Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para Matrícula em Disciplina Isolada

Versão para impressão

A Matrícula em Disciplina Isolada:

É a matrícula, permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.

Cada aluno de disciplina isolada possuirá um único registro que permanecerá ativo apenas durante o semestre de execução da disciplina. Esse registro ficará automaticamente inativo após o encerramento do histórico do semestre.

O registro no Sistema Acadêmico só deverá ser feito para o aluno que obtiver o deferimento de seu(s) pedido(s). Somente após possuir um número de registro, o aluno poderá efetuar a(s) sua(s) matrícula(s). Esses procedimentos são indispensáveis para garantir ao estudante o direito a freqüentar o curso, pois o protocolo não configura matrícula.

A matrícula em disciplina isolada se destina apenas a pessoas interessadas em complementar ou atualizar conhecimentos e que não possuam vínculo discente com a UFMG. É vedada a matrícula em disciplina isolada ao aluno de curso de graduação e de pós-graduação da UFMG.

Processo:

1) O interessado em cursar disciplinas isoladas na UFMG protocola o requerimento junto à Seção de Ensino ou à Secretaria de Curso de Pós-Graduação dentro do prazo previsto no Calendário Acadêmico da UFMG. Nessa etapa, entrega toda a documentação exigida;

2) O Departamento, Colegiado ou Comissão Coordenadora analisa o requerimento e a documentação fornecida e decide pelo deferimento ou indeferimento;

3) I. Requerente Brasileiro: o requerente que tiver o(s) pedido(s) deferido(s) paga a taxa única de matrícula em disciplina isolada e dirige-se à(s) secretaria(s) do(s) curso(s) para matrícula no dia previsto no Calendário Acadêmico da UFMG.           
   II. Requerente Estrangeiro: o requerente deverá, antes de pagar a taxa única, encaminhar-se ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), onde seu registro será gerado. Após isso, o requerente procurará a(s) secretaria(s) do(s) curso(s) para realizar a(s) matrícula(s) deferida(s);

4) A secretaria recebe do requerente o formulário com o deferimento da(s) matrícula(s) mais o comprovante de pagamento da taxa única de matrícula e verifica se toda a documentação está em ordem. Em seguida, no Sistema Acadêmico, verifica se o requerente possui registro ativo na UFMG. Caso não possua nenhum cadastro ou possua apenas registros inativos, a secretaria inclui o registro do requerente e o matricula nas atividades deferidas. Somente a partir da geração do número de registro e do lançamento da(s) matrícula(s) o requerente torna-se aluno de disciplina isolada da UFMG.

Observações:

1. Caso as disciplinas pretendidas sejam oferecidas por cursos de pós-graduação diferentes, o interessado deverá protocolizar um requerimento na secretaria de cada curso ofertante. Posteriormente, deverá realizar a matrícula na secretaria de cada curso que tiver deferido seu requerimento.

2. Se for verificada alguma vinculação a algum curso de Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado, não registrar o aluno e notificá-lo sobre a situação. 

FLUXOGRAMA_ISOLADA_pgto_redim

Estrangeiros

O registro de estrangeiros será feito pelo DRCA, cabendo à(s) Secretarias(s) de Pós-Graduação ou à(s) Seção(ões) de Ensino o lançamento da(s) matrícula(s) deferida(s).

O setor em que o aluno estrangeiro requereu a matrícula deverá encaminhar o interessado ao DRCA antes do pagamento da taxa única e depois do deferimento do pedido.

O aluno estrangeiro deve dirigir-se ao DRCA portando os seguintes documentos:

  • Autorização de registro (parecer de deferimento dado no formulário de requerimento de matrícula em disciplina isolada);
  • Cópia e original do passaporte (página de identificação);
  • Cópia do Visto (se vencido, apresentar o protocolo de prorrogação);
  • Documento que comprove a filiação;
  • RNE (na falta de passaporte e visto);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço no Brasil.

