Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas

(Publicado em: 30/11/2012)

BRANQUITO

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO DO TEATRO UNIVERSITÁRIO 2013

TODOS os candidatos classificados no processo seletivo de 2013 para o Teatro Universitário da UFMG deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012, conforme os procedimentos abaixo definidos.

É importante que você leia atentamente o teor das informações e siga TODAS as instruções fornecidas neste documento.

O candidato classificado que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente, desistente.

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos classificados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.1 desta instrução. Por isso recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos, com antecedência.

Para realizá-lo, os candidatos classificados, deverão:

1.1. Comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico no período de 11 e 12 de dezembro de 2012, no horário das 14h às 16h, como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando obrigatoriamente:

a) Ficha de registro acadêmico que será entregue e preenchida no dia do registro no DRCA;

b) Uma fotografia (3x4) recente do candidato, tirada há menos de um ano, com o nome dele escrito no verso;

c) Original e uma cópia, legível e sem rasuras, de cada um dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, ou Atestado que comprove Ensino Médio em realização;
  • Histórico Escolar do curso comprovado;
  • Histórico Escolar do ensino fundamental (somente para o candidato selecionado para a reserva de vagas);
  • Documento de Identidade do candidato (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante válido);
  • CPF do candidato;
  • Documento de Identidade de um dos pais do candidato, ou do seu responsável legal, quando se tratar de menor de idade.
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais, para maiores de 18 anos;
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;

Os candidatos classificados para as vagas de livre concorrência que tiverem concluído o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado de Educação.

2.  MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados, para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012 no DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), no prédio da Unidade Adminstrativa III – Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte / Minas Gerais – telefone 31 – 3409-4162 no horário de 14h às 16h.

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente, desistente o candidato que não comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.1. acima.

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato que não confirmar a matrícula no período fixado.

5. O preenchimento das vagas não ocupadas decorrentes das situações previstas nos itens 3 e 4 acima, será feito mediante convocação em 2ª Chamada de candidatos excedentes no Processo Seletivo de 2013, observando-se a ordem de classificação por modalidade. A convocação será publicada na página www.ufmg.br/drca e afixada nos quadros de avisos do TU/UFMG.

6. Os candidatos excedentes deverão acompanhar a convocação de 2ª Chamada que será divulgada na página da internet www.ufmg.br/drca, e nos quadros de avisos do TU/UFMG a partir de 17 de dezembro de 2012.

7. Após a convocação, os candidatos deverão comparecer, obrigatoriamente, ao DRCA, na data informada na convocação, munidos da documentação exigida, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula no 1º semestre letivo de 2013.

8. Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados, formalmente desistentes.

9. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.1. acima e o seu próprio documento de  identidade.

10. Os candidatos classificados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

11. Os candidatos classificados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico  dra@drca.ufmg.br.

12. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.