Brasil
< Início

Avaliação

1. Perfis das Ações de Extensão da UFMG

Mapeamento das ações de extensão desenvolvidas pelas vinte unidades acadêmicas, pelo Hospital das Clínicas e por quatro outros agrupamentos de unidades não acadêmicas da Universidade. Como estratégia de trabalho, esse conjunto de unidades e órgãos foi dividido em quatro grupos. Objetivando-se um acompanhamento periódico da extensão na UFMG a partir de dados do Sistema de Informação da Extensão (SIEX), desde 2015, estão sendo elaborados perfis descritivos para cada um desses grupos a cada três anos, resultando em ciclos avaliativos trienais. Os dados resultantes desse mapeamento são disponibilizados às unidades para discussão com a PROEX e planejamento estratégico do conjunto de ações de extensão.

1.1. Primeiro Ciclo Avaliativo das ações de extensão na UFMG (dados de 2014 a 2016):

Relatório 2016 - (postado em 20/02/2018) - Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Instituto de Ciências Exatas, Escola de Ciências da Informação, Faculdade de Letras, Escola de Música, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional, Escola de Enfermagem, Administração Central e Órgãos Auxiliares e Suplementares).

Relatório 2015 - (atualizado em 22/01/2018) - Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Veterinária, Faculdade de Ciências Econômicas, Instituto de Geociências, Escola de Arquitetura, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Odontologia, Museu de História Natural e Jardim Botânico e Escola de Educação Básica e Profissional).

Relatório 2014 (atualizado em 12/09/2017) - Perfil das ações de extensão da UFMG e algumas unidades (Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Agrárias, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Direito, Escola de Belas Artes, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia).  

Documento síntese do 1º Ciclo Avaliativo

A partir de 2018, os dados sistematizados nos relatórios do 1º Ciclo estão sendo retomados para fins de análise comparativa da evolução dos perfis das ações de extensão nas unidades analisadas, em forma de sinopse acompanhada de um parecer avaliativo com considerações e proposições da PROEX para cada uma das Unidades.

1.2. Segundo Ciclo Avaliativo das ações de extensão na UFMG (comparativo 2014-2017)

Relatório da UFMG

Relatório da Faculdade de Medicina

2. Acompanhamento dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PROEXT/MEC/Sesu

O acompanhamento destas ações é realizado por meio da análise dos relatórios parciais e finais com emissão de parecer técnico e elaboração de relatório síntese sobre as principais dificuldades/mudanças relatadas pelos coordenadores nos relatórios parciais relativos ao desenvolvimento dos programas/projetos. Ao final do processo de acompanhamento, elabora-se também o relatório síntese do Perfil e de alguns resultados dos Programas e Projetos, com base na análise dos relatórios finais apresentados pelos coordenadores.

Relatório 2014

3. Avaliação dos Bolsistas participantes dos Programas e Projetos contemplados pelo Edital PBEXT

Desde o início de  2000, a PROEX vem realizando o acompanhamento dos programas e projetos contemplados pelo Edital PBEXT por meio da aplicação de formulários de avaliação. No formato atual, os formulários são preenchidos pelos orientadores e bolsistas de extensão no Sistema de Fomento. Esses instrumentos são utilizados principalmente para avaliar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes participantes na perspectiva dos bolsistas e de seus orientadores.

Relatório Comparativo da avaliação bolsistas - 2012 e 2013

Relatório 2013

Relatório 2014

Relatório 2015 

4. Sistematização dos dados 'Mapeamento das ações de Extensão do/no currículo de graduação'

O Plano Nacional de Educação (2014-2024) estabelece em sua estratégia 7 da meta 12 o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos à graduação em programas e projetos de extensão universitária. Perante essa previsão e a importância da extensionalização dos currículos de graduação da UFMG, no ano de 2017, a Pró-Reitoria de Extensão realizou o mapeamento sobre a creditação curricular em ações de extensão dos/nos cursos de graduação da UFMG.

Outros relatórios

Relatório Consulta Avaliadores - Encontro de Extensão 2014

AV. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG/CEP 31270-901