Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula - 2011

(Publicado em: 05/11/2011)

TODOS os candidatos classificados no processo seletivo de 2011 para o Teatro Universitário da UFMG deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no período de 09 e 10 de dezembro de 2010, conforme os procedimentos abaixo definidos.

É importante que você leia atentamente as informações e siga TODAS as instruções fornecidas nesse documento.

O candidato classificado que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente, desistente.

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos classificados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.3 desta instrução. Por isso recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos, com antecedência.

Para realizá-lo, os candidatos classificados, deverão:

1.1. Preencher a Ficha de Cadastro para Registro Acadêmico, via internet, no endereço eletrônico www.ufmg.br/drca, a partir das 10h do dia 02 de dezembro de 2010. Para acessar a Ficha de Cadastro, utilizar o Número de Inscrição e a Senha usados no Processo Seletivo de 2011.

1.2. Se necessário, o acesso à internet poderá ser feito na sala disponibilizada pela UFMG, no DRCA, localizado na Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha, a partir do dia 02 de dezembro de 2010, no horário de 9h às 11h e de 14h às 16h.

1.3. Comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico no período de 09 e 10 de dezembro de 2010, no horário das 14h às 16h30, como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando, obrigatoriamente:

a) Uma foto 3x4 recente, tirada há menos de um ano;

b) Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou documento equivalente ou Atestado que comprove Ensino Médio em realização, ou ainda, Diploma de Curso Superior;
  •  Histórico Escolar do curso comprovado;
  • Cédula de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade válida expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
  • Título de Eleitor, para maiores de 18 anos;
  • Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos;
  • CPF próprio;
  • Cédula de Identidade do responsável pelo aluno (pai, mãe), quando se tratar de menor de idade.

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos classificados, para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada nos dias 09 e 10 de dezembro de 2010 no DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), no prédio da Unidade Adminstrativa III – Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte / Minas Gerais – telefone 31 – 3409-4162 no horário de 14h às 16h30.

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente, desistente o candidato que não comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.3. acima.

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato que não confirmar a matrícula no período fixado.

5. O preenchimento das vagas não ocupadas decorrentes das situações previstas nos itens 3 e 4 acima, será feito mediante edital de convocação em 2ª Chamada de candidatos excedentes no Processo Seletivo de 2011, observando-se a ordem de classificação deles. A convocação será publicada no site  www.ufmg.br/drca e afixada nos quadros de avisos do TU/UFMG.

6. Os candidatos excedentes deverão acompanhar o edital de convocação de 2ª Chamada que será divulgado no endereço da internet www.ufmg.br/drca, e nos quadros de avisos do TU/UFMG a partir de 17 de dezembro de 2010.

7. Após a convocação, os candidatos deverão comparecer, obrigatoriamente, ao DRCA, na data informada no edital de convocação, munidos da documentação exigida, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula no 1º semestre letivo de 2011.

8. Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA, para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula, na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados, formalmente desistentes.

9. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.3. acima e a sua própria cédula de identidade.

10. Os candidatos classificados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente, para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

11. Os candidatos classificados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico dra@drca.ufmg.br.

12. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.