Brasil
< Início

Pbext

O edital de Fomento de Bolsas para Programas e Projetos de Extensão (Pbext) 2020 visa, por meio da concessão de bolsas acadêmicas, estimular a participação dos discentes nos programas/projetos de extensão, buscando contribuir para a sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Destinado a estudantes que atuam em ações de extensão universitária, o Pbext oferece bolsas a graduandos de todos os cursos da UFMG.

Oferece duas modalidades: Pbext, destinada a estudantes de graduação participantes de programas e projetos de extensão, e Pbext Ação Afirmativa, exclusiva para alunos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel e/ou discentes que ingressaram na UFMG pelo sistema de bônus ou cotas.

As inscrições de propostas ao edital poderão ser realizadas até 02 de setembro de 2019, até às 16h e deverão ser elaboradas no Sistema de Fomento de Extensão de acordo com as orientações para preenchimento.

A divulgação do resultado final está prevista para 6 de dezembro de 2019, no Sistema de Fomento da PROEX e através do site da PROEX.

Confira o edital Pbext 2019. 

Resultado preliminar 

No dia 12 de novembro, a Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe/Proex) informou à comunidade acadêmica o resultado preliminar. 

Foram recebidas 262 propostas de alunos, professores e técnico-administrativos da UFMG para a obtenção de bolsas de extensão nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa. Desse montante, 186 iniciativas foram contempladas, 41 classificadas e 35 eliminadas.

As ações selecionadas receberão apoio financeiro para a execução de projetos ou programas até, pelo menos, fevereiro de 2021.

As iniciativas foram avaliadas pela Câmara de Extensão de acordo com as diretrizes de extensão universitária e as condições definidas previamente no edital Proex nº 01/2019, lançado em 5 de agosto de 2019. A divulgação do resultado final está prevista para 6 de dezembro.

Todos os inscritos poderão acessar o parecer individual do resultado, por meio de consulta ao Sistema de Fomento da PROEX (acessado também pela página da Proex).

Resultado final

Dia 05 de dezembro, após os recursos, a Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe/Proex) informou à comunidade acadêmica o resultado final

Das 262 proposições para obtenção de bolsas de extensão nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa, 185 foram contempladas.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901