Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula em Atividades Acadêmicas

(Publicado em: 06/12/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS ORIUNDOS DO CENTRO PEDAGÓGICO SELECIONADOS PARA INGRESSAREM NO COLTEC EM 2013

 

TODOS os alunos do Centro Pedagógico concluintes do ensino fundamental selecionados para ingressarem no Colégio Técnico da UFMG em 2013 deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 13 de dezembro de 2012 conforme os procedimentos abaixo definidos.

 

Consulte aqui a escala de atendimento por curso.

 

É importante que você leia atentamente todas as informações e siga TODAS as instruções fornecidas neste documento.

 

O candidato selecionado que não efetuar o Registro Acadêmico na data estabelecida ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente desistente.

 

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

 

1. REGISTRO ACADÊMICO

 

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos selecionados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

 

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.1 desta instrução. Por isso recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos, com antecedência.

 

Para realizá-lo, os candidatos selecionados deverão:

 

1.1. Comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Unidade Administrativa III – UFMG) no dia 13 de dezembro de 2012, no horário definido na escala de atendimento por curso, como condição obrigatória para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando obrigatoriamente:

 

a) Ficha de registro acadêmico que será entregue e preenchida no dia do registro no DRCA;

b) Três fotografias (3x4) recentes, tiradas há menos de um ano, com o nome e o curso escritos no verso;

c) Original e uma cópia, legível e sem rasuras, de cada um dos seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou documento equivalente;
  •  Histórico Escolar do Ensino Fundamental;
  • Documento de Identidade do candidato (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante válido);
  • CPF do candidato;
  • Documento de Identidade de um dos pais do candidato, ou do seu responsável legal, quando se tratar de menor de idade.
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais, para maiores de 18 anos;
  • Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos. O candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento;

 

 2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES

 

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos selecionados para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013, na Seção de Ensino do COLTEC, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h.

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente o candidato selecionado que não comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.1 acima.

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato selecionado que não confirmar a matrícula no período fixado e/ou se recusar a fazer o procedimento de identificação civil através da coleta de impressão digital.

5. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.1 acima e o seu próprio Documento de Identidade.

6. Os candidatos selecionados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representantes, serão convocados posteriormente para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.