Universidade das Crianças

Mateus Di Mambro - Imagem 14

Animação utilizada no projeto Universidade das Crianças

Autor(es): Mateus Magno Rocha Di Mambro

Resumo: O pesquisador Mateus Magno Rocha Di Mambro, graduado em Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, trabalha atualmente com cinema de animação, divulgação científica e rádio. Faz parte do grupo que desenvolve o projeto Universidade das Crianças, no qual atua na produção de animações e de programas de rádio.

Saiba mais:

O projeto Universidade das Crianças tem por objetivo esclarecer dúvidas corriqueiras, levantadas por crianças, sobre os mais diversos assuntos. Por meio de pequenos programas de rádio e vídeos animados, o projeto leva divulgação científica de maneira descontraída a todos os públicos.

O Universidade das Crianças é um projeto de extensão da UFMG, coordenado pela professora Débora d'Ávila. Envolve alunos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Escola de Belas Artes (EBA) e da Faculdade de Medicina da UFMG, além de contar com a participação de estudantes de 8 a 12 anos de idade, de escolas públicas municipais e estaduais de Belo Horizonte e cidades vizinhas.

Continue lendo...

A equipe do projeto realiza oficinas com alunos – crianças entre 8 e 12 anos –, que fazem perguntas sobre temas variados relacionados à ciência, as quais são respondidas por alunos e pesquisadores da UFMG. Essas respostas são elaboradas em uma linguagem acessível às crianças e transformadas em pílulas radiofônicas (pequenos programas), que são veiculadas na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Em seguida, a locução da rádio é ilustrada e transformada em vídeo de animação. O objetivo do projeto é levar a ciência para o rádio e a televisão, tornando-a mais interessante e mais próxima do cotidiano das pessoas.

O curta-metragem de animação 'Por que não nascemos sabendo?' foi premiado no Festival de Vídeos Científicos dos Países do Mercosul, em 2009. Também, as animações 'De onde vem a nossa voz?' e 'O que o nosso corpo faz para que a gente cresça e se modifique?' foram selecionados para a 18ª Mostra do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi (2010), e selecionados para a 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (2010). O diretor de criação desses curtas é o Mateus Di Mambro, graduado em Artes Visuais pela UFMG, que, com outros bolsistas do Universidade das Crianças, fazem o processo de criação, animação e edição dos vídeos de animação ligados às pílulas radiofônicas.

Links com informações correlatas:

Site do projeto Universidade das Crianças, com programas de rádio e curtas de animação. Disponível em: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/

[x]

Pílula do Conhecimento - Mateus Di Mambro

Vídeo com o pesquisador Mateus Di Mambro sobre o projeto 'Universidade das Crianças'

- Ficha técnica

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503