Mostra Virtual das Profissões

Universidade Federal de Minas Gerais

Confira as Videopalestras e outras informações dentro da página de cada curso

Fechar

Educação Física

Um dos propósitos do curso de Educação Física da UFMG é demonstrar à sociedade que o profissional de Educação Física não é, necessariamente, aquele profissional que para ser reconhecido como tal, deva ter um corpo musculoso e, sua atuação ficar restrita à beira das quadras. É um especialista no conhecimento da atividade física nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano, considerando o contexto social e histórico-cultural.

O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares. Pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física.

O Curso de Educação Física forma licenciados e bacharéis São oferecidas 120 vagas anuais no Vestibular. A partir de 2011 o curso será dividido já no vestibular. Serão ofertadas 60 vagas para a licenciatura e 60 vagas para o bacharelado, deste modo os alunos farão a opção pelas modalidades no concurso vestibular.

Durante o curso, o estudante tem a oportunidade de participar de projetos de extensão em musculação, dança, atividades para idosos, ginásticas, lazer, reabilitação, entre outros. Além de poderem atuar em projetos de pesquisa de iniciação científica que propiciam uma formação diferenciada.

A profissão

Os licenciados poderão atuar na Educação Básica, lecionando o conteúdo específico nas aulas de Educação Física, desenvolver e coordenar projetos de ensino e pesquisa.

Os bacharéis poderão atuar em academias, clubes, hospitais, Nasf’s, além de serem capacitados a desenvolver pesquisas na área de saúde, esporte e lazer; atuar em órgãos públicos: secretaria estadual e municipais de esporte e secretaria estadual e municipais de saúde etc.

Mais informações

  • Modalidade: Bacharelado e Licenciatura
  • Turno: Diurno (Bach e Licenciat.) e Noturno (Bach)
  • Vagas: 120 (30 para cada semestre por modalidade)
  • Duração Mínima: 4 anos
  • Unidade: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Campus Pampulha (EEFFTO)
  • Site: www.eeffto.ufmg.br

Educação Física


Podcast



Cursos na área de Ciências da Saúde

Anterior Próximo

Informações: (31) 3409-4408
(31) 3409-4409

Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG

© 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais