Brasil
< Início

Pbext UFMG

Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade já podem consultar o Resultado Preliminar do PBEXT 2020, o qual vai conceder bolsas a alunos da UFMG vinculados a programas ou projetos de extensão.

Edital 01/2020 – que foi lançado no dia 3 de agosto de 2020 pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG – recebeu 312 inscrições de propostas, sendo contempladas, preliminarmente, 255 propostas de programas ou projetos.

Foram concedidas 628 bolsas, sendo 508 na modalidade PBEXT – destinada a discentes da graduação – e 120 na modalidade PBEXT Ação Afirmativa – voltada a alunos classificados socioeconomicamente pela Fump ou ingressos na UFMG pelo sistema de cotas. As bolsas de terão vigência de março de 2021 a fevereiro de 2022.

O período para interposição de recurso ocorrerá de 15 a 24 de janeiro de 2021. O resultado final será publicado no dia 5 de fevereiro.

Nesta edição, o PBEXT trouxe uma inovação no processo de avaliação. Cada proposta foi analisada por dois avaliadores. Em seguida, ela passou pelo crivo dos presidentes dos comitês assessores da Câmara de Extensão. Cada proponente poderá visualizar ambos os pareceres no Sistema de Fomento da PROEX, além do parecer conclusivo da Câmara de Extensão.

Para esclarecimentos e informações adicionais, entrar em contato pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou telefone 3409-3928.

Retificação

A Proex, por meio da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (DAFE), publicou, em 12 de novembro de 2020, a Retificação do cronograma.

Sobre o edital

O edital visa à seleção de propostas de servidores docentes e técnico-administrativos em educação de programa ou de projeto de extensão universitária para pleito de bolsas de extensão nas modalidades PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa, para o ano de 2021, de acordo com as condições definidas 

As inscrições de propostas foram feitas de 3 de agosto a 2 de setembro de 2020, no Sistema de Fomento da PROEX.

O edital visa, por meio da concessão de bolsas acadêmicas, estimular a participação dos discentes nos programas/projetos de extensão, buscando contribuir para a sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Destinado a estudantes que atuam em ações de extensão universitária, o Pbext oferece bolsas a graduandos de todos os cursos da UFMG.

São oferecidas duas modalidades de bolsa, com vigência de março de 2021 a fevereiro de 2022 (máximo de 12 meses): PBEXT, destinada a estudantes de graduação participantes de programas e projetos de extensão, e PBEXT AÇÃO AFIRMATIVA, destinada exclusivamente à participação, em programas ou projetos de extensão, de alunos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel e/ou discentes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901