Brasil
< Início

Formação em Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão tornou público, em 29 de maio de 2020, o resultado final do edital de Fomento à Formação em Extensão Universitária no âmbito da Pós-graduação (Edital 02/2020). Clique aqui e saiba mais.

Orientações para implementação e gestão das bolsas

Resultado preliminar 

No dia 15 de maio, foi publicado o resultado preliminar. clique aqui.  

Confira as orientações acerca do fluxo do edital 

Sobre o Edital 02/2020

As pró-reitorias de Extensão e de Pós-graduação da UFMG receberam até, até 4 de maio de 2020, inscrições de propostas para o edital de fomento a iniciativas de Formação em Extensão Universitária no âmbito da pós-graduação. O edital, publicado no dia 14 de abril, visa à concessão de bolsas de extensão a estudantes de graduação e pós-graduação – nível mestrado e doutorado –, que participam de atividades de extensão vinculadas aos programas de pós-graduação. 

As propostas preveem a participação integrada de graduandos, mestrandos e doutorandos, além de atuação pautada prioritariamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Apenas os coordenadores das atividades de extensão designados pelos colegiados de pós-graduação puderam submeter propostas. Os coordenadores são servidores docentes em efetivo exercício na UFMG. Os programas de pós-graduação indicaram até duas propostas. 

No ato da submissão, o projeto ou programa ou projeto de extensão devem apresentar status ativo no Sistema de Informação da Extensão (Siex).  As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Fomento da Proex.

Participação do discente

A indicação dos bolsistas poderá ser feita no sistema a partir do dia 1º de junho. Os estudantes de pós-graduação e de graduação cumprirão, respectivamente, uma jornada de até 12 horas semanais e 20 horas semanais. Cada proposta deve, necessariamente, solicitar uma bolsa de extensão para estudante de pós-graduação e uma bolsa para estudante de graduação. Os estudantes de pós-graduação receberão bolsa no valor de R$ 550,00 e os de graduação no valor de R$ 500,00.

Os graduandos devem necessariamente ter classificação socioeconômica níveis I, II ou III junto à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou ter ingressado na UFMG pelo sistema de cotas. Quanto aos estudantes da pós-graduação, será dada preferência àqueles que ingressaram na UFMG por meio de vagas reservadas pelas ações afirmativas. O colegiado ao qual o mestrando ou doutorando está vinculado deverá estabelecer os critérios para a integralização de créditos a partir de participação na atividade.

Clique aqui para acesso ao edital.

Veja também:

Notícia do Portal da UFMG destaca importância do edital para incrementar produção do conhecimento, fortalecer as ações afirmativas e combater Covid-19

Clique aqui e saiba o que a extensão da UFMG tem feito para enfrentar e superar a atual situação de emergência em saúde pública.  

Conheça também as medidas tomadas pela Pró-reitoria de Extensão.

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901