Mostra Virtual das Profissões

Universidade Federal de Minas Gerais

Confira as Videopalestras e outras informações dentro da página de cada curso

Biomedicina tem ampla área de atuação

Segunda-Feira, 13 de Junho de 2011 · 08h13

A coordenadora do Colegiado de Biomedicina, Leiliane Coelho André, esclarece, em entrevista, algumas dúvidas sobre o curso de Biomedicina.

Qual a área de atuação do Biomédico?

O curso de Biomedicina forma profissionais para atuar no desenvolvimento da saúde humana e saneamento do meio ambiente. Profissionais que possam atuar no estudo e pesquisa clínica das doenças humanas, seus fatores ambientais e epidemiológicos, com intuito de encontrar suas causas,  prevenção, diagnóstico e tratamento.

Os profissionais formados nos cursos de Biomedicina, têm se dedicado principalmente às análises laboratorias, estando aptos a realizar estudos e pesquisas, envolvendo as análises clínicas, genéticas e moleculares de fluídos e tecidos humanos.

Outra área de grande interesse tem sido a de pesquisas clínicas e experimentais em universidades e centros de pesquisas. A docência no magistério superior, em áreas afins à sua formação acadêmica, de graduação ou pós-graduação, também tem sido um campo crescente de atividade profissional do biomédico. Outras áreas de atividade que têm despertado interesse crescente dos egressos são aquelas relacionadas a área de biotecnologia, principalmente em indústrias de produção de insumos biológicos e de regentes para diagnóstico laboratorial e também a área de reprodução humana.

Na área de meio ambiente, através das análises químicas e biológicas, o profissional biomédico tem  participado de estudos de saneamento do meio ambiente, principalmente voltados à qualidade da água e do ar, bem como, a análise de dejetos de risco para a saúde humana e para o meio ambiente

Como é o curso de Biomedicina da UFMG?

O curso de Biomedicina da UFMG promove a formação do biomédico, profissional que atua no desenvolvimento da saúde humana e no saneamento do meio ambiente. A estrutura curricular do curso é direcionado para a área de laboratório clínico com formação livre, mas também oferece  a possibilidade de ênfase em duas áreas complementares: “saúde e ambiente” e “gestão e administração”. O curso acontece no período noturno, de 19h às 22h30, com duas entradas anuais de 20 estudantes em cada semestre e duração prevista de cinco anos e meio, ou seja  11 semestres.

Como é a grade curricular do curso?

A grade curricular do curso é composta por disciplinas obrigatórias e optativas. As áreas do conhecimento, essenciais à atuação do biomédico, propostas para o curso de Biomedicina da UFMG, estão relacionadas a alguns eixos estruturantes como Fundamentos em Ciências Exatas, Biologia dos Seres Vivos, Relação Ser Humano e Sociedade; e Formação Específica em Ciências Biomédicas.

A distribuição da carga horária de disciplinas teóricas do curso é de 48% da carga mínima necessária para a integralização do curso. Essas disciplinas são ministradas na forma de aulas expositivas, grupos de discussão, seminários, análise e discussão de casos. As aulas práticas representam 52% da carga horária mínima prevista ministradas na forma de prática em laboratórios.

O curso oferece ainda as opções de Formação Complementar Pré-estabelecida em Saúde e Meio Ambiente, Formação Complementar Pré-estabelecida em Gestão e Administração e Formação Complementar Aberta, a ser construída a partir da proposição do aluno.

O estágio é obrigatório para o curso?

O estagio curricular previsto na grade do curso é uma disciplina obrigatória e garantido, por isso, pela própria instituição.

Como está o mercado de trabalho para o Biomédico?

Em relação ao mercado de trabalho, alguns especialistas colocam o campo do biomédico como promissor, tendo em vista o vasto campo de atuação. No entanto, é como outros da área da saúde, bastante competitivo. E nesse caso o que fará a diferença é a formação e dedicação do profissional. Uma especialização ou pós-graduação sempre oferece um diferencial a mais.

Ouça debate sobre o curso hoje, 13 de junho, às 15h30 e acesse também a página do curso.

Anterior Próximo

Informações: (31) 3409-4408
(31) 3409-4409

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG

© 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais