Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Instruções para os Candidatos Sorteados com Ingresso no Primeiro Ano do Centro Pedagógico em 2020 - 4ª Chamada

(Publicado em 16/03/2020)

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS SORTEADOS QUE INGRESSARÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO PEDAGÓGICO EM 2020 - (4ª Chamada)

BRANQUITO

TODOS os candidatos convocados para a 4ª Chamada deverão efetuar seu Registro Acadêmico, via internet, do dia 18 de março de 2020 até às 09 horas (horário oficial de Brasília) do dia 19 de março de 2020, para posteriormente, apresentar ao DRCA/UFMG e ao CP/UFMG toda a documentação e condições para ingressar no Primeiro Ano do Ensino Fundamental e efetivar sua Matrícula, conforme previsto no Edital do Processo seletivo 2020 do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANQUITO

O atendimento para o procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico será no Departamento de Registro e Controle Acadêmico – Unidade Administrativa III – Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha – Belo Horizonte – Minas Gerais.

BRANQUITO

O atendimento para a Matrícula será no Centro Pedagógico (CP) – Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte - MG.

BRANQUITO

O Registro Acadêmico e a Matrícula deverão ser feitos por um dos pais ou pelo representante legal do candidato sorteado.

BRANQUITO

Perderá o direito à vaga o candidato no qual seu representante legal ou um dos pais incorrer em quaisquer das seguintes situações:

BRANQUITO
  • Não efetuar o Registro Acadêmico, via internet, disponível no sistema da UFMG na página www.ufmg.br/drca do dia 18 de março de 2020 até as 09 horas (horário oficial de Brasília) do dia 19 de março de 2020;
  • Não comparecer ao procedimento obrigatório de apresentação da documentação do Registro Acadêmico no dia 19 de março de 2020, às 09:00h;
  • Não comparecer ao procedimento obrigatório de apresentação da documentação da Matrícula no dia 19 de março de 2020, no horário das 13h às 17h;
  • Deixar de apresentar a documentação completa exigida, na forma estabelecida pela UFMG. Por isso, recomenda-se que todos os documentos sejam providenciados com antecedência.

Mês Datas Atividade
MARÇO 18 a 19 Registro Acadêmico, via internet, pelos convocados na 4ª chamada do CP/UFMG 2020.
19 Procedimento presencial de apresentação, ao DRCA, dos documentos do Registro Acadêmico dos convocados na 4ª Chamada do CP/UFMG 2020.
Procedimento presencial de Matrícula na Seção de Ensino do Centro Pedagógico dos convocados na 4ª Chamada do CP/UFMG 2020.
BRANQUITO

Os procedimentos para o Registro Acadêmico e a Matrícula obedecerão às seguintes normas:

1. REGISTRO ACADÊMICO

BRANQUITO

O Registro Acadêmico é um ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelo representante legal ou por um dos pais dos candidatos sorteados para ocupação da vaga obtida no processo seletivo CP/UFMG 2020. Por meio do Registro Acadêmico, serão fornecidos à UFMG, para cadastro, os dados pessoais do candidato.

BRANQUITO

Para realizá-lo, seguir os seguintes procedimentos:

BRANQUITO

1.1. Efetuar obrigatoriamente o Registro Acadêmico, via internet, exclusivamente na página www.ufmg.br/drca, do dia 18 de março de 2020 até às 09 horas (horário oficial de Brasília) do dia 19 de março de 2020. Para acessar o Registro Acadêmico, via internet, deve-se utilizar o número de inscrição e a senha usados no Processo seletivo CP/UFMG 2020.

BRANQUITO

Se necessário, o acesso à Internet poderá ser feito na sala de microcomputadores disponibilizada pela UFMG, no dia 19 de março de 2020, às 09:00.

BRANQUITO

1.2. Comparecer obrigatoriamente ao DRCA/UFMG para o procedimento presencial de apresentação de documentos do Registro Acadêmico no dia 19 de março de 2020 apresentando:

a) Recibo do registro acadêmico, realizado via Internet, no sistema da UFMG

BRANQUITO

b) Original e uma cópia legível e sem rasuras dos seguintes documentos:

• Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade do candidato comprovando o nascimento entre 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014;
  • CPF do candidato;
  • Documento de Identidade do pai ou da mãe do candidato ou do seu responsável legal.

c) Quatro fotografias 3x4 recentes, tiradas há menos de um ano, com o nome do candidato escrito no verso;

2. MATRÍCULA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS

BRANQUITO

2.1. A efetivação da Matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelos ingressantes para a ocupação definitiva da vaga.

BRANQUITO

2.2. A Matrícula será realizada no dia 19 de março de 2020 no Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Campus Pampulha – Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte/MG – telefone 31-3409-5182, no horário das 13h às 17h, mediante a apresentação do comprovante de registro acadêmico e de demais documentos disponíveis na página www.cp.ufmg.br

BRANQUITO

3. O Registro Acadêmico e Matrícula poderão ser feitos por procuração. O procurador deverá apresentar, além dos documentos relacionados no item 1.2 acima, os seguintes documentos:

• Procuração ou Declaração de registro por representante fornecida pelo DRCA;
  • Original e cópia do documento de identidade do procurador.
BRANQUITO

4. O preenchimento das vagas não ocupadas será feita mediante convocação de candidatos excedentes no processo seletivo, observando-se a ordem de classificação, portanto, os candidatos deverão acompanhar as publicações das convocações por meio do endereço eletrônico www.ufmg.br/drca.

BRANQUITO

5. A eventual convocação em 5ª chamada será publicada no endereço www.ufmg.br/drca, a partir do dia 20 de março de 2020.

BRANQUITO

6. Os pais ou representante legal dos estudantes são responsáveis pela atualização de seus dados pessoais no DRCA. O contato poderá ser feito pelo endereço eletrônico duvidaregistro@drca.ufmg.br.

BRANQUITO

7. Para todos os efeitos, ficam as presentes instruções incorporadas ao Edital do Processo Seletivo.