Mostra Virtual das Profissões

Universidade Federal de Minas Gerais

Confira as Videopalestras e outras informações dentro da página de cada curso

Fechar

Engenharia de Minas

A Engenharia de Minas é o ramo da engenharia que se ocupa da prospecção, extração, beneficiamento e aproveitamento de recursos minerais.

Nos dois primeiros anos do curso na UFMG, os alunos têm matérias de matemática, física, química, informática e geologia. A partir do quinto período, as disciplinas são mais específicas da área, envolvendo pesquisa mineral, lavra de minas e beneficiamento de minérios. Outro destaque está na ampla infraestrutura oferecida aos estudantes, que inclui laboratórios de tratamento de minérios, tecnologia de rochas, pesquisa mineral, modelagem matemática e caracterização mineralógica.

As empresas mineradoras são responsáveis pela absorção da maioria dos profissionais do setor. No entanto, o engenheiro de minas pode trabalhar também em centros de pesquisa, empresas de consultoria, engenharia e prestação de serviços e em instituições de ensino. Com a informatização e automação de vários processos na indústria, uma área de atuação que cresce para esse profissional é o trabalho com softwares de mineração.

Mais informações

  • Modalidade: Bacharelado
  • Turno: Diurno
  • Vagas: 60 (30 por semestre)
  • Duração Mínima: 5 anos
  • Unidade: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Escola de Engenharia, Campus Pampulha
  • Site: www.demin.ufmg.br

Vídeo


Cursos na área de Engenharias

Anterior Próximo

Informações: (31) 3409-4408
(31) 3409-4409

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG

© 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais