia Nacional da Ciência, onde serão realizadas uma série de atividades de divulgação científica. Gratuita e aberta ao público, a programação acontecerá no dia 7 de julho, na Praça da Liberdade. A UFMG, em parceria com a SBPC, propõe o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade de envolvimento de outras instituições de ensino superior e de pesquisa de Belo Horizonte.
Com o objetivo de valorizar a ciência, demonstrar sua importância para as transformações econômicas, culturais e educacionais numa linguagem mais lúdica e didática, a UFMG abriu uma chamada pública para que todos os docentes da instituição possam propor atividades para serem executadas no evento, sendo necessário preencher o formulário eletrônico.
8 de julho
O Dia Nacional da Ciência é celebrado em 8 de julho, porém em 2019 a celebração ocorrerá no domingo, 7. A data foi instituída pela Lei Nº 10.221/2001 e também é comemorado o Dia Nacional do Pesquisador (Lei Nº 11.807/2008).
Professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Minas Gerais poderão se inscrever para participar da 20ª UFMG Jovem a partir do dia 31 de maio. Em 2019 o tema da feira científica será " Biodiversidade, Tecnologia e Arte" e a data de realização é nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, no Hall do CAD 1 do campus Pampulha da UFMG. O objetivo é ser um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo estado de Minas Gerais.
Podem participar da feira, escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos. Cada professor poderá concorrer com até dois projetos. As inscrições vão até 07 de julho e o resultado da seleção será divulgado no dia 9 de agosto.
Mais informações entre em contato através do e-mail: ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelos telefones: (31) 3409-4427 | (31) 3409-4428. A 20ª UFMG Jovem é um evento realizado pela Diretoria de Divulgação Científica da UFMG (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão.
Mais de 3 anos se passaram desde o desastre de Mariana, que ocorreu em novembro de 2015 e 50 dias depois do rompimento da barragem B1 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH e as duas maiores tragédias ambientais da história do Brasil estão longe de atender aos atingidos. Essa foi uma das conclusões do debate, ocorrido na tarde de hoje, no auditório da Reitoria, no Campus Pampulha da UFMG.
Na abertura a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, ressaltou que “o atual momento pelo qual passamos, tem exigido que sejamos universidade pública que se abre para os grupos e dialoga com eles, que principalmente aprende com a população atingida. Estamos aqui como UFMG, sob uma perspectiva de adotarmos uma postura ética e em defesa dos direitos humanos, não de falar sobre nossos conhecimentos ou tecnologias, mas de escutar, aprender e se transformar com esse diálogo. Eu acredito que ainda temos muito o que aprender pois Mariana e Brumadinho são a ponta de um iceberg de uma dinâmica muito maior que a gente precisa compreender para transformação dessa realidade”, enfatizou.
Em seguida a professora Andrea Zhouri, da Fafich, coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – Gesta, convidou os debatedores e coordenou as discussões. Ela chamou a atenção para a continuidade de desastre de Mariana. “O desastre de Mariana ainda esta ocorrendo e as pessoas continuam lutando, se refazendo como sujeitos e se reaprendendo. Por isso é tão importante trazê -los para o debate, porque quanto mais a gente se distancia da sociedade, há sensação de que aquilo já era, já aconteceu, mas nosso objetivo aqui é mostrar que não, que ainda esta acontecendo, e não há como mensurar as consequências disso nem seus desdobramentos”, alertou.
Gladston Figueiredo, representante da equipe de assessoramento técnico da Cáritas - entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos - concordou com Zhouri. “Anos após o rompimento esse dano é continuado e o que se vive em Mariana é uma realidade de adoecimento, de rompimento de modos de vida e um crime que vem se renovando cotidianamente nas vida dos atingidos", opinou. Figueiredo acrescentou ainda que "isso se dá única e exclusivamente devido à ganância e a visão do grupo responsável, cuja preocupação é o lucro em detrimento das vítimas, as empresas só querem ressarcir o mínimo possível”, declarou.
Uma das atingidas, que também participou do debate foi Luzia Nazaré M. Queiroz, membro da Comissão dos atingidos de Paracatu de Baixo, que denunciou que a comunidade foi destruída pelo rompimento da barragem e Mariana está esquecida. “O que mostra na mídia, os informativos é tudo só mídia, e como nós, atingidos, somos a parte “menor” não temos mídia ou televisão para falar sobre a gente”, desabafou.
Morando em Paracatu de Baixo há 18 anos, Luzia lamentou a perda de autonomia dos atingidos para gerenciar a própria vida. “Hoje perdemos a condição de governar nossas vidas, temos um ditador - que são as empresas , BHP, Vale e Samarco por meio da Fundação Renova - que nos impõem como viver e por isso tem muita gente está adoecendo e morrendo de tristeza”, revelou.
Um dos exemplos de adoecimento é do produtor rural Marino D ´Angelo, da Comissão dos atingidos da zona rural que também esteve no debate. “Hoje eu tomo remédios para controle de pressão alta, além de três antidepressivos e me tornei diabético e essa tortura se renova a cada dia pois não tem nada resolvido em Mariana. É por isso que a gente precisa do apoio de todos inclusive das universidades”, pede.
D ´Angelo criticou ainda a forma como o processo é encaminhado na justiça. “Me incomoda muito o porquê das vítimas terem que negociar com os criminosos e o pior, nesse processo são os criminosos quem ditam as regras, tenho certeza que se eu tivesse cometido qualquer crime contra a Samarco, já estaria preso”, constatou.
O debate "Para Além do Rompimento: Lições de Mariana" seguiu por toda a tarde, com participação da plateia, que dirigiu perguntas e comentários e contou com transmissão ao vivo pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A gravação na íntegra está disponível no canal do YouTube da CAC.
A programação é apoiada pelo Participa UFMG – programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão que reúne grupos de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de articular iniciativas de diversas áreas com atuação na região – e pelo Observatório Interinstitucional do Desastre Mariana-Rio Doce.
Publicado em: 01-03-2019
A Pró-Reitoria de Extensão da UFMG vai lançar novo edital referente à concessão de bolsas para apoio à gestão da extensão nas unidades da UFMG. O edital trata de ações que promovam a participação de discentes de graduação da Universidade em programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento das políticas de extensão no âmbito dos Centros de Extensão (Cenex).
Poderão ser proponentes servidores docentes ou técnico-administrativos em educação, em efetivo exercício na UFMG, que sejam Coordenadores de Cenex. Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de programa ou projeto para solicitação de até duas bolsas por proposta, não estando impedido de participar de outras propostas como membro da equipe. Serão concedidas bolsas para atuação no âmbito da unidade proponente por meio de ações de comunicação, divulgação científica, preservação da memória e organização de acervos para acesso ao público. A duração máxima é de 12 meses, com período de vigência de maio de 2019 a abril de 2020.
O edital contempla recursos financeiros para bolsas de extensão, destinadas a discentes regularmente matriculados em curso de graduação da UFMG sendo que o número de bolsas e a sua duração em meses estão sujeitos à disponibilidade orçamentária da UFMG para 2019 e 2020. Não será concedida bolsa ao estudante beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais.
A proposta contemplada deverá ter contrapartida da unidade sob a forma de apoio operacional e de infraestrutura.
Inscrições
As inscrições vão de 11 a 25 de março, até às 16horas e serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Fomento da Proex, acessado pela intranet “minhaUFMG” ou pela página eletrônica da www.ufmg.br/proex, conforme consta no edital.
O julgamento e a classificação de propostas ficam a cargo da Câmara de Extensão a quem cabe, igualmente, o direito de desclassificar propostas em desacordo com o edital. O julgamento compreende três etapas: a primeira é eliminatória, e as propostas submetidas serão analisadas pelo corpo técnico da Proex. Na segunda as propostas aprovadas na etapa anterior serão analisadas quanto ao mérito pelos membros dos comitês assessores da Câmara de Extensão ou por avaliadores ad hoc. Na terceira e última etapa serão analisadas novamente pela Câmara de Extensão, para julgamento final e concessão de bolsas, as propostas que obtiverem pelo menos 60% da pontuação máxima na segunda etapa.
Resultado
Dia 23 de abril, a Câmara de Extensão informará, no Sistema de Fomento da Proex, o número de bolsas concedidas para o programa ou projeto e será divulgado no site https://www.ufmg.br/proex.
Serviço: Proex edital de fomento de bolsas para apoio à gestão da extensão nas unidades da UFMG
Lançamento do edital: 1º de março de 2019
Inscrição de propostas no Sistema de Fomento da Proex: 11 a 25 de março de 2019, às 16 horas
Avaliação das propostas pelos Comitês Assessores e pela Câmara de Extensão: 26 de março a 04 de abril de 2019
Divulgação do resultado preliminar: 05 de abril de 2019
Interposição de recurso: 06 a 15 de abril de 2019
Divulgação do resultado final: 23 de abril de 2019
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) torna público o processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante nacional e estrangeiro. Há vagas para docentes com doutorado, regime de trabalho de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva.
No edital do ano passado, denominado Programa Professor Visitante do Magistério Superior, foram contemplados nove programas de extensão, sendo uma das vagas destinada ao programa de extensão 'UFMG + Ciência & Tecnologia e Sociedade de Informação em Territórios de Cidadania', do Departamento de Sociologia e outra vaga ao programa de extensão 'Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT: Direitos Humanos e Combate ao Sexismo e Homofobia', do Departamento de Psicologia, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).
As inscrições devem ser feitas até às 23h59 de 8 de março de 2019. Podem participar candidatos com título de doutor, docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área com produção científica relevante, entre outros critérios. As inscrições deverão ser feitas preenchendo formulário disponível em https://aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa
O contrato é por tempo determinado de um ano, para professor visitante e dois, para professor visitante estrangeiro, podendo ser renovado até o limite de 24 meses para brasileiro e até 48 meses para estrangeiro. Mais informações diretamente nos respectivos departamentos aos quais os programas de extensão estão vinculados.
Acesse os editais
Edital nº 89, de 30 de janeiro de 2019 - condições gerais para realização de seleção de professor visitante e professor visitante estrangeiro na UFMG
Edital nº 93, de 31 de janeiro de 2019 - seleção de professor visitante e professor visitante estrangeiro na UFMG destinada ao departamento de Psicologia da Fafich (versão em português)
Edital nº 94, de 31 de janeiro de 2019 - seleção de professor visitante e professor visitante estrangeiro na UFMG destinada ao departamento de Sociologia da Fafich (versão em português)
UFMG offers positions for Visiting Professors, Brazilian or foreign, to collaborate with extension and outreach programs, in connection with research and teaching.
One position is for a professor in the area of Science Communication, public communication of S&T, public engagement and citizen science, linked to the program “UFMG +: Science, technology and information in environments of citizenship”, and will be associated to the Dept. of Sociology.
The second position is to work with the program “Nucleus of Human Rights and LGBT Citizenship”, in the Dept. of Psychology.
Applicants must submit until March, 8, 2019, at 23:59 (São Paulo time), must have a PhD. Application are made online: https://aplicativos.ufmg.br/solicitacao_externa
The job is with a full-time contract for one year for Brazilian professors, e two years for foreign professors, and may be renovated for a maximum of 24 (Brazilians) or 48 (foreign) months.
To access the calls:
Edital nº 93, de 31 de janeiro de 2019 - visiting professor for the Dept. of Psychology
a) in Portuguese
b) In English
Edital nº 94, de 31 de janeiro de 2019 - visiting professor for the Dept. of
a) in Portuguese
b) in English
Passear pelo museu é uma descoberta. A cada passo que se dá, um mundo desconhecido se abre para o público. O Espaço do Conhecimento UFMG vai abrir a partir de 15 de fevereiro, as inscrições para agendamento de visitas guiadas para grupos. Trata-se de um passeio guiado pela origem do universo, na companhia de mediadores onde os visitantes poderão conhecer o surgimento da vida na Terra, as diversas visões sobre a origem da humanidade e vários outros assuntos abordados pela mostra de longa duração Demasiado Humano além de visitar as exposições temporárias e sessões no Planetário.
Para participar, basta realizar o agendamento e estar atento às seguintes orientações:
1- Escolha o turno (manhã, tarde ou noite) de sua preferência:
Manhã: de terça a sexta-feira, das 9h às 11h (máximo de 90 alunos por turno).
Tarde: de terça a sexta-feira, das 14h às 16h (máximo de 90 alunos por turno).
Noite: quarta-feira, das 19h às 21h (máximo de 65 pessoas – alunos e acompanhantes).
Sábado: das 10h às 12h (máximo de 65 pessoas – alunos e acompanhantes).
1.1 – O número de acompanhantes fica limitado a cinco pessoas.
2- Conheça as sessões de planetário disponíveis para suas visitas aqui.
3- O formulário eletrônico para o agendamento ficará disponível por 24 horas.
3.1 – Cada vaga do agendamento dá direito à visita de 45 alunos. Caso o professor queira trazer mais estudantes, é preciso enviar outras inscrições, lembrando que um formulário corresponde a 45 visitantes.
4- As escolas serão selecionadas por ordem de inscrição, respeitando a capacidade de atendimento de visitantes por turno.
5- O envio do formulário não garante o agendamento do grupo. Após o envio do formulário as escolas selecionadas terão seu agendamento confirmado via lista divulgada neste site.
6- A confirmação do agendamento de escolas privadas está vinculada ao envio da cópia do comprovante de pagamento da GRU referente à participação na sessão do planetário, com dez (10) dias de antecedência, para o e-mail agendamento.conhecimento@gmail.com.
6.1- Em caso de desistência, o valor referente à GRU não será restituído.