No DRCA, o aluno deverá dirigir-se ao guichê correspondente ao nível da disciplina deferida (graduação ou pós-graduação) para conferência da documentação e registro, que só será efetuado na presença do interessado.

Após receber seu número de registro, o aluno estrangeiro receberá a GRU para pagamento da taxa única e será reencaminhado à secretaria do curso de origem para efetivar sua matrícula.

ATENÇÃO

Para realizar seu registro e sua(s) matrícula(s), o estrangeiro deverá possuir visto de entrada de estudante (VITEM IV) ou permanente.

Pagamento da taxa única no valor de R$ 194,57

A taxa de matrícula em disciplina isolada deverá ser paga uma única vez por semestre, independentemente da quantidade de matrículas deferidas para o período e do nível acadêmico da disciplina (graduação, pós-graduação ou ambos). O pagamento deverá ser feito no mesmo dia de confirmação da matrícula.

O pagamento da taxa única de matrícula no valor de R$194,57 (centro e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos) é obrigatório e deverá ser feito nas agências do Banco do Brasil, no mesmo dia da confirmação da matrícula. O interessado poderá optar por uma das seguintes formas:

1) Pagamento da Guia Única de Recolhimento (GRU Simples) disponível na página http://www.ufmg.br/drca ;

2) Depósito direto na Conta Única do Tesouro Nacional, usando os seguintes dados:

  •  Banco: 001 (Banco do Brasil)  
  •  Agência: 4201-3;           
  •  Conta Corrente: 170.500-8;      
  •  Código Identificador: 1530621522928832-2 e           
  •  CPF do depositante;

Os servidores ativos e inativos da UFMG (professores e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente) devem apresentar a cópia do último contracheque e, no caso de servidores em atividade, a autorização da chefia imediata, para terem direito à isenção da taxa única.

ATENÇÃO

Não são aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.

BRANQUITO

Funções por agente

Requerente
  1. Protocolar o requerimento de matrícula em disciplina isolada no período previsto no Calendário Acadêmico, juntamente com a documentação exigida;
  2. Matricular-se nas atividades em que obteve deferimento no período previsto no Calendário Acadêmico.
Departamento, Colegiado ou Comissão Coordenadora
  1. Analisar o requerimento de matrícula em disciplina isolada;
  2. Manifestar o deferimento ou indeferimento do pedido.
Seções de Ensino,
 Secretarias dos Cursos de Pós-Graduação
  1. Verificar se o requerimento de matrícula obteve deferimento;
  2. Certificar-se de que o requerente não está vinculado a algum curso regular da UFMG.
  3. Solicitar a apresentação do comprovante de pagamento da taxa única;
  4. Efetuar o registro (do requerente brasileiro) e a matrícula do aluno em Disciplina Isolada no Sistema Acadêmico (Graduação e/ou Pós-Graduação).
DRCA
  1. Verificar se o requerimento de matrícula do estrangeiro obteve deferimento;
  2. Certificar-se de que o requerente não está vinculado a algum curso regular da UFMG.
  3. Efetuar o registro do requerente estrangeiro;
  4. Entregar GRU ao aluno estrangeiro;
  5. Encaminhar o aluno estrangeiro à secretaria ou seção de ensino para matrícula.

 

 

Procedimentos no Sistema Acadêmico:

As Seções de Ensino e as Secretarias de Colegiados dos Cursos de Pós-Graduação devem acessar o Sistema Acadêmico da UFMG, disponível no endereço eletrônico https://sistemas.ufmg.br/academicoPos, utilizando login e senha do portal “Minha UFMG”, clicando no ícone Disciplina Isolada.

