Curiosidades

As paneleiras do Vale do Jequitinhonha

Quinta-Feira, 14 de Junho de 2012

As “paneleiras” são mulheres que trabalham com a produção de cerâmica, uma das principais atividades de manifestação cultural do Vale. Elas produzem moringas, vasilhas, panelas, potes, entre outros. A arte tem forte influência indígena e é passada em uma tradição oral, de mãe para filha, mantendo-se por gerações.

paneleirasdovale

Boi de Janeiro

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

A festa do Boi de Janeiro é uma manifestação cultural tradicional em vários municípios do Vale do Jequitinhonha. Como importante parte do folclore da região, o Boi manifesta os costumes do Vale, fazendo uma releitura da festa do Bumba-Meu-Boi, habitual na região do nordeste do Brasil. Acontece durante os seis primeiros dias do mês de janeiro e possui características diferentes em cada município.

boidejaneiro

Candeias

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

As Candeias são árvores da família do Girassol, Asteraceae ou Compositae, comuns na Cadeia do Espinhaço, onde se localiza a nascente do Rio Jequitinhonha. Essas plantas são encontradas nos cerrados e campos rupestres e podem formar grandes populações

candeia

Celebração de Nossa Senhora do Rosário

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

A celebração de Nossa Senhora do Rosário acontece em vários munícipios do Vale do Jequitinhonha, como Araçuai, Chapada do Norte, Minas Novas e Serra. A comemoração, chamada de Festa do Rosário, é uma expressão da mescla de referências religiosas europeias e africanas.

nossasenhora

Copaíbas

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

As copaíbas, também conhecidas como Pau d’óleo ou Pau-Óleo, são árvores ou arbustos pertencentes à mesma família de vários alimentos, como o feijão, a soja e a ervilha, a Leguminosae. A planta é reconhecida por sua importância na medicina popular.

copaiba

Festa de Romaria

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

No Vale do Jequitinhonha, os municípios de Virgem da Lapa, Abadia e Carbonita recebem os devotos das santas Nossa Senhora Da Lapa e Nossa Senhora da Abadia durante o mês de agosto.

romaria

Festa do Divino

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

Para o povo do Vale do Jequitinhonha, a comemoração teve início no começo da colonização portuguesa, como celebração das colheitas. A Festa acontece principalmente nos municípios do Alto Jequitinhonha, em cidades como Diamantina e Turmalina.

festadodivino


Lavadeiras do Vale do Jequitinhonha

Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2012

As lavadeiras do Vale do Jequitinhonha, região situada à nordeste do Estado de Minas Gerais, são guardiãs de antigas canções – batuques, sambas, afoxés, frevos, rodas, modinhas e toadas – cuja origem já se perdeu na memória do tempo.

lavadeiras
Aquariun Soluções WEB

Sempre-Vivas

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015

As Sempre-Vivas, também conhecidas como Flores-de-Palha, são plantas com flores pequenas e chamativas. A aparência viva das flores, mesmo depois de muito tempo de colhidas e secas, é o que dá nome à planta. Diversas famílias de plantas são localizadas e comercializadas como Sempre-Vivas no Vale do Jequitinhonha, como a Eriocaulaceae e a Xyridaceae, encontradas principalmente na Cadeia do Espinhaço, região de nascente do Rio Jequitinhonha.

sempreviva
AV Antônio Carlos, 6627. UFMG Campus Pampulha, Prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG
  • Miriam Pontello
  • Artur Carvalho
  • Januário Carvalho
  • Jonathan Balmant
  • Bruna Lubambo