Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para Candidatos Oriundos do Centro Pedagógico selecionados para o Coltec 2016

(Publicado em: 05/01/2016)

BRANQUITO

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS ORIUNDOS DO CENTRO PEDAGÓGICO SELECIONADOS PARA INGRESSAREM NO COLTEC EM 2016

BRANQUITO

TODOS os alunos do Centro Pedagógico concluintes do ensino fundamental selecionados para ingressarem no Colégio Técnico da UFMG em 2016 deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 12 de janeiro de 2016 conforme os procedimentos abaixo definidos.

BRANQUITO

É importante que você leia atentamente todas as informações e siga TODAS as instruções fornecidas neste documento.

BRANQUITO

O candidato selecionado que não efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na data estabelecida ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente desistente.

BRANQUITO

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

BRANQUITO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

BRANQUITO

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.1 desta instrução. Por isso, recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos com antecedência.

BRANQUITO

Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:

BRANQUITO

1.1. Comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico no dia 12 de janeiro de 2016, no horário das 13h e 30min às 16h, como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando obrigatoriamente:

BRANQUITO

a) Ficha de registro acadêmico que será entregue e preenchida no dia do registro no DRCA;

b) Três fotografias (3x4) recentes, tiradas há menos de um ano, com o nome e o curso escritos no verso;

c) Original e uma cópia, legível e sem rasuras, de cada um dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou documento equivalente;
  •  Histórico Escolar do Ensino Fundamental;
  • Documento de Identidade do candidato (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante válido);
  • CPF do candidato;
  • Documento de Identidade de um dos pais do candidato, ou do seu responsável legal, quando se tratar de menor de idade.
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais, para maiores de 18 anos;
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;
BRANQUITO

O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.1 acima e o seu próprio Documento de Identidade.

BRANQUITO

Os candidatos classificados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES

BRANQUITO

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro de 2016, na Seção de Ensino do COLTEC.

BRANQUITO

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente o candidato selecionado que não comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.1 acima.

BRANQUITO

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato selecionado que não confirmar a matrícula no período fixado e/ou se recusar a fazer o procedimento de identificação civil através da coleta de impressão digital.

BRANQUITO

5. Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados formalmente desistentes.

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Registro e Controle Acadêmico