Para cadastrar o aluno, siga os passos seguintes:

1. Para acessar o sistema:

1º passo - Tela de Login

  • Digitar Login e senha que dão acesso ao portal “Minha UFMG” > Clicar em Entrar
Tel_Login

2º passo - Tela de Acesso ao Sistema

  • Selecionar a opção sistêmica > Clicar em Disciplina Isolada
Tel_AcessoSistema

]

BRANQUITO

2. Pesquisa por existência de registros:

Digitar o CPF e o NOME do interessado na tela de cadastramento e submeter à pesquisa. O sistema checará a validade do CPF e, em seguida, apresentará o formulário de cadastramento. Os campos CPF e NOME são obrigatórios, de maneira a impedir mais de um cadastramento para a mesma pessoa, no mesmo semestre. Havendo duplicidade, o sistema informará o número do Registro Acadêmico existente.

1º passo – Tela de Cadastramento

  • Menu: ALUNO > Incluir 
Tel_MenuAluno

2º passo – Tela de Argumentação para Cadastro

  • Menu: ALUNO > Incluir

- Período de Admissão: selecionar o período atual (mesmo período de oferta da disciplina)

- Lançar o CPF do requerente;

- Lançar o nome completo (Não abreviar nem suprimir partículas como "de", "dos" etc.

Somente se necessário, abreviar o penúltimo nome);

- Lançar documento de identidade (letras e números, conforme documento apresentado);

- Clicar em “Pesquisar”.

Tel_ArgumentaçaoPCadastro

3º passo – Tela de Inclusão para Novo Registro

A pesquisa no banco de dados exibirá as seguintes mensagens:

1º Caso: Para CPF que não apresentar vínculo com a UFMG: “Não existe nenhum aluno cadastrado com os dados informados”. Nesse caso, basta clicar em NOVO para inserir os dados no Sistema Acadêmico. Passe à etapa de inclusão de dados.

Tel_InclusaoNovoRegistro

 

2º Caso: Para o CPF que apresentar qualquer natureza de vínculo com a UFMG:

a) Registro em curso regular: o sistema exibirá a seguinte mensagem “O CPF informado pertence ao registro ativo 2002028596”. Nesse caso, não cadastrar e notificar o aluno sobre a situação. O Sistema Acadêmico não oferecerá opção de prosseguir.

Tel_RegistroAtivo

b) Matrícula em Disciplina Isolada: Se a pesquisa constatar que o CPF já possui um número de registro em disciplina isolada referente ao semestre corrente, significa que o aluno já tem matrícula em outro curso. Nesse caso, não deverá ser realizado outro registro. Anote o número de registro exibido e passe à etapa de lançamento de matrícula. Use esse número para lançar a matrícula na disciplina de seu curso.

Tel_RegistroAtivo-b

3. Inclusão dos dados cadastrais no Sistema Acadêmico:

Verificada a condição de vinculação do aluno, incluir o cadastro. É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.

Opções de Menu: ALUNO > Incluir

1º passo - Tela de Ação

  • Preencher todos os campos e clicar em “Incluir”.
Tel_deAcao

2º passo – Tela de inclusão cadastral

  • Preencher ano e semestre de conclusão da graduação e clicar em “Incluir” 
Tel_InclusaoCadastral

3º passo – Tela de Confirmação Cadastral

Anote o número informado e passe à etapa de lançamento de matrícula

Tel_ConfirmacaoCadastral

4. Lançamento de Matrícula em Disciplina Isolada:

Após criar o registro, é necessário lançar a(s) matrícula(s) deferida(s) para o aluno.

Opções de Menu: MATRÍCULA > Lançar

1º passo - Tela de Argumentação

  • Selecionar o ofertante e digitar o número de registro. Em seguida, clicar em “Pesquisar”. 
Tel_Argumentação

2º passo - Tela de Ação

  • Selecionar a(s) disciplina(s), a(s) respectiva(s) turma(s) e, em seguida, clicar em “Processar”.
Tel_LançarMatriculaIsolada

3º passo - Tela de Confirmação de Matrícula

  • Clicar em Imprimir
Tel_ConfirmaçãoMatricula

4º passo - Tela de Comprovante de Matrícula - Isolada

  • Visualizar os dados e conferir se os dados estão corretos;
  • Clicar em Imprimir.

Após imprimir, carimbar e assinar no campo apropriado.

Tel_ComprovanteMatriculaIsolada