6.2 – Para acessar a Guia de Recolhimento da União – GRU (para pagamento para sessão do Planetário), clique aqui.
7- Os pedidos excedentes entrarão automaticamente para a lista de espera, que será, também, divulgada neste site.
8- A lista das escolas selecionadas e a lista de espera serão disponibilizadas no 1º dia útil após encerramento do prazo de inscrições. Assim que liberadas as listas, o setor responsável pelo agendamento entrará em contato com as escolas.
8.1– O período de vigência da lista de espera é o mesmo do agendamento.
9 – Antes da visita, professores e acompanhantes das turmas deverão comparecer ao Espaço do Conhecimento e participar da Oficina Preparatória, agendada pela própria equipe do museu. Nesta oficina, além de discutirmos as perspectivas teórico-práticas que embasam o nosso processo educativo e apresentarmos as orientações gerais sobre a visita programada, convidamos os participantes a realizarem uma visita prévia aos espaços expositivos e a assistirem uma sessão no Planetário.
10 – No formulário de agendamento, há três indicações de datas em que os professores podem optar pela preferência em fazer seu agendamento. Porém, essas datas não necessariamente serão as contempladas para as escolas.
11 – Devido a parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), algumas datas já estão ocupadas com agendamentos dessas instituições.
*A participação na Oficina Preparatória é opcional para os professores e acompanhantes de escolas localizadas fora da região metropolitana.
12 – Após as ler todas as instruções acima, acesse aqui os formulários de inscrição ao agendamento do Espaço do Conhecimento UFMG:
ATENÇÃO: Caso a sua escola ou grupo esteja inserido no projeto Circuito de Museus (Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte) ou projeto Hoje é Dia de Museus (Secretaria Estadual de Educação), faça o agendamento diretamente com o coordenador do mesmo.
Para além da visitação espontânea, que pode ser feita individualmente ou em grupos, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece visitas guiadas para escolas públicas e privadas, ONGs, fundações e outras instituições. Os grupos podem ter acesso à exposição Demasiado Humano, às exposições temporárias, sessões no Planetário e atividades no Terraço Astronômico.
Preços: As visitas às exposições são gratuitas. As sessões de filme no Planetário são gratuitas para estudantes da rede pública e professores. Estudantes de escolas privadas pagam meia-entrada (R$ 3,00). Confira nossa política de gratuidade aqui.
Mais informações pelo e-mail: agendamento.conhecimento@gmail.com ou pelo telefone: (31) 99862-4218. Os atendimentos acontecem somente de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h.
Espaço para discussão, formação e produção de conteúdo em diferentes mídias, o Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha (ECVJ) tem o intuito de debater as práticas de comunicação presentes na Região do Vale do Jequitinhonha, sejam elas tradicionais ou recentes. Ac apacidade das mídias em viabilizar mudanças na realidade social, tal como a criação e o acesso às produções completam os propósitos do evento, a ser realizado nos dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em Almenara.
O evento acontece desde 2012, sempre em uma cidade diferente do Vale. Este ano, será a vez de Almenara, município com 41.552 habitantes. O tema “Comunicação como prática emancipatória” guiará os trabalhos, reunindo um total de onze oficinas formativas.
Comunicadores, jovens e moradores da cidade terão, além das oficinas, rodas de conversa sobre“Comunicação e diversidade”, “Comunicação enquanto direito humano no Brasil”,“Empreendedorismo na Comunicação”, entre outras. O evento contará ainda com shows e apresentações culturais, como a do “Boi de Janeiro”, uma das muitas riquezas artísticas do Vale do Jequitinhonha. No dia 3 de fevereiro, encerrando a 8ª edição do ECVJ, será realizada a Mostra de Oficinas, para apresentação de todos os trabalhos produzidos pelos participantes. Além disso,haverá o desenvolvimento da Carta dos Comunicadores, que reúne as discussões e demandas do evento.
“Durante o ano passado, como forma de preparar a comunidade local para receber o evento e também mobilizar jovens comunicadores, oficinas formativas de Fotografia, Vídeo e Produção de Evento ocorreram na cidade. Temos um total de 220 inscritos para o ECVJ, que conta com uma programação muito bacana e promete ser muito bonito”, diz William Nascimento, que é secretário-adjunto de Cultura e Patrimônio Histórico de Pedra Azul e integrante da Comissão Gestora responsável pelo Encontro de Comunicadores. O encontro é uma realização da Prefeitura de Almenara, da Comissão Gestora do Encontro de Comunicadores do Vale e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O Programa Polo Jequitinhonha UFMG, a Associação Imagem Comunitária e a Oficina de Imagens apoiam o evento.
Por: Suporte de Comunicação Polo Jequitinhonha UFMG