Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Registro Acadêmico de Candidatos Selecionados nas Seleções PEC-G 2019 e 2020 para Ingresso em 2020

Última atualização: 04/11/2020

BRANQUITO

Para ingressar no curso de graduação da UFMG, os candidatos selecionados no âmbito do programa devem realizar os seguintes procedimentos obrigatórios e complementares:

• Registro acadêmico online (via internet); e, posteriormente,
  • Apresentação dos documentos de registro acadêmico, conforme item b) abaixo, ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Após esses procedimentos, os candidatos são matriculados nas atividades acadêmicas de seu curso.

BRANQUITO

a) Registro acadêmico online (via internet):

Deve ser realizado antes da apresentação da documentação exigida.

BRANQUITO

É feito mediante o preenchimento de formulário eletrônico acessível via internet, disponível no sistema da UFMG. Para acessá-lo, é necessário informar, na tela inicial, seu nome completo, data de nascimento e número do CPF.

» Período:

Selecionados para ingresso no 1º semestre de 2020: A partir de 14 de janeiro de 2020 Clique aqui para efetuar o registro acadêmico online.
Selecionados para ingresso no 2º semestre de 2020: A partir de 31 de outubro de 2020 Clique aqui para efetuar o registro acadêmico online.
BRANQUITO

b) Apresentação da documentação exigida para registro acadêmico:

Durante o estado de suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia de COVID-19, a apresentação dos documentos abaixo será feita mediante o envio deles por e-mail, exclusivamente no período de 16 a 20 de novembro de 2020, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br.

Após o retorno das atividades presenciais, o aluno PEC-G será convocado a comparecer ao DRCA para apresentar os originais e cópias dos documentos de número 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 listados abaixo, para verificação, arquivo de originais (itens 7, 9, 10 e 13) e regularização de sua situação junto à universidade.

A apresentação dos itens referentes ao seu controle migratório (itens 3 e 4 abaixo) é obrigatória quando de seu comparecimento presencial. Recomendamos, porém, que, caso não tenha ainda migrado para o Brasil, envie-nos, junto aos demais documentos submetidos por e-mail, pelo menos a cópia da documentação referente a seu visto de entrada. Lembramos que, a partir seu ingresso no país, você deverá providenciar seu Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Delegacia de Imigração da Polícia Federal, em até noventa dias. A Carteira do RNM ou o respectivo protocolo é documento necessário para atestar sua regularidade migratória.

BRANQUITO

Listagem dos documentos para envio e posterior apresentação presencial:

1. Comprovante de Registro Acadêmico online (Emitido pelo(a) candidato(a) na conclusão do registro acadêmico via internet);
2. Passaporte;
3. Cédula de identidade de estrangeiro;
4. Comprovante de regularidade da estada no Brasil;
5. CPF;
6. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
7. Carta de Apresentação da Embaixada Brasileira;
8. Certidão de Nascimento;
9. Termo de Compromisso para Matrícula no curso selecionado com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG;
10. Termo de Responsabilidade Financeira com legalização consular emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG;
11. Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do ensino médio ou equivalente, com legalização consular (originais e cópias nítidas);
12. Tradução para o português do item 11, por tradutor público (original e cópia nítida de cada documento), exceto documentos originalmente redigidos em língua portuguesa ou espanhola. As traduções públicas devem ser realizadas no Brasil e os tradutores juramentados poderão ser encontrados nos sítios eletrônicos das Juntas Comerciais estaduais. Clique aqui para consultar tradutores cadastrados na Junta Comercial de Minas Gerais;
13. Atestado de saúde física e mental emitido em data inferior a três meses da data do registro acadêmico na UFMG (original e cópia).

BRANQUITO
Antes de enviar seus documentos por e-mail, certifique-se de que eles atendem às condições abaixo:
  • Integridade: somente envie documentos completos. Não envie documentos parciais ("cortados" ou sem a totalidade das informações que contêm);
  • Legibilidade: somente envie documentos que possam ser efetivamente lidos na tela de um dispositivo. Documentos ilegíveis (sem foco, sem contraste, ou qualquer outra deficiência que prejudique sua leitura ou verificação de seu conteúdo) não poderão ser usados para a realização de seu registro acadêmico;
  • Conformidade: certifique-se de que os documentos enviados estão em conformidade com todas as especificações da listagem de documentos acima; observe, por exemplo, que alguns deles precisam ser emitidos em algum momento específico antes do início de seu vínculo com a universidade.

O não atendimento dessas condições impedirá a realização de seu registro.

BRANQUITO
Selecionados para ingresso no 2º semestre de 2020: Após o retorno das atividades de atendimento presencial, você será convocado ao DRCA para apresentar os originais dos documentos acima para verificação e, quando for o caso, arquivamento.
BRANQUITO
Perderá o direito à vaga no curso o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:
  • Não efetuar o registro acadêmico online, via internet.
  • Não encaminhar a documentação listada acima, completa e com as condições descritas, para o e-mail assessoria@drca.ufmg.br no período de 16 a 20 de novembro de 2020.
  • Não comparecer ao DRCA para apresentar a documentação para registro acadêmico na data e horário quando forem convocados para tal.
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG.