Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para os Classificados no Programa de Vagas Suplementares Indígenas 2023 - 3ª Chamada

(Publicado em: 14/03/2023)

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE VAGAS SUPLEMENTARES PARA ESTUDANTES INDÍGENAS 2023

CALOURO UFMG 2023

SEJA BEM-VINDO!

BRANQUITO

Queremos parabenizá-lo pela sua aprovação e recomendar que leia com muito cuidado e atenção a íntegra das presentes instruções, pois elas têm por objetivo orientá-lo a assegurar a sua vaga na UFMG.

BRANQUITO

TODOS os candidatos selecionados para a 3ª chamada deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, com upload da documentação obrigatória, do dia 15 de março de 2023 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 17 de março de 2023.

BRANQUITO

- Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em quaisquer das seguintes situações:

BRANQUITO
  • Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/drca do 15 de março de 2023 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 17 de março de 2023.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem todos os documentos com antecedência;
AGENDA DO CALOURO 2023
Mês Datas Atividades
MARÇO 15 a 17 Registro Acadêmico, via internet, pelos selecionados na 3ª chamada das Vagas Suplementares Indígenas 2023
20 Divulgação da relação dos registros confirmados e indeferidos
20 Envio, por email, do comprovante de matrícula para os candidatos que tiveram o seu registro acadêmico confirmado.
20 a 24 Período para requerimento de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos pelos selecionados na 3ª chamada das Vagas Suplementares Indígenas 2023
BRANQUITO

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO
BRANQUITO

O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga obtida no Processo Seletivo 2023. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, os seus dados pessoais, acadêmicos e outros.

Para concluir o processo do seu Registro Acadêmico e efetivar sua Matrícula, será obrigatória a apresentação da documentação completa, conforme a listagem abaixo.

BRANQUITO

Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:

1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente na página www.ufmg.br/drca, do 15 de março de 2023 até as 23 horas e 59 minutos ( horário oficial de Brasília) do dia 17 de março de 2023. Para acessar o Registro Acadêmico via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.

BRANQUITO

1.2. Apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos, que deverão ser anexados em formato digital no momento do registro acadêmico, via internet, ou preenchidos:

» Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;

» Histórico Escolar do Ensino Médio

» Documento de Identidade (no caso de candidato estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal, ou passaporte, com Visto Temporário de estudante válido);

» Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais (clique aqui para emitir a certidão de quitação eleitoral);

» Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 45 anos está dispensado da apresentação do documento;

» CPF (clique aqui para emitir o comprovante de inscrição no CPF);

» Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada – Lei 12.089/2009 (formulário online que deve ser preenchido no momento do registro acadêmico, via internet);

BRANQUITO

Os candidatos selecionados que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de Estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.

Os candidatos selecionados que forem ex-alunos e ingressaram na UFMG a partir de 1991, poderão apresentar o Histórico Escolar de graduação original e oficial expedido pela Unidade Acadêmica (Faculdade/Escola/Instituto) em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar.

No caso de ausência do certificado e histórico escolar, será aceita, provisoriamente, uma declaração de conclusão do ensino médio.

2. MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
BRANQUITO

A efetivação da Matrícula é um ato acadêmico também obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga. A Matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso.

BRANQUITO

2.1. Os candidatos interessados em dispensa de disciplina(s), aproveitando-se de estudos anteriores em Instituição de Ensino Superior, deverão, após receberem o comprovante de matrícula, no dia 20 a 24 de março de 2023, protocolizar os requerimentos nos Colegiados dos Cursos para os quais foram selecionados, apresentando o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, fornecidos pela Instituição de origem.

2.2. Os candidatos que obtiverem a dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos deverão efetuar a reformulação de sua matrícula nos Colegiados dos Cursos.

3. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG

BRANQUITO

Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento e encaminhá-lo ao endereço eletrônico duvida@drca.ufmg.br acompanhado da cópia do seu documento de identidade.