Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções sobre o Registro Acadêmico e Matrícula - 7ª Chamada

(Publicado em: 13/03/2012)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NO PROCESSO SELETIVO DO COLTEC 2012 – 7 ª CHAMADA

TODOS os candidatos convocados do processo seletivo de 2012 para o Colégio Técnico da UFMG deverão efetuar o Registro Acadêmico na UFMG, no dia 16 de março de 2012, conforme os procedimentos abaixo definidos.

É importante que você leia atentamente as informações e siga TODAS as instruções fornecidas neste documento.

O candidato convocado que não efetuar o Registro Acadêmico ou deixar de apresentar a documentação completa, na forma exigida, não poderá fazê-lo posteriormente e será considerado, formalmente desistente.

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos convocados para a ocupação da vaga. Por meio do Registro Acadêmico, os candidatos convocados fornecem à UFMG, para cadastro, seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros.

Em nenhuma hipótese o Registro Acadêmico será efetuado sem a documentação completa, na forma exigida no item 1.1 desta instrução. Por isso recomenda-se aos candidatos que providenciem os documentos, com antecedência.

Para realizá-lo, os candidatos convocados deverão:

1.1. Comparecer ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico no dia 16 de março de 2012, no horário das 09h às 11h, como condição para efetivação do Registro Acadêmico, apresentando obrigatoriamente:

a) Três fotografias 3x4 recentes, tiradas há menos de um ano, com o nome e o curso escritos no verso;

b) Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

• Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou documento equivalente;
  •  Histórico Escolar do Ensino Fundamental;
  • Documento de Identidade (no caso de estrangeiro, Cédula de Identidade válida expedida pela Polícia Federal ou Passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos);
  • Título de Eleitor, para maiores de 18 anos, acompanhado da comprovação de votação na última eleição ou a certidão de quitação eleitoral autenticada ou emitida via internet;
  • Documento Militar, no caso de candidato homem maior de 18 anos (o candidato com idade superior a 46 anos está dispensado da apresentação do documento);
  • CPF;
  • Documento de Identidade do responsável pelo aluno (pai, mãe), quando se tratar de menor de idade;

Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Fundamental no exterior deverão apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e ao Histórico Escolar, o parecer de equivalência de estudos, emitido por Secretaria de Estado da Educação.

No ato do Registro Acadêmico, será adotado o procedimento de identificação civil do candidato convocado, mediante coleta de impressões digitais e conferência de fotografia.  Para isso, é indispensável o comparecimento ao DRCA/UFMG de todos os candidatos convocados, inclusive os menores de 18 anos de idade.

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos candidatos convocados, para a ocupação definitiva da vaga.

2.2. A Matrícula será realizada no dia 16 de março de 2012, na Seção de Ensino do COLTEC, no horário das 09h às 11h e 30min.

3. Perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente o candidato que não comparecer ao DRCA no prazo fixado ou deixar de apresentar quaisquer dos documentos listados no item 1.1 acima.

4. Também perderá o direito à vaga e será considerado, formalmente desistente, o candidato que não confirmar a matrícula no período fixado.

5. Os candidatos convocados que não comparecerem ao DRCA para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula na data prevista, não poderão fazê-lo posteriormente, e, portanto, perderão o direito à vaga e serão considerados formalmente desistentes.

6. O Registro Acadêmico e a Matrícula poderão ser feitos por representante, que deverá comparecer ao local do Registro Acadêmico e da Matrícula apresentando a documentação conforme relacionado no item 1.1 acima e o seu próprio Documento de identidade.

7. Os candidatos convocados, cujos Registros Acadêmicos foram feitos por representante, serão convocados posteriormente para realizarem os procedimentos de identificação civil, mediante coleta de impressões digitais e a conferência de fotografia.

8. Os candidatos convocados são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico  dra@drca.ufmg.br.

9. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.