Sustentabilidade na fabricação de móveis no Vale do Jequitinhonha

  1. Página inicial
  2. Áreas
  3. Ciências Sociais Aplicadas
  4. Sustentabilidade na fabricação de móveis no Val...
Imagem12 - Andréa Franco

Protótipo do difusor sonoro 

Autor(es): Andréa Franco Pereira

Resumo: Muito se fala em sustentabilidade ambiental. Diante de adversidades como: desastres naturais e esgotamento de recursos na natureza os seres humanos vem buscando formas de viver em equilíbrio com o meio ambiente. Desenvolvido entre 2006 e 2008, o projeto ECOPOLO coordenado pela professora Andréa Franco Pereira, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, teve como objetivo trazer sustentabilidade ao pólo de fabricação de móveis da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

Saiba mais:

Sofás de papelão, bolsas de garrafa pet, mosaicos de vidro reciclado, cadeiras de lata de alumínio, absorvedores de som feitos de madeira de eucalipto. Atualmente, uma infinidade de produtos utiliza materiais alternativos, reciclados ou não, como matéria prima para sua produção. Apresentam-se como uma opção mais ecológica e barata do que os produtos feitos com matérias-primas tradicionais, contribuindo, assim, para a tão almejada sustentabilidade do planeta Terra. Toda essa gama de produtos enquadra-se no conceito de ecodesign (design ecológico). Cunhado em 1992, o termo foi pensado por um grupo de empresas norte-americanas do setor eletrônico que buscava uma nova forma de produção que causasse menos impacto no meio ambiente. 

Continue lendo...

Porém, o conceito de ecodesign não se encontra restrito apenas ao tipo de matéria-prima utilizada na confecção dos produtos. Segundo o especialista em sustentabilidade, Joseph Fiksel, da Universidade do Estado de Ohio (EUA), o ecodesign considera e busca reduzir todo o efeito que um produto exerce sobre o meio ambiente, em todas as etapas do seu ciclo de vida. Isto envolve fases que vão desde a extração da matéria-prima, passando pela confecção do produto, pelo marketing realizado sobre ele, sua comercialização, seu uso e o seu descarte.

Tomemos como exemplo os absorvedores e difusores sonoros concebidos no projeto ECOPOLO, desenvolvido entre 2006 e 2008, e coordenado pela professora Andréa Franco Pereira, do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. 

O objetivo do projeto foi trazer sustentabilidade ao pólo de fabricação de móveis da cidade de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, por meio da diversificação e da valorização do uso da madeira de eucalipto reflorestado. Com a crescente demanda do mercado por componentes que cumprem funções específicas em ambientes construídos, chamados de componentes arquitetônicos, procurou-se, com a utilização da madeira do eucalipto, desenvolver produtos que promovessem o conforto ambiental em edifícios. Foram desenvolvidos o absorvedor e o difusor sonoro, ambos com a função de controle do impacto acústico (do som). O primeiro impede a reverberação do som nos espaços construídos (salas, salões), enquanto o segundo distribui o som pelo ambiente. Também foi desenvolvido um brise-soleil de madeira de eucalipto, um componente arquitetônico que impede a incidência dos raios solares nos interiores dos edifícios, controlando a luminosidade e a temperatura dos ambientes.

Links com informações correlatas:

Site Embalagem Sustentável – Design Sustentável ou Ecodesign?

http://embalagemsustentavel.com.br/2010/10/21/design-sustentavel-ecodesign/

Ecodesign – FMF Design – Apresentação Slideshare:

http://www.slideshare.net/marthaandya/conceitos-ecodesign

Site FUNDEP – Detalhes do projeto: Desenvolvimento e preservação à natureza

http://galeriadeprojetos.fundep.br/projeto/projeto_detalhe.aspx?tipo=1&area=4&id=44

[x]

Pílula do Conhecimento - Andréa Franco

Vídeo com a pesquisadora Andréa Franco Pereira sobre o projeto "Sustentabilidade para o pólo moveleiro do Vale do Jequitinhonha"

- Ficha técnica

Licença Copyleft ©

Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Comunicação (CEDECOM) / Núcleo de Divulgação Científica (NDC)

email: imagens@ufmg.br / telefone: (31) 3409-4503