Mostra Virtual das Profissões

Universidade Federal de Minas Gerais

Confira as Videopalestras e outras informações dentro da página de cada curso

Fechar

Terapia Ocupacional

O Curso de Terapia Ocupacional é ofertado na UFMG desde 1979, tendo sua sede na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) localizada no campus Pampulha. A duração do Curso é de quatro anos e as aulas são ministradas em período integral, no horário diurno. São oferecidas 66 vagas anuais, na modalidade bacharelado, divididas em duas entradas semestrais.

O eixo do currículo sustenta-se em cinco grandes temáticas inter-relacionadas ao longo da formação profissional: Níveis de atenção à saúde; Cotidiano/Qualidade de vida/participação social; Desempenho de papéis e funções: atividades de vida diária, trabalho/atividades produtivas, lazer e brincar; Desenvolvimento humano; Impacto das incapacidades e deficiências no cotidiano das pessoas. Essas temáticas são abordadas nas áreas de desenvolvimento infantil, Saúde Mental e Psiquiatria, Saúde Física, Gerontologia, e Saúde e Trabalho.

Desde o início do Curso o aluno ingressa em disciplinas práticas que, em grau crescente de complexidade, o capacitam para realizar os estágios curriculares realizados em instituições públicas e ou privadas. Além das disciplinas específicas da Terapia Ocupacional e de áreas afins, os alunos cursam matérias optativas e eletivas ofertadas pelas diversas unidades da UFMG, ampliando o leque de conhecimentos sobre assuntos de relevância acadêmica para a sua formação.

A profissão

A Terapia Ocupacional trabalha para que pessoas que sofrem de algum problema físico, mental ou social tenham o máximo de independência e autonomia possível em suas vidas. O profissional de terapia ocupacional é responsável por produzir conhecimento, avaliar e intervir, enfocando a relação do indivíduo com a ocupação em contextos distintos, seja nas áreas de autocuidado, trabalho/atividades produtivas e lazer/brincar, para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida do indivíduo em seu cotidiano.

O objetivo final do trabalho do terapeuta ocupacional é fazer com que a pessoa tenha o máximo possível de independência e autonomia nas atividades que realiza em seu cotidiano. O terapeuta ocupacional pode trabalhar em instituições de natureza pública, privada ou filantrópica de prestação de assistência à saúde, como: Centros de Convivência; Centros de Referência à Saúde Mental; Centros de Referência à Saúde de Idosos; Hospitais; Ambulatórios; Postos de Saúde; Equipes de Saúde da Família; Núcleos de Saúde Física; Clínicas Especializadas e Centros de Reabilitação, Consultórios particulares, fazer consultorias em empresas e escolas.

Mais informações

  • Modalidade: Bacharelado
  • Turno: Diurno (Manhã e Tarde)
  • Vagas: 66 (33 por semestre)
  • Duração Mínima: 4 anos
  • Unidade: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Campus Pampulha
  • Site: www.eeffto.ufmg.br

Terapia Ocupacional


Podcast



Cursos na área de Ciências da Saúde

Anterior Próximo

Informações: (31) 3409-4408
(31) 3409-4409

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG

© 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais