Brasil
< Início

Avaliação

A Diretoria de Avaliação da Extensão (DAEXT) vem desenvolvendo, entre outros, os seguintes procedimentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações de extensão no âmbito da UFMG:

1. Perfis das Ações de Extensão da UFMG

Em 2015, a DAEXT iniciou o mapeamento das ações de extensão desenvolvidas pelas vinte unidades acadêmicas, pelo Hospital das Clínicas e por quatro outros agrupamentos de unidades não acadêmicas da Universidade. Como estratégia de trabalho, esse conjunto de unidades e órgãos foi dividido em quatro grupos. Objetivando-se um acompanhamento periódico da extensão na UFMG, a partir de dados do Sistema de Informação da Extensão (SIEX), serão elaborados perfis descritivos para cada um desses grupos a cada três anos, resultando em ciclos avaliativos trienais. Os dados resultantes desse mapeamento serão disponibilizados às unidades para discussão com a PROEX e planejamento estratégico do conjunto de ações de extensão para o próximo triênio.

Relatório 2014 - Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Agrárias, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Direito, Escola de Belas Artes, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia).

Relatório 2015 - Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Veterinária, Faculdade de Ciências Econômicas, Instituto de Geociências, Escola de Arquitetura, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia, Museu de História Natural e Jardim Botânico e Escola de Educação Básica e Profissional).

2. Acompanhamento dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PROEXT/MEC/Sesu

O acompanhamento destas ações é realizado por meio da análise dos relatórios parciais e finais com emissão de parecer técnico e elaboração de relatório síntese sobre as principais dificuldades/mudanças relatadas pelos coordenadores nos relatórios parciais relativos ao desenvolvimento dos programas/projetos. Ao final do processo de acompanhamento, elabora-se também o relatório síntese do Perfil e de alguns resultados dos Programas e Projetos, com base na análise dos relatórios finais apresentados pelos coordenadores.

Relatório 2014

3. Avaliação dos Bolsistas participantes dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PBEXT

Desde o início de  2000, a PROEX vem realizando o acompanhamento dos programas e projetos contemplados pelo Edital PBEXT por meio da aplicação de formulários de avaliação. No formato atual, os formulários são preenchidos pelos orientadores e bolsistas de extensão no Sistema de Fomento. Esses instrumentos são utilizados principalmente para avaliar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes participantes na perspectiva dos bolsistas e de seus orientadores.

Relatório Comparativo da avaliação bolsistas - 2012 e 2013

Relatório 2013

Relatório 2014

4. Outros relatórios

Relatório Consulta Avaliadores - Encontro de Extensão 2014

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901