Mostra Virtual das Profissões

Universidade Federal de Minas Gerais

Confira as Videopalestras e outras informações dentro da página de cada curso

Fechar

Engenharia Florestal

O Engenheiro Florestal é responsável por manejar as florestas nativas e plantadas e aliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. Em um mundo em que a demanda de madeira e a exploração dos recursos naturais é cada vez maior, o que tem levado a destruição e derrubada de grandes áreas de floresta nativa, a sua atuação se torna cada vez mais necessária.

No começo, os estudantes têm disciplinas básicas, como matemática, botânica e anatomia vegetal. A partir do 5º período, tem-se início a carga didática mais profissionalizante, com matérias específicas da área. Também é possível optar por uma das seguintes áreas de ênfase: recuperação ambiental, que envolve atividades em áreas degradadas; e produção florestal, que é a plantação de florestas com o propósito de desenvolvimento sustentável.

Os engenheiros florestais podem atuar em órgãos fiscalizadores e gestores do meio ambiente, como o Instituto Estadual de Floresta (IEF), ou em prefeituras e institutos de pesquisa ambiental. Também têm espaço no setor privado, onde é possível trabalhar no segmento de reflorestamento de empresas de carvão vegetal, celulose e papel, por exemplo.

Mais informações

  • Modalidade: Bacharelado
  • Turno: Diurno
  • Vagas: 40 (primeiro semestre)
  • Duração Mínima: 5 anos
  • Unidade: Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Campus regional da UFMG, Montes Claros
  • Site: www.ica.ufmg.br

Vídeo


Cursos na área de Engenharias

Anterior Próximo

Informações: (31) 3409-4408
(31) 3409-4409

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG

© 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais