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Instruções para os Classificados no Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas 2021 - 2ª Chamada

(Publicado em: 18/02/2022)

    

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Os candidatos classificados para o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG, deverão efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na UFMG do dia 21 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília) do dia 24 de fevereiro de 2022, conforme os procedimentos abaixo definidos.

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É importante que você leia atentamente as informações e siga TODAS as instruções fornecidas nesse documento.

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O candidato que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado desistente.

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AGENDA
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FEVEREIRO 21 a 24 Registro Acadêmico, via internet pelos  candidatos selecionados na 2ª chamada.
25 Data-limite para confirmação do Registro e expedição do recibo de documentação para Registro Acadêmico, pelo DRCA.
Data-limite para entrega do recibo de documentação para Registro Acadêmico, expedido pelo DRCA, aos candidatos que tiveram os seus Registros Acadêmicos confirmados.
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Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

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1. REGISTRO ACADÊMICO
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O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato classificado fornece à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

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Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:

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1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente, na página www.ufmg.br/drca, do dia 21 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília) do dia 24 de fevereiro de 2022. Para acessar o Registro Acadêmico, via internet, é necessário utilizar seu número de CPF e a sua data de nascimento.

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1.1.2. Apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos, que deverão ser anexados em formato digital no momento do registro acadêmico, via internet, ou preenchidos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade válida expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais (clique aqui para emitir a certidão de quitação eleitoral);
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 45 anos está dispensado da apresentação do documento;
  • CPF (clique aqui para emitir o comprovante de inscrição no CPF);
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1.3. Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

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2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES
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A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação definitiva da vaga. A Matrícula será realizada automaticamente em todas as atividades acadêmicas do 1º período curricular dos cursos para os quais foram selecionados, para todos os candidatos que obtiverem a confirmação do Registro Acadêmico expedida pelo DRCA. 

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2.1. O Comprovante de Matrícula dos alunos devidamente registrados será expedido, pelo DRCA, até o dia 25 de fevereiro de 2022 e será entregue aos alunos, no 1º dia de aula, pela Secretaria do Colegiado do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas - FIEI, na FAE.

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2.2. O candidato classificado que desejar requerer dispensa de disciplina por Aproveitamento de Estudos deverá protocolizar seu requerimento - devidamente acompanhado do Histórico Escolar Oficial e dos programas das disciplinas cursadas com aproveitamento, com indicação de carga horária de cada uma delas, expedidos pela Instituição de origem - na Secretaria do Colegiado do Curso, no 1º dia de aula. Os requerimentos serão analisados, individualmente, pelo Colegiado do Curso.

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2.3. Os calouros que obtiverem a(s) dispensa(s) de disciplinas por aproveitamento de estudos poderão ter a sua matrícula reformulada pelo Colegiado do Curso. 

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3. Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato que não encaminhar ao DRCA a Ficha de Registro Acadêmico ou deixar de enviar quaisquer dos documentos listados no item 1.2 acima, no prazo fixado nesta instrução.

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4. O preenchimento das vagas não ocupadas decorrentes das situações previstas no item 3 acima, será feito mediante edital de convocação de outros candidatos classificados, observando-se a ordem de classificação, por curso, respeitada a ordem decrescente de pontos obtidos no Concurso. As convocações serão publicadas no endereço   www.ufmg.br/drca.

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5. Os candidatos classificados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico  dra@drca.ufmg.br.

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6. Os candidatos classificados deverão consultar permanentemente, pela internet, a página do DRCA (www.ufmg.br/drca), para acompanhar a divulgação de quaisquer outras informações e/ou orientações sobre o Registro Acadêmico, a Matrícula e a chamada de excedentes.

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7. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Concurso.

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8. CADASTRO INICIAL minhaUFMG
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O acesso às disciplinas on line e aos sistemas informatizados da UFMG é feito através do portal minhaUFMG e exige que o aluno se identifique, garantindo a privacidade de acesso às suas informações. Para isto, o candidato classificado terá uma identidade digital que consta de um login e senha únicos.

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O fornecimento da folha de NIP’s será feito pela Secretaria do Colegiado do Curso, na 1ª semana de aula.

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Tendo em mãos a folha de NIP’s, realizar o Cadastro Inicial minhaUFMG:

a) Entrar no endereço eletrônico minha.ufmg.br;

b) Na página de login acessar a opção “Novo Usuário? Veja como acessar a minhaUFMG”:

  • Clicar na opção “Cadastro Inicial” na página explicativa que será apresentada.
  • Escolher um login, uma senha e definir se irá utilizar a caixa de correio da UFMG ou se irá cadastrar um e-mail  externo como contato.
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9. USO DO NOME SOCIAL NA UFMG

Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG, nos termos da Resolução 09 /2015 de 07 de julho de 2015, deverão preencher o requerimento. (clique aqui para acessar o formulário) e apresentá-lo no DRCA.