5. Procedimentos seguintes ao Registro Acadêmico
Após a atribuição do número de registro, o aluno de pós-graduação deverá realizar outras duas operações, ambas através da internet, para realizar sua matrícula.
1. Acesso ao Portal Minha UFMG
A partir do momento da confirmação do Registro Acadêmico pelo DRCA, o aluno receberá, em até 72 horas, mensagem eletrônica contendo seu número de registro, seus Números de Identificação Pessoal (NIPs) e orientações de acesso.
O aluno deverá, então, fazer o seu primeiro acesso ao Portal Minha UFMG e seguir as instruções recebidas.
Caso não tenha recebido a mensagem eletrônica dentro do prazo de 72 horas, o aluno deverá solicitar à Secretaria do Curso o seu número de registro e entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), através do telefone 3409-4009 ou do e-mail suporte@dti.ufmg.br, para orientações.
Os usuários que já possuam login e senha de acesso ao Portal Minha UFMG, continuarão usando os mesmos, mas deverão aguardar o recebimento da mensagem eletrônica para os procedimentos.
2. Matrícula
Matrícula é a inscrição em disciplina ou em outra atividade acadêmica a ser desenvolvida em um período letivo. O aluno de pós-graduação não pode deixar de se matricular em cada período letivo, sob pena de ser desligado do curso conforme Art. 61 do anexo à Resolução Complementar 02/2017-CEPE (Normas Gerais de Pós-Graduação).
Os alunos de cursos de mestrado e doutorado realizam suas matrículas em sistema próprio, acessível através do Portal Minha UFMG.
Os alunos de cursos de especialização realizam suas matrículas nas secretarias de seus cursos. Quando o curso for realizado na modalidade de Ensino a Distância (EAD), a matrícula será efetivada em local indicado pela secretaria.
Os prazos para a realização da Matrícula serão fornecidos pela Secretaria do curso, que orientará o aluno sobre o procedimento de matrícula. As datas-limite de Matrícula são previstas no Calendário Escolar da UFMG.
Matrícula On-line [somente cursos de mestrado e doutorado]
O acesso à Matrícula On-line se dá através do link “Matrícula da Pós-Graduação”, dentro da caixa “Sistemas”, no Portal Minha UFMG. O aluno poderá obter, ao acessar o menu “Ajuda” do sistema de matrícula, o manual do usuário, bem como enviar mensagens para o Help Desk a fim de esclarecer suas dúvidas.
Caso o aluno não consiga acessar o Portal Minha UFMG dentro do prazo de matrícula informado pela Secretaria de seu curso, deverá entrar em contato com essa para cientificá-la e receber novas instruções.