Brasil
< Início

Formação em Extensão

As pró-reitorias de Extensão e de Pós-Graduação da UFMG tornaram público, em 16 de abril de 2021, o Resultado Final do edital de Fomento à Formação em Extensão Universitária no âmbito da Pós-graduação.  

As propostas foram submetidas no âmbito do Edital 02/2021, publicado no dia 2 de fevereiro de 2021 (ver Resultado Preliminar). 

O prazo de submissões de propostas esteve aberto no Sistema de Fomento da Proex no período de 19 de fevereiro de 2021 a 15 de março de 2021. 

O edital visa à concessão de bolsas de extensão a estudantes de graduação e pós-graduação – nível mestrado e doutorado –, que participam de atividades de extensão vinculadas aos programas de pós-graduação. 

As propostas devem prever a participação integrada de graduandos, mestrandos e doutorandos. Apenas os coordenadores das atividades de extensão designados pelos colegiados de pós-graduação puderam submeter propostas. Os coordenadores são servidores docentes em efetivo exercício na UFMG. Os programas de pós-graduação indicarão até duas propostas. 

Quando da inscrição, o projeto ou programa ou projeto de extensão devem apresentar status ativo no Sistema de Informação da Extensão (Siex).  

O resultado final está previsto para o dia 16 de abril.

Participação do discente

A primeira indicação de bolsistas vai acontecer de 1° a 15 de maio de 2021. Os pós-graduandos e graduandos cumprirão, respectivamente, uma jornada de até 12 horas semanais e 20 horas semanais. Cada proposta deve, necessariamente, solicitar uma bolsa de extensão para estudante de pós-graduação e outra para estudante de graduação. Os estudantes de pós-graduação receberão bolsa no valor de R$ 550,00 e os de graduação no valor de R$ 500,00.

Os graduandos devem necessariamente ter classificação socioeconômica níveis I, II ou III junto à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou ter ingressado na UFMG pelo sistema de cotas. Quanto aos estudantes da pós-graduação, será dada preferência àqueles que ingressaram por meio de vagas reservadas pelas ações afirmativas.

O colegiado ao qual o mestrando ou doutorando está vinculado deverá estabelecer os critérios para a integralização de créditos a partir de participação na atividade.

Para mais informações e dúvidas, fale conosco pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br 

Edital anterior (n°02/2020) 

Resultado final (publicado em 29 de maio de 2020)

No dia 15 de maio de 2020, foi publicado o resultado preliminar. clique aqui.  

Orientações para implementação e gestão das bolsas

Confira as orientações acerca do fluxo do edital 

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901