Como Pesquisar

O catálogo da Biblioteca Virtual trabalha com a lógica booleana (E, OU e NÃO).

Na pesquisa Simples você deverá digitar as palavras, que podem ser o nome ou sobrenome do autor ou palavras que constam no título e assuntos, e, para obter maior eficiência na recuperação da informação desejada, ou seja, maior probabilidade dos documentos selecionados pelo sistema ser do seu interesse, você deverá unir as palavras com um dos operadores booleanos, sendo:

  •        *  Representando o operador ‘E’ – se você quiser que o sistema procure documentos que tenham os termos (ou palavras) que você digitou, por exemplo procuro um artigo sobre educação a distância, então registrarei educacao*distancia
  •      + Representando o operador ‘OU’ – este você utiliza quando quiser que o sistema recupere tudo que for de uma das palavras informadas, ou seja o se informar ao sistema educacao+distancia ele  informará tudo que tem sobre educação e tudo que tem sobre distância. Este operador é também muito utilizado para pesquisarmos sinônimos, palavras semelhantes ou de mesmo significado, porém com grafias diferentes.
  • ·        $ Representando o operador de trucagem. Este operador você utiliza quando não tem certeza da grafia ou quando quiser ver tudo que há no sistema sobre determinado radical, por exemplo, se informar para o sistema educac$ o sistema irá informar as palavras que houver com este radical, ou seja educação, educacional etc.

A pesquisa guiada já define que o operador é o ‘E’ porém você poderá pesquisar em campos específicos, por exemplo, você pode pesquisar somente o sobrenome Coelho no campo de autor e tenha 'Assis' no campo de título – aparentemente você está procurando algo cujo autor é Coelho e que no título tivesse a palavra Assis.

Na pesquisa por termo você pode conhecer os termos que estão indexados, portanto o sistema poderá recuperar os documentos que tratarem ou contiverem este termo.

Bem agora formule uma consulta e ‘clique’ em PESQUISAR.

Após você fazer a pesquisa, o sistema apresentará o resultado, ou seja, o que há na Biblioteca Virtual sobre o que você pesquisou.

No alto da página o sistema informa quantas referências foram recuperadas a partir da pesquisa formulada. Quando o sistema não recupera nenhuma referência, ele informa “Nenhum registro foi selecionado” e, neste caso refaça a consulta utilizando sinônimos ou buscando de forma mais genérica, se  o termo utilizado foi muito específico, ou de forma mais específica se foi mais genérico.

Agora o sistema apresentou referências que recuperou com a consulta formulada.

Verifique qual (is) o (os) documento (s) podem ser do seu interesse. Clique em Completo e você terá a referência completa com mais informações, como por exemplo, o resumo e o link para o texto completo.

Agora que você já selecionou o que realmente tem interesse, ‘clique’ em link ‘acesso ao artigo’ e você terá o documento na integra.

Todos os documentos referenciados têm link para o texto integral ou para a solicitação do texto integral, ou seja, se o documento não estiver disponível virtualmente, o sistema abrirá o software de e-mail para você solicitar o documento.

Como todo sistema, a Biblioteca Virtual também pode ser aperfeiçoada com a sua participação. Escreva sugerindo melhorias e apresentando as suas críticas, inclusive sobre a cobertura de uma determinada temática que você considera que há poucas referências ou, até mesmo, não há referências sobre determinado assunto que você necessita, lembrando que esta é uma Biblioteca voltada especificamente para os cursos apoiados pelo CAED/UFMG.

AV Antônio Carlos, 6627. UFMG Campus Pampulha, Prédio da Reitoria, 6° andar - Belo Horizonte - MG
  • Miriam Pontello
  • Artur Carvalho
  • Januário Carvalho
  • Jonathan Balmant
  • Bruna Lubambo