Proex

ACESSAR PROEX-UFMG

A UFMG ao longo de sua história tem ocupado um espaço importante na produção do conhecimento científico, artístico e tecnológico e na oferta social deste conhecimento. Com base no princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e Extensão, a UFMG tem garantido a articulação política de suas ações com excelência, relevância e legitimidade social.
 A Extensão, especificamente, se constitui numa política deliberada da universidade de estabelecer vínculos estreitos com a sociedade. Essa política se estrutura por meio de ações que têm por finalidade aprofundar as relações de democratização do saber científico, artístico e tecnológico, difundindo socialmente o conhecimento acadêmico, reconhecendo os saberes populares e de senso comum, aprendendo com a comunidade e produzindo novos conhecimentos. É um movimento denominado por muitos como de mão dupla.
Nessa dinâmica, a Extensão busca construir ações indutoras do desenvolvimento social em diferentes âmbitos e espaços. As suas diretrizes específicas, caracterizadas pela interdisciplinariedade e pela indissociabilidade ensino, investigação e Extensão, favorecem um permanente processo de mobilização interna da instituição, o diálogo e a participação dos diferentes órgãos que a compõem.
É possível dizer que a Extensão ocupa um lugar acadêmico privilegiado na estruturação das políticas universitárias, porque é ela que confere relevância e pertinência à produção do conhecimento e cria a importância social da própria universidade. È por meio das ações de Extensão e pela forma como aborda as questões e desafios postos pela sociedade que a Universidade se diferencia das demais instituições sociais.
Os processos de interlocução gerados com o meio promovem a criação de uma rede múltipla, contraditória e interativa, de enfrentamento da excelência e relevância do conhecimento acadêmico. Por meio dos programas e projetos a universidade é desafiada permanentemente a buscar respostas às perguntas e problemas que lhe são apresentados e que se tornam novos objetos de investigação científica.
Diante de tudo isso, podemos dizer que a UFMG vive, hoje, um momento privilegiado da Extensão universitária. Os princípios da Extensão estão profundamente articulados com os princípios da própria instituição e com as metas do seu projeto de desenvolvimento acadêmico.
AV Antônio Carlos, 6627. UFMG Campus Pampulha, Prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG
  • Miriam Pontello
  • Artur Carvalho
  • Januário Carvalho
  • Jonathan Balmant
  • Bruna Lubambo